Paço do Lumiar, em 1903
Sacavém e sua ponte, em 1903
Senhor Roubado, em 1903 (ao fundo lugar da futura Odivelas)
Algés, em 1901 (Primeira linha de eléctrico da Carris em 31-08-1901)
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa
Paço do Lumiar, em 1903
Sacavém e sua ponte, em 1903
Senhor Roubado, em 1903 (ao fundo lugar da futura Odivelas)
Algés, em 1901 (Primeira linha de eléctrico da Carris em 31-08-1901)
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa
5 comentários:
quem passa agora por Sacavém e olha para o trancão não diz de maneira alguma que já se pescou em tal lugar
1143
1143 ...
O rio Trancão foi navegável, até finais do século XVIII até Frielas.
A profundidade do Trancão em Sacavém permitia ainda no princípio do século XX a navegabilidade até esta povoação de batelões de carga, e barcos de pesca, de uma razoável dimensão e calado.
Foi assoreando, assoreando ... e hoje talvez uns barquitos a remos e pouco mais.
Cumprimentos
José Leite
Nunca diria que aquele é o mesmo Trancão e a foto nem é muito velha (pouco mais de 100 anos). Por curiosidade, a que se deve o assoreamento deste rio?
Caro Maxwell
O assoreamento do rio fica a dever-se a vários factores tais como erosão das margens, deslize de terras a quando das chuvas, detritos de esgotos ao longo do rio e entrada de areias pela foz nas marés.
Para evitar o assoreamento, o rio deveria ter sido dragado, limpas as margens etc, de tempos em tempos e como não foi ...
Cumprimentos
J. Leite
Portanto o assoreamento neste caso não se deve a factores naturais apenas. O mesmo se passa com o próprio Tejo, suponho.
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