Restos de Colecção: Restaurante "O Guizo"

23 de junho de 2023

Restaurante "O Guizo"

O restaurante "O Guizo", terá aberto as suas portas pela primeira vez por volta de 1968/1969, no piso térreo da praça de toiros "Monumental de Cascais", em Cascais.

A praça de toiros "Monumental de Cascais", foi inaugurada em 15 de Agosto de 1963, tendo sido palco de espectáculos tauromáquicos e musicais (Status Quo, Scorpions, Bryan Adams, Mike Oldfield, Guns n' Roses, Billy Idol, Supertramp, etc.), ao longo dos seus quase 40 anos de actividade. O seu nome oficial era "Praça José Pessoa", em homenagem ao tenente-coronel José Roberto Raposo Pessoa (1879-1974) que presidiu à "Comissão Pró-Construção", e foi projectada pelo arquitecto Filipe de Figueiredo (1913-1989). Aquando da sua inauguração a sua capacidade era de 7.500 espectadores, e depois de concluída a mesma ficou-se nos 12.500 espectadores, sendo a sua arena, com os seus 49 metros de diâmetro, a maior do país. A sua construção foi iniciada em 1960 e a sua demolição teve início em 2006.

"Monumental de Cascais" aquando da sua inauguração

Acerca do restaurante "O Guizo", «onde se come maravilhosamente a preços sem exageros e onde o cliente é rei», pouco ou nada sei, mas o anúncio publicitário publicado no jornal "Diário de Lisboa" de 18 de Julho de 1969 dá uma ajuda ... Mas fica aqui este pequeno apontamento.

18 de Julho de 1969










"Monumental de Cascais" anos antes da sua demolição

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Farpas Blogue, Museu Virtual do Seguro

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva
Um grande obrigado pelo seu excelente blog e a qualidade dos artigos com que tem vindo a nos presentear desde há largos anos.

Queria apenas fazer um pequeno reparo, a imagem acima descrita como sendo da praça de touros de Cascais aquando da sua inauguração, na verdade é a Praça de Touros Monumental não de Cascais, mas sim de Maputo (Lourenço Marques na altura). :-)

Uma vez mais um grande obrigado pelo seu excelente trabalho e que possa continuar durante muitos mais anos! Cumprimentos

José Leite disse...

Muito grato pela correcção.
Já retirei a foto em questão.
Aproveito para agradecer as suas amáveis palavras.
Os meus cumprimentos