Restos de Colecção: Hotel Ofir

12 de fevereiro de 2023

Hotel Ofir

O "Hotel Ofir", projectado pelo arquitecto portuense Alfredo Ângelo Coelho de Magalhães (1919-1988) e propriedade da "Sociedade de Ofir e Fão", foi inaugurado em 26 de Junho de 1948, na Praia de Fão, junto à foz do Rio Cávado, no concelho de Esposende.



Edifícios do "Hotel Ofir" e do "Restaurante Ofir"

Já em 1945, a "Sociedade Engenheiros Reunidos Lda", do Porto, por influência do seu principal sócio, Raul Sousa Martins, idealizando a criação de uma estância de lazer e repouso na Praia de Fão - sendo proprietária da maioria dos terrenos - tinha aberto o "Restaurante Ofir" projectado pelo arquitecto Alfredo de Magalhães. Além de restaurante e bar, o edifício, de um único piso e águas furtadas, oferecia meia dúzia de quartos para alugar a banhistas. Seria este arquitecto o responsável da construção de diversas moradias construídas pela Sociedade nesta zona, entre 1945 e 1948.



"Restaurante Ofir". Exteriores e interiores


A propósito da inauguração da zona turística e do "Hotel de Ofir", o "Diario de Lisbôa" noticiava:

«(...) Num voo magnifico que foi realmente um aperitivo simpático, deslocaram-se da capital os srs. comandante Nuno de Brion, representando o chefe do Estado; dr. Manuel da Fonseca, secretário do presidente do Conselho; engenheiro Duarte Ferreira, da C.G.D.; Ernesto Coelho, da Casa de Bragança, que representava o sr. dr. António Luis Gomes; dr. Felner da Costa, director da E.N.; e representantes da Imprensa de Lisboa, convidados para assistir à inauguração oficial da zona turísitica.
Recebidos no aeroporto do Norte pelos srs. dr Antão dos Santos e Cunha, governador civil do Porto; major Nery Teixeira, chefe do distrito de Braga; e pelos srs. Raul de Sousa Martins e Artur Beires, em nome da Sociedade de Ofir  e Fão, os visitantes dirigiram-se depois em automóveis para Fão. (...)
Após a refeição (no "Restaurante Ofir"), efectuou-se uma visita ao novo hotel da estância, que constitui uma magnífica realização arquitectónica, num conjunto, que ocupa uma superficie de terreno coberta de pinhal com cerca de dois milhões de metros quadrados, cujo projecto se deve ao jovem arquitecto portuenese Alfredo Anjos de Magalhães. O edificio, de linhas modernas, é constituido por sete pavimentos que englobam salas de estar e de jogos, bar-restaurante, terraços de onde se disfrutam vistas maravilhosas, tornando tudo um conjunto agardavel de civilização e bom gosto. (...)»


"Hotel Ofir" em construção


"Hotel Ofir" em fase de acabamentos

O "Hotel Ofir", como já foi referido seria inaugurado em 26 de Junho de 1948, obra do mesmo arquitecto, aqui com a colaboração de José Porto (1883-1965) e do engenheiro civil José Pinto de Sá. De referir, que chegou a ser feito um ante-projecto, por este arquitecto, para uma pousada a ser implantada a nascente do restaurante, junto à avenida, mas a ideia foi abandonada em detrimento da construção de um hotel no seu lugar.

«O conjunto bloco dos quartos e o do Hall e Salas de Estar resulta, inclusivamente, da adaptação directa do ante-projecto da Pousada, em que a implantação inicial sofre uma rotação de 90º para criar uma frente contínua para a avenida, orientando-se, agora, os quartos a sul e a galeria de distribuição a norte (e não nascente-poente), e o corpo dos quartos aumenta de cerca para cinco pisos, aproveitando-se a cobertura como “amplo solarium, com paredes de protecção dos ventos dominantes e placa de defesa do sol” . Associado ao elemento de distribuição vertical, que faz a articulação entre estes dois volumes, é, ainda, criado um miradouro “que domina todo o conjunto da Praia de Ofir, foz do Cávado, Montes circunvizinhos, Sta. Luzia (Viana do Castelo), Barca do Lago, panorama de uma beleza surpreendente”.


Recepção e Sala de estar


Quarto duplo


Sala de jogos e lazer


Bar


Sala de refeições

A partir da esplanada de entrada faz-se o acesso ao terceiro bloco, de um único piso, onde se concentram os serviços do Hotel e alguns espaços de apoio aos clientes, como barbearia e cabeleireiro de senhoras, rematado, a nascente, por amplo salão de festas, de dois andares, com funcionamento independente do Hotel e que aproveita, também aqui, a cobertura deste corpo como terraço de estar.

A capacidade de alojamento aumenta, assim, para trinta e cinco quartos, sete por piso, todos com casa-de-banho privativa, apesar de se manter a decisão de não incluir Sala de Jantar no corpo principal do Hotel, recorrendo-se à presença do Bar-Restaurante Ofir e do Salão de Festas para garantir esse serviço.» (1)

Em 1962, a "Sofir - Sociedade de Turismo de Ofir, S.A.R.L.", compra o "Restaurante Ofir" e o "Hotel Ofir" à "Caixa Nacional de Crédito". O primeiro resultado desta aquisição foi a ampliação do Hotel, em 1966, com mais um bloco de quartos e outros serviços, e a construção de uma piscina.


Ampliação do Hotel em fase de acabamentos


O novo edifício da ampliação e piscinas, já concluídos

No jornal "Espozendense", de 3 de Fevereiro de 1962, podia-se ler o seguinte acerca desta aquisição:

«O hotel e restaurante de Ofir, na orla da margem esquerda do Cávado foram adquiridos à Caixa Nacional de Crédito pela Sofir, ou sociedade de Turismo de Ofir, constituída com essa mesma finalidade. Haviam sido construídos em 1948. Em obras se gastaram mais de 3000 contos, quando haviam sido calculadas em 1300 para obter as vantagens da utilidade turística. Justa portanto foi a declaração do despacho que, compreende as necessidades dessa região, paredes meias com Esposende. Na altura em que se encaram a sério as possibilidades de aproveitamento do factor turismo para a nossa balanca económica, há que escolher os locais convenientes e aproveitá-los convenientemente. Poucos serão melhores do que Ofir.»

No início de 1970, nova ampliação do Hotel é promovida, com a construcção de novo edifíco de quartos, que seria inaugurado em 16 de Julho de 1970. O hotel passava à categoria de 1ª classe, com 242 quartos, com casa de banho, varanda, telefone e rádio e a oferecer  os seguintes equipamentos: piscinas, boite, courts de ténis, campo de mini-golfe, barcos a motor, bilhares e ping-pong.


Novo edifício da ampliação, à esquerda em ambas as fotos

Entretanto, a "Sofir - Sociedade de Turismo de Ofir, S.A.R.L.", entra "em desgraça" e a sociedade "Sopete Hotéis, S.A.", adquire no início dos anos 80 do século XX o "Hotel Ofir". Muda de designação para "SopeteOfir Hotel"


No jornal "Novo Fangueiro", em 10 de Maio de 1994

Em 1997, o grupo "Axis, Hotéis & Golfe" compra o "Hotel Ofir", de 4 estrelas e com 191 quartos. Em 2007 o hotel muda de designação, para "Axis Ofir". Actualmente "Axis Ofir Beach Resort Hotel", na Avenida Raúl Sousa Martins, fundador do hotel e dinamizador da zona turística Ofir e Fão.






(1) - Foi consultada Dissertação de Doutoramento, de Susana Luísa Mexia Lobo, "Arquitectura e Turismo - Planos e Projectos, as Cenografias do Lazer na Costa Portuguesa da 1ª República à Democracia" - Agosto de 2012 - Universidade de Coimbra.

fotos in: Aqualibri - Biblioteca Digital do CávadoAxis Ofir Beach Resort Hotel

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Como vemos na fotografia aérea, a cores, com um quebra-mar, não faltará muito tempo para o mar "comer" o hotel e área anexa.
É o que faz construir naquele local que se tinha plantado arvoredo por causa da erosão, pouco faltou para fazer o hotel dentro do mar e vez do campo de futebol uma piscina de polo-aquático.
Quanto ao resto, obrigado pelo post muito bem explicado.

Valdemar Silva

Anónimo disse...

Como habitualmente mais um excelente trabalho de investigação. Muitos parabéns. Ficaremos a aguardar mais lançamentos.

Anónimo disse...

Ganhou um fã. Estou impressionado com o trabalho de investigação e com o tanto que podemos aprender aqui 👌