A “Auto-Palace” foi fundada em Janeiro de 1905, na Rua Jardim do Regedor em Lisboa e era propriedade da “Sociedade Portuguesa de Automóveis, Lda.”, dos sócios Manoel Joaquim Alves Diniz, Rodrigo Peixoto, Carlos Bleck e o engenheiro Julio de Vasconcellos.
Sede da “Auto-Palace”, na Rua do Jardim do Regedor , em 1908
Publicidade de 1905
Preços de automóveis em 15 de Março de 1905
Novas instalações na Rua Jardim do Regedor inauguradas em Abril de 1905
Famoso e raro exemplar da arquitectura do ferro, o edifício da Garagem Auto Palace foi considerado uma das 100 Obras de Engenharia mais relevantes do século passado. O projecto foi assinado pelos conceituados construtores Vieillard & Touzet em 1906, sendo a estrutura metálica projectada por Gustavo Eiffel, e o construtor Guilherme Francisco Baracho. Foi inaugurada em 1908.
Janeiro de 1908
“Auto-Palace” na Rua Alexandre Herculano
Publicidade na revista “Ilustração Portuguesa” no ano da sua inauguração, 1908
Maio de 1907
1908
1908
Junho de 1910
Primeiro autocarro da “Companhia Carris de Ferro de Lisboa”, em 1912 saindo da “Auto-Palace”
Artigo na revista “Occidente”, em 1912
1914
Aeroplano da “Auto-Palace” para a festa da “Batalha das Flores” em 1913
Em 1930 é adquirida por Alberto de Miranda Pombo
Merecem especial destaque os vitrais com motivos alusivos à actividade do edifício, em estilo Arte Nova, da autoria de C. Martins que decoram as partes laterais da fachada principal, datados de 1907. O próprio grafismo da palavra "AUTO-PALACE" é Arte Nova, bem como os vitrais do 2.º piso. Os vitrais do 2.º piso têm como temática o automóvel, enquadrado por um emaranhado de motivos florais (talvez de inspiração escocesa), sendo o conjunto nitidamente Arte Nova. Este edifício ocupa uma superfície de cerca de 910,76m2, e por um esqueleto de ferro laminado com uma altura de 17m.
Vitrais como motivos alusivos ao automóvel
Em 1955 a ‘Auto-Industrial’ adquire o edifício, e após profunda remodelação para permitir a ampliação dos serviços de assistência às viaturas vendidas em Lisboa, cuja concessão “General Motors” tinha, entretanto, sido ampliada e tornada extensiva às viaturas “Opel”. Reabre ao público em 20 de Fevereiro de 1956.
Auto-Palace, actualmente e propriedade do “Grupo Auto-Industrial”
Este edifício está classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
1905 1922
… 1926 …
Na cidade do Porto também existiu uma garagem com nome semelhante, a “Auto-Palace” do Porto.
Anúncio de 1907
A “Auto-Palace” do Porto, foi fundada em 1906 pelo João Garrido, na Avenida Rodrigues de Freitas. João Garrido foi o pioneiro e dinâmico propagandista do automobilismo nortenho. Fundador, em 1891, dos “Estabelecimentos João Garrido”, na cidade do Porto, foi introdutor dos motociclos em Portugal (1894) e dos triciclos com motor de explosão interna (189-). Foi fundador do primeiro clube automobilístico no nosso país, em Março de 1900, instituição de efémera existência. Na casa de João Garrido, iniciou-se como mecânico de automóveis Benedito Ferreirinha, figura prestigiosa da tecnologia automobilística nacional. João Garrido representou entre outras marcas as Clément, Boyer, Decauville, Charron, Girardot & Voigt (C.G.V.).
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Hemeroteca Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário