Restos de Colecção: Stand e Garage Rios d'Oliveira

7 de agosto de 2023

Stand e Garage Rios d'Oliveira

O stand e garage de recolha de automóveis "Rios d'Oliveira", foi inaugurado em 6 de Março de 1930 na Avenida da Liberdade, 227 em Lisboa. Era propriedade de Agostinho Rios d'Oliveira (1876 -?), representante, na altura, dos automóveis e camionetas "Hupmobile" e "White", e foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco (1871-1969) em estilo Art-Déco. Era o primeiro projeto onde o arquitecto evidenciou um programa modernista: uma garagem para a recolha de automóveis de praças (Táxis) e particulares, já demolido depois de encerrado definitivamente em 1966.



Localização do stand "Rios d'Oliveira" (dentro do rectângulo a amarelo)


Agostinho Rios d'Oliveira iniciou a sua actividade, em 1921, na Rua do Crucifixo, 41-1º - e garagem na R. João Crisóstomo, 72 - com a representação da marca italiana de automóveis, camions e omnibus "S.P.A. - Società Piemontese Automobili)", (1906-1926). Depois de encerrada esta fábrica em 1926, outras duas marcas seriam representadas por Agostinho d'Oliveira: automóveis "Hupmobile" (1909-1940 USA)  e camionetas "White" (1900-1980 USA).


26 de Fevereiro de 1921


1929


Representante anterior da "Hupmobile" em anúncio de 1913

«(...) A primeira obra construída de Cassiano Branco na capital data porém de 1928 e diz respeito a uma garagem de recolha de automóveis de "praça e particulares" que mais tarde seria conhecido como Stand Rios de Oliveira, na Avenida da Liberdade (já demolido). A garagem desenhada por Cassiano integrava o terreno anexo a um edifício que existia no gaveto entre a Avenida da Liberdade e a Rua Rosa Araújo.


Primeiro projecto de Junho de 1928

Este inovador edifício, construído na principal avenida da cidade, pressupunha um progama de dois pisos ligados internamente por um ascensor, permitindo estender a recolha de veículos ao piso superior. O elevador de veículos situava-se ao fundo do edifício, ladeado por uma escada de aceso de utentes e por instalações sanitárias.(...)



Vista aérea das instalações (dentro da área delimitada a amarelo)

A versão inicial do projecto entrou na Câmara de Lisboa em Junho de 1928. Em dezembro do mesmo ano entra um pedido de alteração à fachada com o objectivo de aumentar a zona de entrada, de modo a facilitar as manobras de entrada e saída do edifício. Estas alterações foram também prtexto para reforçar a expressão art-déco do alçado que nesta última versão adquiriria maior transparência através de envidraçados no piso térreo e de um vitral de grande dimensão no piso superior. Na versão final emergiam da volumetria duas pilastras decorativas, evocando o universo déco. Ao centro da composição ressaltava em inglês a designação de "The Modern Stand".



Ambos de 1938

A gramática art-déco será após este projecto recorrente na produção de Cassiano Branco, ajustando-se ao conjunto de programas habitacionais e de equipamentos que desenvolverá durante a década de 1930.»  in: Livro "Cassiano Branco 1897-1970. Arquitectura e artifício" de Paulo Tormenta Pinto

«... o Stand de automóveis Rios de Oliveira na Avenida da Liberdade (1928) lembro-me do fascínio que aquele ediflcio me causou, encurralado entre dois prédios antigos com uma enorme cobertura de vidro com triângulos invertidos. ( ... ) Analisando a proposta inicial e a construçao final, há um afastamento classizante e uma meio abertura ao "moderno" no tratamento do "lettering" e no abandono da cornija.» in: Carvalho, Manuel Rio, Cassiano Branco ou as intermitências de gosto, "Cassiano Branco - Uma obra para o futuro".

Após a firma proprietária ter mudado a sua designação para "Agostinho Rios d'Oliveira & C.ª (Filho)" a partir de 1935, passou a representar outros fabricantes: "De Soto" (1928-1961 USA), "Lancia" (1906-  Itália), "Wolseley" (1901-1975 GB) e "Adler" (1900-1957 Alemanha). Viria a encerrar definitivamente em 1966 e o seu edifício demolido.

1935


11 de Janeiro de 1939



21 de Janeiro de 1939

22 de Julho de 1939

Entretanto do mesmo lado da Avenida da Liberdade e no primeiro quarteirão, no nº 253, um concorrente também com umas belas instalações: "Motor Palace FIAT" (mais tarde "Palácio da Avenida")  inaugurado no ano anterior, em 20 de Junho de 1929. Acerca deste stand consultar neste blog o seguinte link"Motor Palace FIAT"


"Motor Palace FIAT"

Com o desaparecimento da "Agostinho Rios d'Oliveira & C.ª (Filho)" a representação da marca americana de automóveis "De Soto", passaria para a "Sociedade Portuguesa de Automóveis, Lda.".


Stand da "Sociedade Portuguesa de Automóveis, Lda.". na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa

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