“Compagnie Internationale des Wagons-Lits et des Grands Express Européens”, em português “Companhia Internacional das Carruagens-Cama e dos Grandes Expressos Europeus”, ou simplesmente “Wagons-Lits”, foi fundada por o belga Georges Nagelmackers em 1872 . Foi a primeira empresa a disponibilizar carruagens-cama e vagão-restaurante nos finais do século XIX e princípios do século XX.
Com a garantia de em Janeiro de 1907 o "Sud-Express" ter uma frequência diária, a associação “Propaganda de Portugal”, conseguiu um acordo com a “Compagnie Internationale des Wagons-Lits et des Grands Express Européens” a composição de um quarto comboio rápido semanal - o "Sud-America Express" - que saía da estação central do Rossio todas as quintas feiras, que era o dia seguinte ao da entrada do paquete proveniente da América do Sul na véspera. O primeiro comboio partiu na manhã do dia 21 de Junho de 1906, ao qual assistiram os directores e sócios da "Propaganda de Portugal".
“Sud-America Express” na sua partida inaugural, em 21 de Junho de 1906
Primeira loja em Portugal, na Rua do Carmo em Lisboa
Uma carruagem desta empresa, em Portugal
Agência da "Wagons-Lits", na Avenida da Liberdade em Lisboa
Agência da "Wagons-Lits", foi inaugurada na Avenida da Liberdade a 8 de Maio de 1948, em Lisboa pelo Chefe de Estado General Óscar Carmona. O projecto foi dos arquitectos Carlos Ramos e George Marshall. O mobiliário fornecido pela empresa “Olaio”
Interior da Agência na Avenida da Liberdade
Impressionado com os comboios nocturnos “Pullman” americanos, numa viagem que fez aos EUA entre 1867 e 1868, decidiu no seu regresso criar uma rede do género na Europa. Em 1874 funda a “Compagnie Internationale des Wagons-Lits” e a “Grands Express Européens”. A fusão destas duas companhias dar-se-ia dez anos mais tarde.
Em 1894 é criada a “Compagnie Internationale des Grands Hotels” como subsidiária, tendo para oferecer uma cadeia de hoteis luxuosos nas maiores cidades europeias e mundiais desde Paris a Pequim.
Sediada presentemente em Paris, a “Wagons-Lits” proporciona serviço de restaurante e catering nos comboios nocturnos e diurnos na Áustria, Itália, Espanha e Portugal, e no Eurostar de Reino Unido.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
Em 1991 a “Wagons-Lits” foi adquirida pela cadeia de hoteis multinacional francesa “Accor”.
“Sud-Express”, de partida de Lisboa
Principais comboios da “Wagons-Lits”:
- “Orient Express” (Expresso do Oriente), iniciado em 1883, ligando primeiramente, três vezes por semana, em cada direcção, as cidades de Paris e Istambul na Turquia.
- “Nord Express”, iniciado em 1884, ligando paris a St. Petersburg na Rússia, via Alemanha e Polónia.
- “Sud Express”, iniciado em 1887, ligando Paris a Lisboa, que em conjunto com a Nord Express ligava St. Petersburg à costa mais ocidental da Europa, à cidade de Lisboa. Os passageiros aqui chegados podiam apanhar os vapores para as Américas.
- “Transsibérien” (Trans-Siberiano), ligando Vladivostok a Pequim. Esta viagem demorava 1 semana em cada direcção.
Em 1997 o departamento de viagens de turismo e lazer da “Wagons-Lits”, fundiu-se com a americana “Carlson Travel Network”, dando origem à nova companhia “Carlson Wagonlit Travel”. É esta nova companhia que ocupa presentemente as instalações da “Wagons-Lits” na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
1 comentário:
Os: Tran-Siberiano;o Expresso do Oriente,que tão
celebres se tornaram,mereceram honras de romances e filmes de acontecimentos(ficção?)pas_
sados a bordo,dessas composições ferroviarias.
Carlos nabeiro.
Enviar um comentário