O stand e garage de recolha de automóveis "Rios d'Oliveira", foi inaugurado em 6 de Março de 1930 na Avenida da Liberdade, 227 em Lisboa. Era propriedade de Agostinho Rios d'Oliveira (1876 -?), representante, na altura, dos automóveis e camionetas "Hupmobile" e "White", e foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco (1871-1969) em estilo Art-Déco. Era o primeiro projeto onde o arquitecto evidenciou um programa modernista: uma garagem para a recolha de automóveis de praças (Táxis) e particulares, já demolido depois de encerrado definitivamente em 1966.
«(...) A primeira obra construída de Cassiano Branco na capital data porém de 1928 e diz respeito a uma garagem de recolha de automóveis de "praça e particulares" que mais tarde seria conhecido como Stand Rios de Oliveira, na Avenida da Liberdade (já demolido). A garagem desenhada por Cassiano integrava o terreno anexo a um edifício que existia no gaveto entre a Avenida da Liberdade e a Rua Rosa Araújo.
Este inovador edifício, construído na principal avenida da cidade, pressupunha um progama de dois pisos ligados internamente por um ascensor, permitindo estender a recolha de veículos ao piso superior. O elevador de veículos situava-se ao fundo do edifício, ladeado por uma escada de aceso de utentes e por instalações sanitárias.(...)
A versão inicial do projecto entrou na Câmara de Lisboa em Junho de 1928. Em dezembro do mesmo ano entra um pedido de alteração à fachada com o objectivo de aumentar a zona de entrada, de modo a facilitar as manobras de entrada e saída do edifício. Estas alterações foram também prtexto para reforçar a expressão art-déco do alçado que nesta última versão adquiriria maior transparência através de envidraçados no piso térreo e de um vitral de grande dimensão no piso superior. Na versão final emergiam da volumetria duas pilastras decorativas, evocando o universo déco. Ao centro da composição ressaltava em inglês a designação de "The Modern Stand".
A gramática art-déco será após este projecto recorrente na produção de Cassiano Branco, ajustando-se ao conjunto de programas habitacionais e de equipamentos que desenvolverá durante a década de 1930.» in: Livro "Cassiano Branco 1897-1970. Arquitectura e artifício" de Paulo Tormenta Pinto
«... o Stand de automóveis Rios de Oliveira na Avenida da Liberdade (1928) lembro-me do fascínio que aquele ediflcio me causou, encurralado entre dois prédios antigos com uma enorme cobertura de vidro com triângulos invertidos. ( ... ) Analisando a proposta inicial e a construçao final, há um afastamento classizante e uma meio abertura ao "moderno" no tratamento do "lettering" e no abandono da cornija.» in: Carvalho, Manuel Rio, Cassiano Branco ou as intermitências de gosto, "Cassiano Branco - Uma obra para o futuro".
Após a firma proprietária ter mudado a sua designação para "Agostinho Rios d'Oliveira & C.ª (Filho)" a partir de 1935, passou a representar outros fabricantes: "De Soto" (1928-1961 USA), "Lancia" (1906- Itália), "Wolseley" (1901-1975 GB) e "Adler" (1900-1957 Alemanha). Viria a encerrar definitivamente em 1966 e o seu edifício demolido.
1935
22 de Julho de 1939
Entretanto do mesmo lado da Avenida da Liberdade e no primeiro quarteirão, no nº 253, um concorrente também com umas belas instalações: "Motor Palace FIAT" (mais tarde "Palácio da Avenida") inaugurado no ano anterior, em 20 de Junho de 1929. Acerca deste stand consultar neste blog o seguinte link: "Motor Palace FIAT"
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