A “Pousada de São Lourenço”, nas Penhas Douradas na Serra da Estrela, foi inaugurada a 14 de Março de 1948. Foi a última pousada das 7 mandadas construir pelo “SPN - Secretariado de Propaganda Nacional” inserido no programa da “Comemoração dos Centenários" de 1940. Este tema foi tratado em pormenor no post intitulado: Primeiras Pousadas de Portugal
Situada a 1.285 metros de altitude e a 14 quilómetros de Manteigas, foi projectada pelo arquitecto Rogério Azevedo e decorada por Maria Keil do Amaral. À data da sua inauguração o edifício era composto por rés-do-chão, primeiro e segundo andares. 4 Quartos sendo 3 duplos, salas de jantar, de estar e de jogos e equipada com aquecimento central. A direcção da “Pousada de São Lourenço” foi entregue a Manuel Durão.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Delcampe
Uma particularidade: como só possuía 4 quartos, os hóspedes não podiam ficar alojados mais que três noites, para permitir que outros viajantes e turistas pudessem usufruir também desta unidade hoteleira.
Foi por várias vezes ampliada: em 1950 de 4 quartos para 7, mais tarde em 1956 para 12 quartos e finalmente para os actuais 21 quartos. Depois de ter pertencido ao “Grupo Pestana Pousadas” passou a integrar o universo das “Pousadas de Portugal”.
1 comentário:
Nasceu uns dias antes de mim... São lindas as nossas pousadas. Pena que tenham preços tão elevados!
Enviar um comentário