Restos de Colecção: Balanças Romão

29 de janeiro de 2023

Balanças Romão

Romão Antonio Fernandes fundou, em 1778, nas Cruzes da Sé, em Lisboa, a oficina de ferraria e serralharia "Romão", ajudado pelo seu filho Ângelo Fernandes. 

Do livro "Da Minha Terra: Figuras Gradas; Impressões de Arte." de José Queiroz e publicado em 1909 pela "Typographia Libanio da Silva", retirei as seguintes passagens:

O mais remoto dos seus donos ou mestres é um tal Romão, que dizem ter morrido com 103 annos e que deu o nome á celebre officina. D'este, não sei se como representante da familia, se como continuador do supposto fundador, a casa passou para Nicolau Antonio Fernandes, natural de villa de Oleiros, ahi pelo segundo terço do seculo XVIII. Fernandes falleceu em 1848, deixando tres filhos: Domingos Antonio Fernandes, Antonio Joaquim Fernandes, que foi forjador do Arsenal do Exercito, e Antonio Romão.
Os netos de Nicolau, João António Fernandes e Romão Antonio Fernandes, são os actuaes proprietarios e gerentes da tradicional ferraria. (...)


Lojas da "Romão & C.ª em prédios seguidos, dos nos 13 ao 19 , da esquerda para a direita



Continuação das lojas dos nos. 21 ao 29 e artigo no "Diario Illustrado" de 10 de Junho de 1874

Nos seus systemas, encontram-se as balanças propriamente ditas (as que se fundam no principio da alavanca): Ordinaria, Romana, Decimal, ou de Quintzen, de Roberval e Hydrostatica, a destinada á medição das forças magneticas e electricas, que, entre outras denominações, é conhecida por balança de Coulomb, Aerostatica (baroscopio), Elastica (dynamometro), etc.
Arte, só a tenho encontrado nos typos chamados Ordinaria e Romana.
As seis peças que as gravuras reproduzem, (...) attribuo parte a uma antiga serralharia, que ainda hoje trabalha em Lisboa, e de que ha noticia existir, no mesmo local, já no meado do século XVIII.
Refiro-me á officina do Romão, ás Cruzes da Sé.


Nalgumas mercearias, talhos e mais estabelecimentos da capital e provincias do reino, que vendem a peso, encontram-se ainda bons exemplares, que as officinas de Romão forneceram aos antigos freguezes; alguns raros datados de 177... e muitos outros marcados: Romão & Comp.ª.
Foi na officina do Romão que, pela primeira vez entre nós (1850) se fabricou a balança decimal, tomando a direita, como construcção e solidez no fabrico, aos eguaes productos estrangeiros; como foi alli sempre e em primeiro logar que se obstou á concorrencia, não só d'aquelle, como d'outros typos vindos de fóra. (...)
Hoje mesmo, é a mais importante casa, no genero, de todo o paiz; occupa um pessoal de vinte operarios e é ella que produz as balanças de grande preço, quando os extravagantes se lembram de fazer-lhe alguma encommenda artistica.
Até 1824, não se limitaram os ferreiros das Cruzes da Sé ao trabalho das balanças: fizeram tambem relogios de torre. O do velho templo de Lisboa, que tão perto do laboratorio que o construiu sôa as horas, tem no mostrador interno: Romão & Comp.ª o fez em Lx. no anno de 1824. (...) Dizem estes obsquiadores artistas que a porta de ferro principal da velha egreja dos alfacinhas, feita depois de 1755, é obra da sua ferraria.»

Após várias sucessões foi em 1908 que o herdeiro de Romão António Fernandes procedeu a grandes reformas, mas foi Emílio Augusto Fernandes que estabelece um acordo com a empresa alemã "August Sauter", de Ebingen, detentora da patente das revolucionárias balanças de equilíbrio automático de leitura de cinco voltas do ponteiro, que continuam ainda hoje a ser copiadas e produzidas por múltiplos fabricantes. Assim, a "Romão & Comp.ª" voltou a ser pioneira em Portugal, à semelhança do que acontecera com a primeira balança romana centesimal, fabricada em 1850. 


No "Almanach Commercial de Lisboa de 1885

Do conjunto de fabricos da "Romão & Comp.ª", de realçar um braço balança da Real Casa da Índia, construído pelo filho de Romão António Fernandes, Matheus António, em 1803; as grades e portões do adro da Sé de Lisboa, hoje retiradas para dar passagem aos eléctricos; bem como o relógio da torre, construído em 1824, como já atrás mencionado. São múltiplos os exemplos de braços de balança de boa qualidade que ostentam a marca "Romão" e que ainda hoje estão impecáveis pela qualidade do aço e forjagem utilizados. Foi localizada uma balança "Romão" para pesagem de café num departamento da Alfândega no Brasil, assim como muitas balanças antigas da "Romão & Comp.ª" à venda em sites brasileiros.


Balança de Suspensão "Romão & Comp.ª"


Balança "Romana" até 200 kgs. "Romão & Comp.ª"


Balança de pratos em bronze "Romaão & Comp.ª" 

No período de 1921 a 1968 e daí aos nossos dias, assiste-se a uma grande revolução tecnológica, primeiro com equipamento de leitura electro-óptica, depois com codificadores absolutos e incrementais, células de carga, cordas vibrantes, variação do campo magnético, etc. Muitas das balanças de rua para pesar pessoas, e que muitas davam um papelinho com o peso e a sina, eram fabrico da "Romão & Comp.ª".


Balança de rua "Romão & Comp.ª"


É preciso ter azar ...


31 de Dezembro de 1930


16 de Maio de 1931


1 de Janeiro de 1954


Stand na FIL em 1960



Na mesma FIL a concorrência também presente ...

Em 1963, a "Romão & Comp.ª" equipou a fábrica da "Sociedade Portuguesa de Petroquímica, S.A.R.L." básculas de funcionamento automático. Num apontamento publicitário à "Romão & Comp.ª", intitulado "182 anos ao Serviço da Indústria Nacional", publicado no jornal "Diario de Lisbôa" por ocasião da inauguração da fábrica da S.P.P., foi escrito o seguinte:

«(...) Variadíssimos são os modelos fabricados por Romão & Comp.ª, mas em todos eles existe como qualidade comum absoluta e notável precisão.
Diversifica-se no entanto a sua actividade e os vários sectores de produção a que dedica a sua atenção demonstram o alto grau de eficiência dos seus artífices.
Desde a balança de maior sensibilidade - a balança químico-analítica que pesa até 0.001 de miligrama - com amortecedor electromagnético e leitura directa do resultado da pesagem, a básculas capazes de pesar 200 toneladas, com 22 metros de ponte, registadoras munidas de dispositivo contra falsas pesagens e de controle a distância da ponte, de funcionamento automático por comando electrónico, para enchimento rápido de embalagens.
Toda esta vasta gama de produção da Romão & Comp.ª sustenta galharda competição com a produção estrangeira congénere, facto de que muito justamente se orgulha, pois, com efeito, não se produz melhor no estrangeiro, tanto sob o ponto de vista de acabamento, como de durabilidade ou precisão. (...)
Assim para a Sociedade Portuguesa de Petroquímica, forneceu básculas de funcionamento automático (não há intervenção ou qualquer acção ou movimento de homem, para conhecer o resultado da pesagem). O carregamento ou esvaziamento dos depósitos é acompanhado com a vista.
Essas básculas possuem um complexo electrónico, a fim de registarem os diversos elementos necessários ao controle de fabrico e saídas. Os reservatórios são acoplados às básculas, fazendo por assim dizer, parte integrante destas. (...)»

Balanças "Romão & Comp.ª" em três diferentes estabelecimentos



Tendo a "Romão & Comp.ª", o futuro como horizonte foram instalados os primeiros equipamentos electro-mecânicos nas "Rações Valouro, S.A." em 1978, mas foi no entanto em 1980 que foi instalada a primeira báscula totalmente electrónica em Portugal na empresa "Uniteca - União Industrial Textil e Química, S.A.", em Estarreja. Em 1993, foi abandonado o fabrico de básculas e balanças totalmente mecânicas, sendo substituídas exclusivamente por equipamento electrónico.

Em 2008, foi criada a empresa "Romão Ibérica - Sistemas de Pesagem e Automação, Lda.", sediada no Centro Empresarial Quinta da Bela Vista em Frielas, para garantir a continuidade de venda, instalação e assistência técnica a equipamentos fabricados, vendidos e ou instalados no mercado, pela fábrica familiar centenária "Romão & Comp.ª". Tendo João Romão Fernandes como gerente, a primeira prioridade foi a integração do quadro técnico qualificado das Balanças Romão como forma de incrementar a solidez da empresa garantindo a continuidade do apoio a equipamentos já instalados e integração de novos produtos.


Antigas instalações da fábrica "Romão & Comp.ª" nas "Cruzes da Sé", via Google Maps (2009)


A "Romão Ibérica", comercializa os seguintes produtos: Balanças, Básculas Rodoviárias, Básculas Ferroviárias, Balanças Analíticas e Precisão, Balanças Plataforma, Células de carga, Indicadores e Controladores de Peso, Dinamómetros, Porta Paletes Balança, Acessórios e Componentes Pesagem, Pesagem Dinâmica em Tapetes, Pesa Rodas e Eixo, Sistemas de Dosagem e Enchimento, Sistemas de Controlo Estatístico, Plataformas de Pesagem Industriais, Balanças Check-In, Sistemas de Contagem , Programas de Gestão Pesagem, Equipamentos de laboratório e Balanças Determinação Humidade.


Báscula Ferroviária


Báscula Rodoviária



Stand da "Romão Ibérica" na FIL

Esta empresa , por elementos que consegui apurar, será a sexta empresa mais antiga do país, ainda em funcionamento. Aqui ficam:

1670 - "Warren's & C.ª, S.A." - sucessora da "Burgoyne & Jackson" - Vila Nova de Gaia - Vinho do Porto
1715 - "Quinta do Noval-Vinhos, S.A." - Vila Nova de Gaia
1732 - "Livraria Bertrand, S.A." - Livraria mais antiga do Mundo - Lisboa 
1756 - "Garland, S.A." - sucessora da "Garland Laidley" - Lisboa - Transportes
1775 - "Farmácia Azevedo" - Praça D. Pedro IV (Rossio) - Lisboa
1778 - "Romão Ibérica" - sucessora da "Romão & Comp.ª " - Lisboa - Balanças

Bibliografia:  site "Romão Ibérica" (História)

fotos in: Hemeroteca DigitalBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Romão Ibérica

5 comentários:

Majo Dutra disse...

Tantos aparelhos!
Gostei da publicação que agradeço.
Aos anos que estão na minha lista de afinidades,
todavia o tempo é escasso para tantos comentários.
Cumprimentos
~~~~~~~~



Fernando Delgado disse...

Bom dia Sr. José Leite, obrigado por este magnifico posto no seu blog - Restos de Coleção, que sigo à mais de 10 anos, embora ultimamente não o siga com tanta frequência, foi uma enorme surpresa e agrado que li o seu post.
Comecei a minha atividade profissional nas Balanças Romão em 1996, e em 2008 criamos a Romão Ibérica, para dar seguimento a esta história magnifica na industria da pesagem industrial, iniciada pela Romão e Comp.ª (Balanças Romão) em 1778.

Pergunto se podemos fazer referencia ao seu artigo no nosso site e redes sociais.

Agradeço mais uma vez este post.

Melhores cumprimentos,
Fernando Delgado

José Leite disse...

Boa tarde Sr. Fernando Delgado

Muito grato pela sua mensagem e amável comentário.
Com certeza que pode fazer referência ao meu artigo, e utilizar dele o que precisar e lhe for útil.

Melhores cumprimentos
José Leite

Fernando Delgado disse...

Bom dia Sr. José Leite,
Envio link da nossa página com referência ao seu artigo.
Muito obrigado e bem haja!

José Leite disse...

Boa tarde,

Desculpe o atraso na resposta, mais "vale mais tarde que nunca" ...

Muito grato pela sua gentileza e muitas felicidades para a v/ estimada empresa.

Os meus cumprimentos
José Leite