Restos de Colecção: João Carlos Soares & Filhos, Lda.

10 de junho de 2023

João Carlos Soares & Filhos, Lda.

A empresa de transportes de passageiros "Auto-Guimarães de João Carlos Soares & Filhos, Lda.", foi fundada, 17 de Outubro de 1929, por João Carlos Soares (nascido em Outubro de 1901), e com sede na Rua de Paio Galvão na cidade de Guimarães.


Autocarro nº 3 "REO"


Autocarro "Chevrolet" em 1940

Sucursal nas Caldas das Taipas


Autocarro nº 4 "Chevrolet"

A sua vida profissional iniciou-se como feirante embora o seu interesse pelo transporte público o tenha levado a fundar a sua empresa "Auto Guimarães de João Carlos Soares", em 6 de Junho de 1929. O crescimento da empresa foi-se verificando a par do crescimento da cidade de Guimarães.

Em 17 de Outubro de 1958 constitui a firma "João Carlos Soares e Filhos, Lda.". João Carlos morre em 1960 tendo sido então substituído na gerencia pelo seu filho Henrique Fernando Carlos Soares. O crescimento da empresa continua de uma e vai ser especialmente notável quando ganha o Serviço de Transportes Colectivos da Cidade de Guimarães, a empresa antecessora da actual "Transurbanos de Guimarães".






1 de Janeiro de 1949

Na altura o serviço fundamental da empresa era a ligação entre Guimarães e a Póvoa de Varzim mas com a aquisição da empresa Joaquim Rodrigues da Póvoa de Lanhoso, passou também a operar a linha de Taipas para o Porto. Também dessa época é uma nova ligação que opera de Fafe para o Porto por Guimarães e Famalicão. Na altura, o serviço fundamental da empresa "João Carlos Soares & Filhos, Lda." era a ligação entre Guimarães e a Póvoa de Varzim, mas com a aquisição da empresa "Joaquim Rodrigues" da Póvoa de Lanhoso, passou também a operar a linha de Taipas para o Porto. Também é dessa época uma nova ligação que operaria de Fafe para o Porto por Guimarães e Famalicão. 


1953


"AEC Regal III"


Bilhete de 1945


"Mercedes-Benz" de 1953


"Volvo" de 1955


"Volvo" de 1956


"OM Tigrotto" de 1962


"Borgward" de 1963

O crescimento da empresa continua e terá um incremento notável quando, em 27 de Novembro de 1962 a Câmara Municipal de Guimarães lhe entrega a concessão do "Serviço Público de Transportes Colectivos de Passageiros da Cidade de Guimarães", a empresa antecessora da actual "Transurbanos de Guimarães - TUG". O serviço de transporte colectivo de passageiros de Guimarães começaria a funcionar em 1 de Junho de 1963.


27 de Novembro de 1962


30 de Novembro de 1962


1 de Junho de 1963


7 de Junho de 1963

26 de Maio de 1963

O jornal "Comércio de Guimarães" noticiaria o acontecimento com o seguinte texto:

«Com regozijo da população, foi ontem inaugurado, com três excelentes autocarros, que passarão a denominar-se, respectivamente, "Goa", "Damão" e "Dio" - em homenagem á India Portuguesa de que fomos espoliados tão miserávelmente - o serviço de transportes colectivos citadinos, há tanto desejado. Em representação do Município assistiu ao acto inaugural, que se verificou na Praça do Toural, um dos vereadores, sendo o acontecimento assinalado por salvas de foguetes e repique de sinos.
Foram muitas as pessoas que, gratuitamente, percorreram longos percursos após a inauguração.»


Autocarro nº 1 "AEC" 


Autocarro nº 2 "AEC" 





Anúncios de 16 de Março de 1966





"AEC Regal" de 1949


"AEC Regal" de 1952


"AEC" de 1966


E o seu grande concorrente ...


1968

«Até 1979 a concessão é entregue à empresa João Carlos Soares & Filhos. Lda. e, a partir desta data, cria-se uma nova empresa - os Transurbanos de Guimarães, Transportes Públicos, Lda. - TUG - empresa constituída por seis sócios operadores de transportes no concelho (empresas Abílio da Costa Moreira e & Ca. Lda., Auto Mondinense, Lda., Cabanelas e Irmão Lda., João Ferreira das Neves, Lda., T. Amândio de Oliveira & Filhos, Lda. e João Carlos Soares & Filhos. Lda.) que fica com a concessão dos transportes urbanos por um período de 20 anos sendo lançado um novo processo de concurso público no ano de 1999. A empresa é responsável pela “… exploração de transporte de passageiros na zona urbana da cidade de Guimarães (…) podendo, (…) dedicar-se a qualquer outra actividade que os sócios resolvam explorar e seja permitida por lei” (Arquivo TUG, 1979), sendo que cabe à CMG estabelecer percursos, horários, tarifas e fixar os limites em que a empresa pode percorrer. No início desta concessão, os TUG eram responsáveis pela exploração de 12 linhas, com uma extensão de 45,8 km, praticamente confinados ao perímetro urbano do concelho. A empresa contava com uma frota de 23 autocarros, com uma idade média de 9,8 anos e tinha ao seu serviço 145 colaboradores, entre os quais, se contavam 3 dirigentes, 10 administrativos, 50 motoristas, 53 cobradores, 5 fiscais e 24 pessoas responsáveis pela manutenção.» in  Arriva


Agência na Estação de Camionagem de Braga



Em 1988 a empresa "João Carlos Soares & Filhos, Lda." adquire a empresa "Viação Costa e Lino, Lda." de Vila do Conde.


"Scania BR 116" da "Viação Costa e Lino, Lda." em 1981

Com a morte de Henrique Soares em 1993 a gerencia passa para o Sr Manuel Soares, João Carlos Soares e Jose Carlos Soares. Em 1998 compra à empresa "João Ferreira das Neves & Filhos, Lda." a carreira Guimarães Porto bem como uma série de serviços na área de Pevidém, Airão e Joane.
A "João Carlos Soares & Filhos, Lda." era conhecido a nível nacional e no estrangeiro pelos pneus com faixas brancas já que quando já todas as outras empresas haviam abandonado esse pormenor, a empresa Soares manteve-a em todos os seus autocarros até ter passado para a "Arriva Portugal Transportes Lda.".


"AEC" da "Arriva"

A "Arriva" operava em Portugal desde Novembro de 2000. Foi nesse ano que a empresa de capitais ingleses da área dos transportes adquiriu a quase totalidade de pequenos e médios operadores do Vale do Ave, com especial destaque para a "João Carlos Soares e Filhos, Lda." de Guimarães. A esta, juntaram-se a "Viação Costa e Lino, S.A.", de Vila do Conde, a "Abílio da Costa Moreira & C.ª, S.A.", de Famalicão, e a "AMI - Transportes, S.A.", da Póvoa de Lanhoso, de onde transitou o administrador Manuel Oliveira, o "braço direito" dos ingleses em Portugal. A "Arriva" operava uma frota de 249 autocarros, empregando 442 pessoas e tem um volume de prestação de serviços de 15 milhões de euros. 



Painel de azulejos ainda existente na Rua de Paio Galvão, em Guimarães

À época, a "Arriva" pertencia ao grupo europeu de transportes públicos - "ARRIVA PLC". A "Arriva Portugal Transportes Lda.", por sua vez, operando uma frota de 249 autocarros empregava 442 pessoas, das quais cerca de 250 eram motoristas e aproximadamente 192 colaboradores que constituiam o pessoal de manutenção (onde se incluem abastecedores, lavadores e pessoal dos armazéns de peças) e pessoal administrativo. Terminaria a sua operação em 31 de Dezembro de 2021.

6 comentários:

APS disse...

Um poste admirável, do ponto de vista subjectivo, que me trouxe saudades.
Com a João Ferreira das Neves, a empresa Carlos Soares era uma das mais importantes de Guimarães. Cobria as ligações rodoviárias a quase todo o Minho e a parte do chamado Douro Litoral.
Grato pela recordação que me provocou.
Bom fim-de-semana!

José Leite disse...

Eu é que agradeço a gentileza do seu comentário.

Bom fim-de-semana também para si.

Ricardo Santos disse...

Lindíssimos autocarros. Lembro-me em miúdo e quando ia para Sesimbra com os meus pais, ficar sempre ansioso à espera de viajar numa das duas carreiras para lá (Covas e Filhos (azul) e outra que era vermelha e não me lembro agora do nome) e que fosse uma das camionetas novas, bonitas, com muitas comodidades e de preferência ficar num bom lugar para ver a paisagem, durante a viagem !

José Leite disse...

Os autocarros que eram listados de vermelho, em Sesimbra, pertenciam à empresa "João Maria dos Anjos, Lda."
Cumprimentos

Ricardo Santos disse...

Exacto :)!
Obrigado

Manuel Santos disse...

A empresa João Carlos Soares gostava de ter os seus autocarros com as faixas exteriores dos pneus pintadas de branco. Tinha uma delegação no Porto na Rua de Camões, próximo da estação da Trindade.