Restos de Colecção: João Carlos Soares & Filhos, Lda.

10 de junho de 2023

João Carlos Soares & Filhos, Lda.

A empresa de transportes de passageiros "Auto-Guimarães de João Carlos Soares & Filhos, Lda.", foi fundada, 17 de Outubro de 1929, por João Carlos Soares (nascido em Outubro de 1901), e com sede na Rua de Paio Galvão na cidade de Guimarães.


Autocarro nº 3 "REO"


Autocarro "Chevrolet" em 1940

Sucursal nas Caldas das Taipas


Autocarro nº 4 "Chevrolet"

A sua vida profissional iniciou-se como feirante embora o seu interesse pelo transporte público o tenha levado a fundar a sua empresa "Auto Guimarães de João Carlos Soares", em 6 de Junho de 1929. O crescimento da empresa foi-se verificando a par do crescimento da cidade de Guimarães.

Em 17 de Outubro de 1958 constitui a firma "João Carlos Soares e Filhos, Lda.". João Carlos morre em 1960 tendo sido então substituído na gerencia pelo seu filho Henrique Fernando Carlos Soares. O crescimento da empresa continua de uma e vai ser especialmente notável quando ganha o Serviço de Transportes Colectivos da Cidade de Guimarães, a empresa antecessora da actual "Transurbanos de Guimarães".






1 de Janeiro de 1949

Na altura o serviço fundamental da empresa era a ligação entre Guimarães e a Póvoa de Varzim mas com a aquisição da empresa Joaquim Rodrigues da Póvoa de Lanhoso, passou também a operar a linha de Taipas para o Porto. Também dessa época é uma nova ligação que opera de Fafe para o Porto por Guimarães e Famalicão. Na altura, o serviço fundamental da empresa "João Carlos Soares & Filhos, Lda." era a ligação entre Guimarães e a Póvoa de Varzim, mas com a aquisição da empresa "Joaquim Rodrigues" da Póvoa de Lanhoso, passou também a operar a linha de Taipas para o Porto. Também é dessa época uma nova ligação que operaria de Fafe para o Porto por Guimarães e Famalicão. 


1953


"AEC Regal III"


Bilhete de 1945


"Mercedes-Benz" de 1953


"Volvo" de 1955


"Volvo" de 1956


"OM Tigrotto" de 1962


"Borgward" de 1963

O crescimento da empresa continua e terá um incremento notável quando, em 27 de Novembro de 1962 a Câmara Municipal de Guimarães lhe entrega a concessão do "Serviço Público de Transportes Colectivos de Passageiros da Cidade de Guimarães", a empresa antecessora da actual "Transurbanos de Guimarães - TUG". O serviço de transporte colectivo de passageiros de Guimarães começaria a funcionar em 1 de Junho de 1963.


27 de Novembro de 1962


30 de Novembro de 1962


1 de Junho de 1963


7 de Junho de 1963

26 de Maio de 1963

O jornal "Comércio de Guimarães" noticiaria o acontecimento com o seguinte texto:

«Com regozijo da população, foi ontem inaugurado, com três excelentes autocarros, que passarão a denominar-se, respectivamente, "Goa", "Damão" e "Dio" - em homenagem á India Portuguesa de que fomos espoliados tão miserávelmente - o serviço de transportes colectivos citadinos, há tanto desejado. Em representação do Município assistiu ao acto inaugural, que se verificou na Praça do Toural, um dos vereadores, sendo o acontecimento assinalado por salvas de foguetes e repique de sinos.
Foram muitas as pessoas que, gratuitamente, percorreram longos percursos após a inauguração.»


Autocarro nº 1 "AEC" 


Autocarro nº 2 "AEC" 





Anúncios de 16 de Março de 1966





"AEC Regal" de 1949


"AEC Regal" de 1952


"AEC" de 1966


E o seu grande concorrente ...


1968

«Até 1979 a concessão é entregue à empresa João Carlos Soares & Filhos. Lda. e, a partir desta data, cria-se uma nova empresa - os Transurbanos de Guimarães, Transportes Públicos, Lda. - TUG - empresa constituída por seis sócios operadores de transportes no concelho (empresas Abílio da Costa Moreira e & Ca. Lda., Auto Mondinense, Lda., Cabanelas e Irmão Lda., João Ferreira das Neves, Lda., T. Amândio de Oliveira & Filhos, Lda. e João Carlos Soares & Filhos. Lda.) que fica com a concessão dos transportes urbanos por um período de 20 anos sendo lançado um novo processo de concurso público no ano de 1999. A empresa é responsável pela “… exploração de transporte de passageiros na zona urbana da cidade de Guimarães (…) podendo, (…) dedicar-se a qualquer outra actividade que os sócios resolvam explorar e seja permitida por lei” (Arquivo TUG, 1979), sendo que cabe à CMG estabelecer percursos, horários, tarifas e fixar os limites em que a empresa pode percorrer. No início desta concessão, os TUG eram responsáveis pela exploração de 12 linhas, com uma extensão de 45,8 km, praticamente confinados ao perímetro urbano do concelho. A empresa contava com uma frota de 23 autocarros, com uma idade média de 9,8 anos e tinha ao seu serviço 145 colaboradores, entre os quais, se contavam 3 dirigentes, 10 administrativos, 50 motoristas, 53 cobradores, 5 fiscais e 24 pessoas responsáveis pela manutenção.» in  Arriva


Agência na Estação de Camionagem de Braga



Em 1988 a empresa "João Carlos Soares & Filhos, Lda." adquire a empresa "Viação Costa e Lino, Lda." de Vila do Conde.


"Scania BR 116" da "Viação Costa e Lino, Lda." em 1981

Com a morte de Henrique Soares em 1993 a gerencia passa para o Sr Manuel Soares, João Carlos Soares e Jose Carlos Soares. Em 1998 compra à empresa "João Ferreira das Neves & Filhos, Lda." a carreira Guimarães Porto bem como uma série de serviços na área de Pevidém, Airão e Joane.
A "João Carlos Soares & Filhos, Lda." era conhecido a nível nacional e no estrangeiro pelos pneus com faixas brancas já que quando já todas as outras empresas haviam abandonado esse pormenor, a empresa Soares manteve-a em todos os seus autocarros até ter passado para a "Arriva Portugal Transportes Lda.".


"AEC" da "Arriva"

A "Arriva" operava em Portugal desde Novembro de 2000. Foi nesse ano que a empresa de capitais ingleses da área dos transportes adquiriu a quase totalidade de pequenos e médios operadores do Vale do Ave, com especial destaque para a "João Carlos Soares e Filhos, Lda." de Guimarães. A esta, juntaram-se a "Viação Costa e Lino, S.A.", de Vila do Conde, a "Abílio da Costa Moreira & C.ª, S.A.", de Famalicão, e a "AMI - Transportes, S.A.", da Póvoa de Lanhoso, de onde transitou o administrador Manuel Oliveira, o "braço direito" dos ingleses em Portugal. A "Arriva" operava uma frota de 249 autocarros, empregando 442 pessoas e tem um volume de prestação de serviços de 15 milhões de euros. 



Painel de azulejos ainda existente na Rua de Paio Galvão, em Guimarães

À época, a "Arriva" pertencia ao grupo europeu de transportes públicos - "ARRIVA PLC". A "Arriva Portugal Transportes Lda.", por sua vez, operando uma frota de 249 autocarros empregava 442 pessoas, das quais cerca de 250 eram motoristas e aproximadamente 192 colaboradores que constituiam o pessoal de manutenção (onde se incluem abastecedores, lavadores e pessoal dos armazéns de peças) e pessoal administrativo. Terminaria a sua operação em 31 de Dezembro de 2021.

5 comentários:

APS disse...

Um poste admirável, do ponto de vista subjectivo, que me trouxe saudades.
Com a João Ferreira das Neves, a empresa Carlos Soares era uma das mais importantes de Guimarães. Cobria as ligações rodoviárias a quase todo o Minho e a parte do chamado Douro Litoral.
Grato pela recordação que me provocou.
Bom fim-de-semana!

José Leite disse...

Eu é que agradeço a gentileza do seu comentário.

Bom fim-de-semana também para si.

Ricardo Santos disse...

Lindíssimos autocarros. Lembro-me em miúdo e quando ia para Sesimbra com os meus pais, ficar sempre ansioso à espera de viajar numa das duas carreiras para lá (Covas e Filhos (azul) e outra que era vermelha e não me lembro agora do nome) e que fosse uma das camionetas novas, bonitas, com muitas comodidades e de preferência ficar num bom lugar para ver a paisagem, durante a viagem !

José Leite disse...

Os autocarros que eram listados de vermelho, em Sesimbra, pertenciam à empresa "João Maria dos Anjos, Lda."
Cumprimentos

Ricardo Santos disse...

Exacto :)!
Obrigado