Restos de Colecção: Livraria Avelar Machado

7 de dezembro de 2022

Livraria Avelar Machado

A "Livraria Avellar Machado", foi fundada por Augusto Aníbal de Avellar Machado, em 1876 , na Rua do Poço dos Negros, 19-21, em Lisboa. Foi a livraria e alfarrabista mais antiga do país, ao encerrar em 2016 comemorando os 140 anos de existência.


Fachada em Junho de 1942

Letreiro  anunciando: "Musica e Livros em todos os generos Compra e Vende" (à esquerda na foto)


"Alamanch do Professor Primario" para 1903, e editado em 1902


10 de Janeiro de 1907

Augusto Sá da Costa, fundador da "Livraria Sá da Costa", veio para Lisboa em 1897, com 14 anos de idade e tendo interrompido os estudos por motivos de saúde, foi trabalhar para a "Livraria Avellar Machado". Começou por empregado e chegou a gerente e administrador da mesma, até à sua saída para se estabelecer por conta própria. Em 10 de Junho de 1913, abriria a sua "Livraria Sá da Costa", no Largo do Poço Novo, 24 em Lisboa. A ligação entre as duas livrarias havia de se manter por muitos anos.  Acerca desta livraria histórica de Lisboa, e já desparecida, pode  consultar neste blog, no seguinte link: "Livraria Sá da Costa".

"Livraria Sá da Costa" no Largo do Poço Novo

"Livraria Avelar Machado", durante os 100 anos de existência, vendeu todo o tipo de livros novos e usados, livros escolares, - muitos deles edições próprias - partituras de músicas para todos os instrumentos, etc. Chegou a comercializar artigos de papelaria, pastas, malas e material escolar. Para comodidade dos seus clientes enviava encomendas à cobrança para todo o país, serviço para o qual eram editados catálogos de livros escolares.

Interior da "Livraria Avellar Machado" em Junho de 1942


Partitura dos anos 80 do século XIX


4 de Março de 1933


1940

«Pertence ao número das boas livrarias a Livraria Avelar Machado, devido ao seu vasto e valioso sortido e á correcção como efectua as suas transacções. Conta uma grande seleccionada clientela que muito aprecia as suas obras, em que figuram os mais reputados autores, tanto em livros de estudo, novos e usados, para todos os estabelecimentos de ensino como em livros novos e usados também, sobre tôdos os assuntos. Apresenta ainda esta casa o maior sortimento em músicas para tôda a espécie de instrumentos.» in: "Século Ilustrado" de 5 de Junho de 1942.




1946

1953

Em 2012, a "Livraria Avelar Machado" criou, em parceria com a agência de publicidade "DraftFCB"  uma campanha que trazia Mark Twain, Agatha Christie e James Joyce «e outros clássicos quase tão bons quanto novos». As gravuras apresentavam os célebres autores com pequenos remendos e «acidentes». Em resultado desta campanha esta agência, ao concorrer ao concurso internacional "Canes Lions", em Imprensa, conquistou dois Leões de Bronze.



Não consegui saber se a "Livraria Avelar Machado", após a morte do seu fundador Augusto Aníbal de Avellar Machado, continuou a pertencer à família. Apenas consigo afirmar que, aquando do seu encerramento definitivo em 4 de Abril de 2016, ano em que comemorou os 140 anos, pertencia à firma "Orlando, Figueiredo & André, Lda." havia 35 anos. Os seus proprietários tinham criado, em 2000, a primeira livraria alfarrabista online, em Portugal.





fotos in: Pra LerHemeroteca Digital de LisboaBiblioteca Nacional DigitalArquivo Municipal de LisboaArquivo Municipal de Lisboa 

6 comentários:

MR disse...

Comprei muitos livros neste alfarrabista. Tinha uma coisa de que eu gosto: livros bem arrumados e, quando não estavam expostos, o senhor e a filha sabiam se os tinham. E quando passou a ter catálogo online era uma maravilha.
Bom dia!

Zezé disse...

Mas a livraria mais antiga de Portugal não é a Bertrand?

José Leite disse...

Só como livraria é a Bertrand.
Como livraria e alfarrabista simultâneamente ...

Zezé disse...

Muito bem, fica registado. Obrigado.

José disse...

Augusto Annibal de Avellar Machado foi casado com a D. Maria da Conceição Oliveira Avelar Machado, minha familiar falecida em Dezembro de 1943. Possuo fotos originais de ambos, nomeadamente Augusto Annibal de fotógrafo de Paris e Maria da Conceição de fotógrafo de Lisboa (Vianna-phot, R. dos Poyaes de S. Bento, 67, Lisboa. Caso interesse, posso enviar as fotos por mail.

José Leite disse...

Se me quiser fazer esse favor, muito lhe agradecia e publicarei decerto a(s) mesma(s).
Os meus cumprimentos.
email: jal2684@gmail.com