Restos de Colecção: "Grande Hotel Liz", em Leiria

24 de setembro de 2025

"Grande Hotel Liz", em Leiria

O "Grande Hotel do Liz", localizado no Largo Alexandre Herculano na cidade de Leiria, terá sido inaugurado por volta de 1880. Seu primeiro proprietário foi Jose Gonçalves dos Santos que em 1882 aparecia referido como tal no "Anuario del comercio, de la industria, de la magistratura y de la administración" (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España). 

"Grande Hotel do Liz", na sua versão original, ao lado da Igreja do Espírito Santo construída no reinado de D. Diniz (1306)


1882


Ambas de 1 de Novembro de 1882



"Grande Hotel do Liz"

Depois da morte do seu fundador, que terá ocorrido entre 1911 e 1913, ficou a sua viúva D. Adelina Ferreira Gonçalves dos Santos como proprietária, aparecendo nos anúncios a esta unidade hoteleira como "Viuva Gonçalves". Entretanto aquando da ampliação do hotel, por volta de 1905, este mudou de designação para apenas "Grande Hotel Liz", em vez de "Grande Hotel do Liz", apesar de em alguma publicidade ainda manter a designação antiga.


Ambos de 1913



20 de Dezembro de 1915

Na década de 20 do século XX, já este hotel tinha passado para a posse da firma "Cruz, Fernandes , Limitada", que mantinha uma empresa de transporte de passageiros e mercadorias, assim como garagem com posto de combustível - «Gasolina e óleos SHELL», na Rua Tenente Valadim nesta cidade e assim se conservaria por algumas décadas seguintes.





No "Guia dos Caminhos de Ferro Portugueses" de 1926


Largo 5 de Outubro em Leiria, com o "Hotel Central" de Francisco Pereira ao fundo à esquerda


No guia "The Blue Guides" em 1929


Factura de Junho de 1929


Etiqueta de bagagem

No guia "Hoteis e Pensões de Portugal" de 1939, o "Grande Hotel Liz" era publicitado com o seguinte texto:

«Instalado no ponto mais central e aprazível da cidade. Serviços combinados de camionetas com os caminhos de ferro. Servido pela União Automóvel Leiriense, Lda., dispõe de automóveis e camionetas para passeios e excursões. Êste hotel tem intérprete e está aberto todo o ano.»

Categoria:  3ª  classe
Nº de quartos:  35
Diária:  entre 33$00 e 43$00
Pequeno-almoço:  3$00
Almoço:  13$00
Jantar:   14$00 

Proprietários: Cruz, Fernandes, Lda.»


24 de Dezembro de 1940

Na revista "Século Centenário" publicada por ocasião da comemoração dos Centenários em 1940, escreveu a propósito deste hotel:

«Leiria é, hoje um verdadeiro centro de turismo, onde diarimente afluem dezenas de pessoas. que vão passear para a margem do Liz e visitam o famoso e histórico castelo. Uma cidade, capital de distrito, com a categoria de Leiria, precisa, pois, de bons hoteis onde os turistas nacionais e estrangeiros se sintam bem, com todas as comodidades modernas, num ambiente verdadeiramente europeu. Leiria está, porem, bem servida de hoteis e pode convidar os estrangeiros a visitarem-na, sem receio de que vão dizer mal. Está nestes casos o Grande Hotel Liz, bem conhecido em todo o País como - e muito justamente - um dos melhores da província.
O Grande Hotel Lis, que fo! há pouco completamente remodelado, tem esplêndidos quartos bem arejados cheios de Sol, com água corrente fria e quente, casas de banho magnificas, etc. A sala de jantar, grande e alegre, confortável e acolhedora, é esplêndida. A cozinha portuguesa é das melhores, a disciplina e bôa educação do pessoal são notáveis. Em resumo: o Grande Hotel Liz que, sem receio de desmentido, deve citar-se como um dos melhores da província, é daqueles que os turistas e viajantes devem preferir, quando visitarem Leiria, pois não se arrependerão e pelo contrário, em segunda visita à cidade procurá-lo-ão.
A firma proprietária do Grande Hotel Lis, Cuz, Fernandes, Lda., tem caprichado em apresentar o seu hotel como um dor melhores estabelecimentos do género de Portugal. E com multo esforço e muito trabalho, tem-no conseguido, O Grande Hotel Lis é daqueles que merece ser aconselhado.»



Leiria no "Século Centenário" de 1940


1943


"Grande Hotel Liz" e Igreja do Espírito Santo (dentro do rectangulo vermelho)


Campanha de General Humberto Delgado em 25 de Maio de 1958


1960


1962


Nos anos 70 do século XX

A fazer fé em alguns artigos na imprensa local, o "Grande Hotel Liz", já em avançado estado de degradação,  terá encerrado definitivamente nos anos 90 do século XX. «Não se conseguem observar, à distância a que a imagem foi recolhida, os pormenores da degradação a que chegou aquele edifício, abandonado há muitos anos, vidros partidos, interior que se percebe a cair aos bocados, algumas portas e janelas fechadas com reforços para evitar a ocupação pelos sem abrigo.» in: "Viver em Leiria", Março de 2006.

No "Jornal de Leiria" em 2022 ...

«Duas décadas depois de fechar portas, o antigo Hotel Lis, em Leiria, vai ganhar nova vida. O projecto para instalar no local uma unidade de quatro estrelas, com 57 quartos e três suites, já deu entrada na Câmara e prevê também a reabilitação “integral” da casa Korrodi, existente no topo do terreno, e a sua transformação numa casa de chá, com quatro quartos duplos.
O “ponto de partida” do projecto é o que resta da fachada do antigo Grande Hotel Lis, cujas origens remontam ao século XIX, que será mantida “na continuidade da igreja” do Espírito Santo. De acordo com a memória descritiva, a que o Jornal de Leiria teve acesso, a unidade hoteleira desenvolve-se em socalcos ao longo da encosta, em quatro pisos acima da cota soleira, até à casa Korrodi, edifício onde em tempos funcionou a sede da Associação de Municípios da Alta Estremadura (AMAE).
Com um piso de estacionamento subterrâneo, o hotel estará equipado com duas piscinas, uma interior e outra exterior, spa (...) »


Projecto que chegou a ser aprovado mas ...

Por enquanto tudo «em águas de bacalhau» à espera de melhores dias ... sobrevivem «restos mortais» da fachada do antigo "Grande Hotel Liz" ...

 

Lemdo o placard ... e olhando para detrás do mesmo que o suporta ....

Sem comentários: