Restos de Colecção: Hotel Praia-Mar

8 de janeiro de 2023

Hotel Praia-Mar

O "Hotel Praia-Mar" foi inaugurado em 27 de Agosto de 1966, em Carcavelos, junto à praia e à estrada marginal Lisboa  - S. João do Estoril, tendo sido mandado construir, em 1964, pelo seu proprietário o grupo "Hotéis Alexandre d’ Almeida".



 

Postais do “Hotel Praia-Mar” em 1966

    

Recordo que este Grupo já era proprietário, nesta altura, do Hotel Metrópole” (1914), arrendatária do Palace Hotel do Bussaco (1917), proprietária do “Hotel Europa”(1921), em Lisboa, proprietária do Palace Hotel da Curia (1921) e proprietária do Hotel Astória”  (1926) em Coimbra.

O “Hotel Praia-Mar”, tendo sido primeiro hotel urbano junto ao Oceano Atlântico, à altura da sua inauguração, estava equipado com ar condicionado, possuía 158 quartos, restaurante "Rosa dos Ventos" no 8º e último andar assim como o  "Bar Belavista", salas de conferências, salão de cabeleireiro e piscina.


27 de Agosto de 1966









Interior do “Hotel Praia-Mar” aquando da sua abertura em 1966 


Folheto gentilmente cedido por Pedro Madeira



28 de Outubro de 1967

O grupo “Hotéis Alexandre d’ Almeida”, em 2004 viria a investir cerca de 1,750 milhões euros, na completa remodelação estrutural e decorativa do “Hotel Praia-Mar”. Esta unidade de 4 estrelas, passou a oferecer 148 quartos, dos quais 6 suites e 75 com varanda privativa.

“Hotel Praia-Mar”, actualmente







Em 2012, “Grupo Lágrimas Hotels & Emotions” e o grupo “Hotéis Alexandre d’ Almeida” anunciaram a sua fusão, através da criação de uma nova sociedade de seu nome “Thema Hotels & Resorts”, passando a deter um portfólio de 10 hotéis com um total de cerca de 700 quartos. A sociedade de gestão hoteleira é gerida por um conselho de administração que tem um presidente e um vice-presidente, com rotatividade anual, entre Alexandre de Almeida e o advogado Dr. José Miguel Júdice, gerindo uma equipa que conta com cerca de 400 colaboradores.


Portfólio do grupo “THEMA - Hotels & Resorts”

O grupo “Thema Hotels & Resorts”,  detém o arrendamento do  Palace Hotel do Bussaco”, o Palace Hotel” da Curia, o Hotel Astória” em Coimbra, o “Hotel Praia-Mar” em Carcavelos, o “Hotel Jerónimo 8”, o Hotel Metrópole”, em Lisboa, “Quinta das Lágrimas”, em Coimbra, oHotel Infante Sagres”, no Porto, o “Vila Monte” no Algarve e o “Hotel da Estrela”, em Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Projecto do arquitecto Sérgio Gomes, autor do ministério do trabalho na praça de Londres,já referido neste blogue, se não erro.
Cumprimentos.