Restos de Colecção: Pátio do Biaggi

13 de julho de 2022

Pátio do Biaggi

O "Pateo do Biaggi", implantado nas terras, ou quinta, do Biaggi, com entrada pela Rua das Amoreiras, 73, no lado oposto ao "Jardim das Amoreiras" - junto ao arco do Aqueduto das Águas Livres - começou a ser edificado por volta de 1870. Depois de concluído era composto por 88 lojas e 17 primeiros andares, tendo sido considerado o maior pátio de Lisboa.


"Pateo Biaggi"


Entrada pela Rua das Amoreiras

«Principia na Rua das Amoreiras, nº 73, por uma escadaria, e termina na travessa, antigo bêco do Barbosa, que em cima vai ter á Rua de S. João dos Bem-Casados. A numeração das casa, que são em grande parte baixas ("lojas"), vão do cimo das escadas, em diante, de nº 1 a 104 ou pouco mais, o que representa outras tantas famílias. As rendas são pagas aos descendentes do fundador do pátio.
Existem lá dentro várias ruas, anónimas, dois largos, uma taberna (indispensável!), e um lugar de hortaliça. Quasi um bairro. A miséria é porém extrema, e pululam por toda a parte inúmeras crianças, que logo se acercam, movidas de curiosidade, dos forasteiros que vão ao pátio.» in: "Etnografia Portuguesa" Volume II de José Leite de Vasconcellos - (INCM 1936)

Localização do "Pateo do Biaggi"

Terras ou quinta do "Biaggi" (à direita na foto) aquando da abertura da Rua D. João V, em 1943

Nada melhor para compreender a existência destes pátios e este em particular que transcrever o seguinte texto da autoria do arquitecto Nuno Teotónio Pereira (1922-2016) intitulado "Pátios e Vilas de Lisboa, 1870-1930: a promoção privada do alojamento operário".

«A partir dos meados do século XIX, um lento processo de industrialização vai provocando a concentração em Lisboa da mão-de-obra operária. A população da cidade aumenta, mas também se modifica a respectiva composição social: ao mesmo tempo que a burguesia se desenvolve e se diversifica em estratos diferenciados, uma classe operária começa a emergir. Para as necessidades de alojamento daquela, o próprio sistema, gerido pelos governos da Regeneração, Pátios e vilas de Lisboa encontra os mecanismos próprios, que rasgam avenidas e urbanizam novos bairros. Mas da habitação das então chamadas classes laboriosas ninguém cuida: as famílias operárias vêem-se então obrigadas a procurar alojamento em espaços desocupados ou em velhos pardieiros arruinados, onde improvisam elas próprias precárias habitações ou se acomodam de qualquer maneira, sempre mediante o pagamento de uma renda ao proprietário. É assim que surgem os pátios.

Com o incremento da indústria, acompanhado pelo das obras públicas e na própria construção civil, as necessidades crescentes de mão-de-obra intensificam o processo de urbanização e o afluxo de populações à capital. Institucionaliza--se uma nova forma de alojamento e um novo processo de exploração. Senhorios dinâmicos fazem construir, eles próprios, nas traseiras dos seus prédios casas abarracadas para alugar a operários; são aproveitadas caves insalubres para o mesmo efeito, sempre com acesso pelas traseiras; conventos das recém-extintas ordens religiosas, adquiridos em hasta pública, ou palácios arruinados são meticulosamente alugados quarto a quarto. E começa a haver quem, com espírito empreendedor, adquira terrenos para aí fazer construir pátios.


Com o desenvolvimento do processo, provocado pelo aumento de uma procura cada vez mais intensa, é esta última modalidade que virá a institucionalizar-se nas últimas décadas de oitocentos, com a construção das vilas operárias. Os pátios de Lisboa formam-se por toda a extensão da cidade, com maior concentração nos bairros antigos e nos da periferia.

Um inquérito oficial efectuado em 1902 identificava 130 em apenas 18 das 29 freguesias da cidade. E é de supor que o número total ultrapassaria as duas centenas, pois das 11 freguesias em falta contavam-se zonas onde ainda hoje existem dezenas de pátios, como São Bento, Santa Isabel e Lapa.

A localização dos pátios está relacionada com a existência das zonas industriais, onde à época existia um forte núcleo na zona da Boa Vista, e certamente ainda com o porto de Lisboa. 




É talvez por isso que se nota um eixo especialmente denso que sobe pelo vale de São Bento e daí se prolonga pelas Amoreiras até Campolide. Leite de Vasconcellos, na sua Etnografia, fala deste fenómeno e aponta o pátio do Biaggi, com as suas centenas de habitações, como o maior existente na capital. Entretanto desaparecido, localizava-se na Rua das Amoreiras, junto ao arco do Aqueduto das Águas Livres. No levantamento que serviu de base a este estudo, e que não foi exaustivo, ainda foram identificados 60 pátios em toda a área da cidade.

Desprovidos quase sempre de qualquer tipo de instalações sanitárias e de abastecimento de águas, os pátios não dispunham de condições de salubridade mínimas, ao que acrescia a sua localização térrea, exposta assim às humidades, e a ausência de radiação solar, por se encontrarem ensombrados, muitas vezes em caves atrás de prédios.

A tipologia dos pátios é por de mais diversificada, exactamente porque se trata, na maioria dos casos, de aproveitamento de espaços aí existentes. E nos casos de construção de raiz, deliberadamente com essa finalidade, essa tipologia não se distingue muitas vezes das vilas que mais tarde surgiram» 




Este pátio viria a ser demolido em 1940, e nos seus terrenos seriam construídos, em 1953 o edifício "Bloco das Águas Livres" (arquitectos Bartolomeu da Costa Cabral e Nuno Teotónio Pereira) e mais tarde, em 1982, o parque desportivo do "Ginásio Clube Português" fundado em 1875.


Após a conclusão das demolições


"Bloco das Águas Livres"


Campos desportivos do "Ginásio Clube Português"

Em 1890, o "Pateo do Biaggi" já aparecia no "Roteiro das Ruas de Lisboa e Concelho de Loures" de Eduardo O. Pereira Queiroz Vellozo. Para os interessados, aqui fica a listagem dos 276 pátios existentes em Lisboa nesse ano:

Abegoaria (pateo da) (vulgo das Grades) fica na rua do Thesouro Velho, 21, freguezia dos Martyres.
Alamos (pateo dos) fica no becco dos Alamos n.º 10, freguezia de Santa Justa.
Albuquerque (pateo do) fica na travessa do Almargem n.° 2, freguezia da Sé e S. João da Praça. Outros lhe dão o nome de pateo do Monteiro.
Alfandega Velha (pateo da) fica no fim da travessa do Caes da alfandega Velha, freguezia de Santa Maria de Belém.
Aljube (pateo do) primeiro á esquerda na rua do Arco do Limoeiro, indo da rua da Pedras Negras, subindo as escadinhas, não tem saida, freguezia da Sé e S. João da Praça, 1 a 5.
Almas (pateo das) fica na rua da Fonte Santa entre os n.º 204 e 206. freguezia de Santa Isabel.
Almas (pateo das) fica na travessa de Santa Quitéria n.º 44, freguezia de Santa Isabel.
Almotacé (pateo do) fica no fim do becco do Almotacé n.° 11, freguezia de S. Miguel.
Amaro (pateo da travessa de Santo). Veja Garcia (pateo do).
Amoreiras (pateo do largo das) fica no largo das Amoreiras n.º 8, freguezia de S. Mamede.
Andaluz (pateo de). Veja Marechal ou das Virgens (pateo do).
Andaluz (pateo do largo de). Veja largo de Andaluz (pateo do).
Anna (pateo das Terras de Sant'Anna). Veja Terras de Sant'Anna (pateo das).
António (pateo de Saído) fica na travessa de Santa Quitéria, freguezia de Santa Izabel.
Arrábida (pateo da rua da) fica na rua da Arrábida n.º 94 A, freguezia de Santa Izabel.
Asylo (pateo do) fica no fim da calçada do Guarda-Joias, indo do largo da Boa-Hora, freguezia d'Ajuda.
Atafona (pateo da) fica no campo dos Martyres da Pátria n.° 38, freguezia da Pena. 1 a 24
Ataydes (pateo das) fica na estrada da Penha de França, freguezia dos Anjos.
Avarista (pateo da). Veja Alto do Marquez de Penalva.
Ávila (pateo do) fica na calçada do Forno do Tijolo n.º 2, freguezia dos Anjos.
Azebras (pateo das) fica no fim da travessa das Azebras, freguezia de Santa Maria de Belém.
Bacalhoeiro (pateo do) fica na rua de S. Bento n.º 504, freguezia de Santa Isabel.
Baixo (pateo de) fica na calçada da Graça n.º 72, freguezia de Santo André.
Baldaia (pateo da) fica na rua das Trinas do Mocambo n.° 143, freguezia da Lapa.
Barbosa (travessa do) primeira á direita na rna de S. João dos Bem-Casados, indo da rua do Sol ao Rato e finda no pateo do Biaggi, freguezia de Santa Isabel, 2 a 10 e 1 a 25. 
Batalha (pateo do) fica na travessa de Santa Quitéria n.º 4, freguezia de Santa Isabel.
Beatas (pateo das) fica no becco das Beatas n.º 14, freguezia de Santa Engracia.
Bella Vista (pateo da) fica na rua dos Prazeres, freguezia de Santa Isabel.
Bella Vista á Rua das Barracas (pateo da) fica na rua das Barracas entre os nos. 98 e 100, freguezia dos Anjos.
Bempostinha (pateo da) fica no becco da Bempostinha n.º 4, freguezia dos Anjos.
Biaggi (pateo do) fica na rua das Amoreiras n.o 71, freguezia de S. Mamede, 1 a 99. Uns lhe dão este nome e outros da Viagem. Tem saida para a travessa do Barbosa.
Bica (pateo da) fica na calcada nova da Bica do Desterro n.° 1, freguezia da Pena.
Bichos (pateo dos) fica na praça de D. Fernando junto ao palácio de Belém, freguezia de Santa Maria de Belém.
Bispo (pateo do) liça na rua nova da Piedade n.º 63, freguezia das Mercês.
Boa-Hora (calçada da) (vulgo do Matadouro) continuação do largo do pateo do Saldanha, indo da rua do pateo do Saldanha e finda no largo da Boa-Hora, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Boa-Hora (travessa da) ultima á esquerda no fim da rua da Boa-Hora, indo do pateo do Saldanha e finda nas terras, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Bom Jesus (pateo do). Veja João Nunes Fernandes (pateo de).
Borda d'Agua (pateo do) (vulgo travessa do Radamaker) primeiro á direita na travessa de Estevão Pinto, indo da estrada de Campolide, não tem saída, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Bota Abaixo (pateo do) fica na rua da Bela Vista a Graça n.° 118, freguezia de Santa Engracia.
Bragança (pateo de) fica na rua do Thesouro Velho, na entrada do Hotel Bragança, freguezia dos Martíres, 1 e l A.
Braz (pateo do) fica na rua de Santo António da Gloria n.º 76, freguezia de S. José, 1 a 5.
Brito (pateo do). Veja Monte (pateo da calçada do).
Buracos (pateo dos) fica na estrada das Laranjeiras, indo do largo de Palhavã, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Cabelleira (pateo do) fica na rua de S. Bento n.º 454, freguezia de Santa Isabel.
Cabra (pateo do) fica na rua da Ametade n.° 27, freguezia de S. José.
Caetano de Carvalho (pateo de) fica na rua dos Caetanos n.º 31, freguezia das Mercês, tambem lhe chamam do Conservatorio.
Caetanos (pateo dos) fica na rua dos Caetanos n.o 31, freguezia das Mercês
Calhariz (rua nova do) terceira á esquerda na calçada da Boa-Hora, indo do largo do pateo do Saldanha e finda no campo das Salesias, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda, 1 a 20.
Calheiros (pateo do) fica na estrada de Sacavém, freguezia de S. Jorge.
Calissa (pateo do) fica no Arco do Cego, freguezia de S. Jorge.
Camillos (pateo dos) fica na rua do Amparo, n.º 18, freguezia de Santa Justa.
Canas (pateo das) fica no becco nas Canas n.º 4, freguezia de S. Miguel, 1 a 14.
Canas (pateo do) fica na rua de Sá da Bandeira, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Cantores (pateo dos) fica a Entre-Campos n.º 4, freguezia de Santos Reis.
Capellista (pateo do) fica na rua de S. Bento n.º 207, freguezia de Santa Isabel.
Capellista (pateo do) fica em Marvilla, freguezia de Santa Maria dos Olivaes.
Capitão (pateo do) fica no largo do Cabeço de Bolla, freguezia dos Anjos.
Caridade (pateo da) fica nas escadinhas de S. Chrispim n.º 5. freguezia de S. Christovão.
Carlos Dias (pateo de) fica na estrada de Sacavém n.° 1 a 3, freguezia de S. Jorge.
Carmo (pateo do) fica na calçada do Carmo n.º 67, freguezia do Sacramento. N'este pateo está o quartel das companhias municipaes de infanteria e cavallaria.
Carmo (pateo do) fica na estrada de Campolide n.° 135, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Carneiro (pateo do) fica no becco do Carneiro n.° 10, freguezia de Santo Estevão.
Carrasco (pateo do). Veja Gama (pateo do).
Capellista (pateo do) no Carros (largo dos) denominação dada pelo vulgo a um pequeno largo na rua de S. Bento.
Casal das Oliveiras, (pateo dos Gallegos) fica na rua do Sol ao Rato n.º 10 a 2, freguezia de Santa Isabel.
Cascaes (pateo do) (vulgo do Couto) fica da rua de S. Lazaro n.º 30, freguezia do Soccorro.
Castelhana (pateo da) fica no largo da Uosa n. 2, freguezia de S. Christovão e S. Lourenço.
Castelhanas (pateo das) fica no fim da calçada da Ajuda, á esquerda, indo da rua da Junqueira, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Catharina (pateo de Santa) denominação dada pelo vulgo ao que fica á direita na rua do Monte de Santa Catharina, junto ao prédio caiado de amarello.
Cavalhariças (rua das) fica no pateo da Alfandega Velha, freguezia de Santa Maria de Belém.
Cebeiro (pateo do) fica na rua das Cangalhas, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Cegos (rua dos) segunda á direita na rua do Infante D.Henrique, indo do largo de Santo André e finda no pateo de D. Fradique, freguezia de S. Vicente. 2 a 42 e 1 a 31.
Ceitil (pateo do) ficava na rua de S. Lazaro.
Cerieiro (pateo do) fica na rua do Sacramento, entre os nos. l00 e 157, freguezia de S. Sebastião da Pedreira, 1 a 20.
Cesário (pateo do) fica na rua de Gomes Freire n.º 73, freguezia da Pena.
Chaves (pateo do) fica na rua da Paschôa n.° 39, freguezia de Santa Isabel.
Christovão (pateo das escadinhas de S.). Veja Escadinhas de S. Christovão (pateo das).
Clara (pateo do Santa) fica na rua Formosa n.° 9, freguezia das Mercês, 1 a 8.
Colleginho (pateo do) fica no largo do Colleginho n.º 2, freguezia do Soccorro.
Commendadeiras de Santos (pateo das) segundo á direita na calçada da Cruz da Pedra, indo do nascente e finda no largo de Santos Novos, freguezia de Santa Engracia. Dentro d'este pateo está a egreja e convento das Commendadeiras de Santos, fundado em 1217 transferida da egreja de Santos-o-Velho em 1490, incendiada pelo terremoto foi novamente reedificado.
Conceição (pateo da) primeiro á direita na rua de Campo de Ourique, indo da rua do Sol ao Rato, freguezia de Santa Isabel.
Conceição (pateo da) fica na rua de S. Sebastião da Pedreira n.º 40, freguezia de S. Sebastião da Pedreira, A a G.
Conceição (pateo da rua da). Veja Rua da Conceição (pateo da)
Conde (pateo da rua do) fica na rua do Conde, freguezia de Santos.
Conservatório (pateo do). Veja Caetanos (pateo dos).
Corredor do Moinho (pateo do). Veja Moinho (pateo do).
Correio (pateo do) fica na calçada do Combro n.º 38 A. freguezia de Santa Catharina.
Cortes (pateo das) fica no largo de Rilvas, freguezia de S. Pedro Alcântara.
Cortez (pateo do) fica na rua da Bempostinha, freguezia dos Anjos.
Corvos (pateo dos) fica na rua do Arco do Limoeiro, na porta que dá serventia para o claustro da Sé, freguezia da Sé.
Cosinhas (pateo das). Veja Costa (pateo do).
Cosinhas (pateo das) fica no fim da calçada da Ajuda, á direita, indo da praça de D. Fernando, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda. O asylo das filhas das victimas do cholera e febre amarella é n'este pateo, aonde também está um chafariz com excellente agua.
Costa (pateo da rua da) fica na rua da Costa n.° 118, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
Costa (pateo do) (vulgo do Gato) fica no largo do Mitello n.° 16. freguezia dos Anjos.
Gouto (pateo do). Veja Cascaes (pateo do).
Couto (pateo do) fica na rua Nova da Alegria n.º 68, freguezia de S. José.
Cova (pateo do) fica na calcada do Cardeal n.º 6, freguezia de Santa Engracia.
Cova da Onça (pateo da) fica na rua da Santissima Trindade, freguezia da Lapa.
Cruz (pateo da) segundo á esquerda na rua da Galé, indo do largo de S. Rafael, freguezia da Sé e S. João da Praça.
Curvo (pateo do) fica na rua do Paraiso n.º 38, freguezia de Santa Engracia.
Cyro, (pateo de S.) fica na rua de S. Cyro n.º 93, freguezia da Lapa.
Desterro (pateo do) fica na rua nova do Desterro, cm frente da travessa do Desterro, freguezia dos Anjos.
Desembargador (pateo do) fica na rua do Olival, entre os n.º' 270 e 272, freguezia de Santos, 1 a 8.
Dorothéa (pateo da) fica na rua nova da Alegria n.º 116, freguezia de S. José, 1 a 7.
Duque de Cadaval (pateo do) fica na rua do Príncipe n.º 67, freguezia do Sacramento.
Duque de Cadaval (pateo do) fica na rua direita de Pedrouços, freguezia de Santa Maria de Belém.
Escadinhas de S. Christovão (pateo das) fica nas escadinhas de S. Christovão n.° 16, freguezia de S. Christovão e S. Lourenço.
Esperança (paleo das Freiras da). Veja Freiras da Esperança (pateo das).
Esterqueira (pateo da) fica no pateo da Alfandega Velha, freguezia de Santa Maria de Belém.
Fabrica (pateo da) (vulgo do Fernandinho) fica em Campolide de Cima, freguezia de S. Sebastião da Pedreira, 1 a 6.
Farello (pateo do) fica na rua Saraiva de Carvalho, freguezia de Santa Isabel.
Faria (pateo do) fica na calçada do Cruzeiro n.° 77, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Feijó (pateo do) fica na rua nova da Piedade n.º 81, freguezia das Mercês.
Fernandinho (pateo do). Veja Fabrica (palco da)
Fernando (pateo de D ) fica na rua de Santa Martha n.o 18G, freguezia do Coração de Jesus.
Fernando (pateo do) fica na rua dos Prazeres n.° 9, freguezia de Santa Isabel.
Ferrador (pateo do) fica na rua de S. Bento n.° 100, freguezia de S. Mamede.
Ferregial (travessa do) (becco da Linheira) primeira á direita na calçada do Ferregial, indo do largo do Corpo Santo e finda na rua do Ferregial de Cima. freguezias dos Martyres, 2, 4 e 18, S. Julião, 6 a 16 e pateo.
Ferreira (pateo do) fica na rua de Santo António da Gloria n.° 22, freguezia de S. José.
Fome Negra (pateo da) fica na rua da Cruz a Alcântara, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
Forno (pateo do) fica no pateo do Regedor n.º 2, freguezia de Santa Justa.
Fornos da Cal (rua dos) fica no fim da rua do Giestal, indo do pateo do Saldanha, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Fradinhos (pateo dos) fica na rua de Santo António da, Gloria n.º 04, freguezia de S. José.
Fratíique (pateo de D.) fica na rua dos Cetros n.º 46 e finda na travessa do Funil nº 12, freguezia de S. Thiago e S. Martinho.
Francezinhas (pateo das) fica na calçada da Estrella n.º 20, freguezia da Lapa.
Franquia (pateo da) fica na travessa da Galé, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
Freiras da Esperança (pateo das) fica na rua da Esperança n.º 72, freguezia de Santos.
Freiras do Rato (pateo das) fica no largo do Rato entre os n.º' 33 e 34, freguezia de S. Mamede.
Freiras Salesias (pateo das) fica na rua das Freiras Salesias, freguezia de Santa Maria de Belém.
Freiras de Santa Joanna (pateo das) fica na rua de Santa Martha n.º 21, freguezia do Coração de Jesus.
Freiras de Santa Martha (pateo das) fica na rua de Santa Martha n.º 198, freguezia do Coração de Jesus.
Freitas (pateo do) fica na travessa das Recolhidas n.º 27, freguezia da Pena.
Gaiolas (pateo das) fica na rua das Cangalhas, freguezia de S. Sebastião da Pedreira. Gaivotas (rua das) primeira á direita no largo do Conde
Galheta (pateo da) fica no becco da Galheta, freguezia de Santos.
Gallega (pateo da) fica na rua da Boa-Vista entre os 11.°' 118 e 120, não tem saida, freguezia de S. Paulo, 2 a 14 e 1 a 15.
Gallegas (pateo das). Veja Casal das Oliveiras.
Gama (pateo do) (pateo do Carrasco) fica no largo do Limoeiro n.° 8, freguezia de S. Thiago e S. Martinho.
Garcia (pateo do) fica na rua de Santo Amaro n.° 12, freguezia de Santa Isabel.
Gaspar Trigo (pateo de) fica na travessa de Gaspar Trigo, freguezia da Pena.
Gato (pateo do). Veja Costa (pateo do).
Geraldes (pateo do) fica na rua de Entre-muros, á direita, indo do Largo do Rato, freguezia de S. Mamede.
Gil (pateo do) fica na rua de S. Bento n.º 457, freguezia de Santa Isabel, 1 a 18.
Grades (pateo das). Veja Abegoaria (pateo da).
Grillo (pateo do) fica na rua da Fonte Santa.
Guarda (pateo da) fica na calçada da Ajuda á direita, indo da praça de D. Fernando e entre a travessa da Ilha das Colinas e rua da Bica, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Herculano (pateo do) fica no Arco do Cego, freguezia de S. Jorge.
Horta (pateo da) fica na travessa da Horta n.º 6, freguezia das Mercês.
Hospital de S. José (pateo do) fica na travessa da Porta do Carro do Hospital Real de S. José. freguezia do Soccorro. Dentro d'este pateo está o edifício da Escola Medico-cirurgica de Lisboa e o Jardim Botânico.
Ilha das Cobras (pateo da) fica na calçada da Graça, freguezia de Santo André e Santa Marinha.
Inquisição (pateo da). Veja Regedor (pateo do).
Irmãs da Caridade (pateo das) fica na rua do Patrocinio n.» 144, freguezia de Santa Isabel.
João Alves (pateo de) fica na rua direita de Pedrouços, freguezia de Santa Maria de Belém.
João Nunes Fernandes (pateo de) fica na rua dos Prazeres n.º 49, freguezia de Santa Isabel.
João Paulino (pateo de) fica no becco de Santo-Antonio ao largo das Fontandias, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
João Pedro (pateo de) fica na rua do Recolhimento ao Caslello, freguezia de Santa Cruz, 1 a 4 e C e D.
José (pateo de S.) fica na travessa de S. José n.º 28, freguezia das Mercês.
José Alves (pateo do) fica na rua do Arco n.º 27, freguezia de S. Mamede.
José António (pateo do) fica na rua de Martim Vaz, freguezia da Pena.
José Maria Corrêa (pateo do) fica na rua de S. Sebastião da Pedreira n.° 130, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Lages (pateo das) fica no largo de Santo Estevão, freguezia de Santo Estevão.
Largo de Andaluz (pateo do) fica no largo de Andaluz n.º 4, freguezia de S. Sebastião da Pedreira, A a I.
Leal (pateo do) fica na rua da Imprensa Nacional n.º 62 freguezia de Santa Isabel.
Leão (pateo do) fica no becco do Leão n.° 3, freguezia de Santa Cruz do Castello.
Leão (pateo do) fica na travessa de Santa Quitéria. Veja Quitéria (travessa de Santa).
Lencastre (pateo do) terceiro á direita na travessa de Santa Cathariua, indo da calçada do Combro, freguezia de Santa Catharina, 1 a 13.
Lima (pateo do) fica na rua nova da Piedade n.º 79, freguezia das Mercês.
Linheira (pateo da) fica na travessa do Ferregial n.º 16, freguezia de S. Julião.
Loureiro (pateo do) fica na rua de Santo António da Gloria n.º 75, freguezia de S. José, 1 a 14.
Machado (pateo do) fica na rua de S. Bento n.º 40, freguezia de S. Mamede.
Machado (pateo do) fica na rua da Imprensa Nacional n.º 39, freguezia de Santa Isabel.
Malheiros (pateo do) fica á esquerda na travessa de S. Francisco Xavier, indo da rua de S. Sebastião da Pedreira, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Marechal ou das Virgens (pateo do) fica na rua do Chafariz de Andaluz n.º 109, freguezia de S. Sebastião da Pedreira. 1 a 12.
Marquez de Lavradio (escadinhas do pateo do). Veja Escadinhas.
Marquez de Penalva de Baixo (pateo do) fica na calçada do Carmo n.° 54, freguezia do Sacramento, 1 a 44.
Marquez de Penalva de Cima (pateo do) fica na calçada do Duque n° 14, freguezia do Sacramento, 1 a 32.
Marquez de Pombal (pateo do) fica na rua de Vieira da Silva, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
Martel (pateo do) fica na rua de S. Sebastião n.° 83, freguezia de S. José.
Martins (pateo do) fica em Campolide de Baixo n.° 8, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Martha (paleo da rua de Santa). Veja Fernando (pateo de D.).
Martim Vaz (pateo da rua do) fica na rua do Martim Vaz n.º' 20 a 32, freguezia da Pena.
Mayer (pateo do) fica na rua do Chafariz de Andaluz n.º 8, freguezia de S. Sebastião da Pedieira.
Mello (pateo do) fiça na travessa de S. Bernardino n.°26, freguezia da Pena.
Moeda (pateo da) fica na rua de S. Paulo, antes de chegar á rua Occidental da Moeda, 2 3 a 7, seguidos, freguezia de S. Paulo.
Moinho (pateo ou interior do) fica na rua da Graça n.º 22, freguezia dos Anjos. 20
Monte (pateo da calçada do) fica na calçada do Monte n.º 12, freguezia dos Anjos.
Monteiro (pateo do) fica na rua do Patrocínio n.° 79, freguezia de Santa Isabel.
Monteiro (pateo do) fica na travessa do Almargem n.º 2, freguezia da Sé e S. João da Praça, 1 a 11. 
Monteiro (pateo do) fica na travessa da Légua da Povoa n.º 7, freguezia de S. Mamede.
Negrão (pateo do). Veja Conceição (pateo da).
Nepoumuceno (pateo do) fica na rua nova d'Alegria n.º 112, freguezia de S. José, 1 a 7.
Nora (pateo da) quarto á direita na calçada da Ajuda, indo da rua da Junqueira, freguezia de Santa Maria de Belém.
Oliveira ao Carmo ou do Pimenta (pateo da) liça na rua da Oliveira ao Carmo n.º 16, freguezia do Sacramento.
Opera (pateo da) fica na fim da calçada da Ajuda, passando o pateo das Castelhanas, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Operários (pateo dos) fica na rua das Trinas do Mocambo n.º 71, freguezia da Lapa.
Ourives (pateo do) fica na rua de Arroyos n.º 106, freguezia de S. Jorge.
Palmeira (pateo da) fica na calçada da Estreita n.º 27, freguezia da Lapa.
Pamplona (pateo do) fica na rua de Santo António da Glória n.º 56, freguezia de S. José, 1 a l4.
Parreiras (pateo das, ou da rua do Conde). Veja Conde (pateo da rua do).
Parreiras (travessa das) (calcada de Santo António) fica no fim da calçadinha de Santo António, indo da rua de Parreiras (pateo das) fica na travessa do Caldeira n.º 19, freguezia de Santa Catharina.
Parreiras (pateo das) fica na rua do Limoeiro n.º 12, freguezia de S Thiago e S. Martinho, 1 a 12.
Parreirinha (pateo da) denominação dada pelo vulgo ao segundo á esquerda no becco da Cardoza, indo do largo de S. Miguel.
Pateo do Saldanha (largo do) fica entre a travessa do Pateo do Saldanha e a calçada da Boa-Hora, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Pateo do Saldanha (travessa do) segunda a direita na rua da Junqueira, indo da rua de S. Joaquim e finda no largo do Pateo do Saldanha, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Pateo das Vaccas (travessa do) segunda á esquerda subindo a calçada da Ajuda, indo da Junqueira e finda na calçada do Galvão, freguezia de Santa Maria de Belém 1 a 61.
Patinhas (pateo das). Veja José Alexandre (pateo de).
Patinhas (pateo do) fica na travessa da Verónica n.º 29, freguezia de S. Vicente.
Patriarcha (pateo do) fica á direita no largo de S. Roque, indo da calçada do Duque, freguezia do Sacramento. N'este pateo está a Companhia de Carruagens Lisbonense. A propriedade foi n'outro tempo o Theatro do Bairro Alto.
Peixinhos (pateo dos) fica na rua do Aharracamento da Cruz dos Quatro Caminhos, á direita, indo da rua da Graça, freguezia de Santa Engracia.
Penalva de Baixo (pateo do). Veja Marquez de Penalva de Baixo.
Penalva de Cima (pateo do). Veja Marquez de Penalva de Cima.
Pereira (pateo do) fica na rua do Jardim, freguezia de Santa Isabel.
Pimenta (pateo do) fica na travessa do Atayde n.º13, em frente da rua do Alecrim, freguezia de S. Paulo, 13 A a 13 C.
Pimenta (pateo do) ao Carmo. Veja Oliveira ao Carmo (pateo da).
Pires (pateo do) fica na rua de Santo António da Gloria n.° 7, freguezia de S. José, 1 a 18.
Pretas (pateo das) fica na rua da Paschoa n.º 43, freguezia de Santa Isabel.
Pretas (pateo das) fica na rua de Santa Cruz do Castello n.º 2o, freguezia de Santa Cruz do Castello.
Pretas (pateo das) fica na rua da Guia n.° 9, freguezia do Soccorro.
Pretas (pateo das) fica na travessa da Cruz do Desterro, freguezia da Pena.
Prior (pateo do) fica no becco da Formosa n.º 15, freguezia de S. Miguel, 1 a 11.
Pucildes (pateo do) fica na rua de S. Lazaro n.º 12, freguezia do Succorro.
Quinta da Saudade, (pateo da) fica na rua nova da Estrelia n.° 79, freguezia de Santa Isabel.
Quintalinho (pateo do) fica na estrada da Cruz do Taboado n ° 38, freguezia de S. Sebastião da Pedreira.
Quintalinhos (pateo dos) fica nas Escolas Geraes n.° 3, freguezia de Santo André e Santa Marinha.
Quintalinhos (pateo dos) fica no Beato, freguezia de S. Bartholumeu do Beato.
Ramos (pateo do) fica no largo da Achada n.° 68, freguezia de S. Christovâo è S. Lourenço.
Rão (pateo do) fica na rua das Trinas do Mocambo n.º 155, freguezia da Lapa.
Ratão (pateo do) fica na rua de Santo António ao Calvário n.° 41, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
Rato (pateo do) fica na rua das Trinas do Mocambo n.° 121, freguezia da Lapa.
Rato (pateo das Freiras do). Veja Freiras do Rato (pateo das).
Recolhidas (pateo das) fica na rua da Achada n.º 8, freguezia de S. Christovão e S. Lourenço.
Regedor (pateo do) (vulgo da Inquisição) fica pela rectaguarda do Theatro de D. Maria II, freguezia de Santa Justa, 1 a 18.
Reserva da Rainha (pateo da) primeiro á direita na calçada da Ajuda, junto ao palácio, indo da rua direita da Junqueira, freguezia de Santa Maria de Belém.
Rosa (pateo da) fica na rua de S. Bento n.º 636, freguezia de S. Mamede.
Rua da Conceição (pateo da) fica na rua da Conceição da Gloria n.º 70, freguezia de S. José.
Rua do Conde (pateo da) fica na rua do Conde, freguezia de Santos.
Rua das Trinas (pateo da) fica na rua das Trinas do Mocambo n.º 107, freguezia da Lapa.
Saboarias (becco e pateo das) fica na rua Vinte e Quatro de Julho, pela rectaguarda da Fabrica de Gelo, freguezia de Santos.
Sacavém (pateo do) fica na rua de S. Bento n.º 596, freguezia de S. Mamede.
Saldanha (travessa e largo do pateo do). Veja Pateo do Saldanha (travessa e largo).
Santos (pateo do) fica na rua da Conceição da Gloria n.º 62, freguezia de S. José.
Santos (pateo do) fica na travessa das Salgadeiras, á esquerda subindo, indo do largo do Mastro, freguezia da Pena.
Santos (pateo do) fica na rua de Martim Vaz n.º 86, freguezia da Pena.
Santos (pateo das Commendadeiras de). Veja Commendadeiras de Santos (pateo das).
Sardinha (pateo do) fica na rua da Bempostinha n.° 20, freguezia cios Anjos.
Sarmento (pateo do) fica na travessa de Santa Quitéria n.º 49, freguezia de Santa Isabel.
Saudade (pateo da) fica na rua nova da Estrella n.º 79, freguezia de Santa Isabel.
Seabra (pateo do) fica no fim da calçada do Guarda-joias, indo do largo do pateo do Saldanha, freguezia de Nossa Senhora da Ajuda.
Seabra (pateo do) fica na rua direita de Pedrouços, freguezia de Santa Maria de Belém,
Silva (pateo do) fica no becco da Cardoza, freguezia de S. Miguel.
Solano (pateo do). Veja Fiel (pateo do).
Terras de Sant'Anna (pateo das) fica na travessa das Terras de Sant'Anna n.° 5, freguezia de Santa Isabel.
Thorel (travessa do) primeira á esquerda no lim da rua do (Convento de Sant'Anna, indo da calçada de Sant'Anna e finda no pateo do Thorel, freguezia da Pena, 2 a 16 e 1 a 31.
Thorel (pateo do) fica no fim da travessa do Thorel n.° 31, freguezia da Pena.
Tijolo (pateo do) segundo á esquerda na rua de D. Pedro V, indo da rua da Rosa, freguezia das Mercês, 1 a 63.
Torneiras (pateo das) fica na rua de Valle de Pereiro n.° 32, freguezia de S. Mamede.
Trinas (pateo da rua das). Veja rua das Trinas (pateo da).
Trinas (pateo das) fica na rua das Trinas do Mocambo n.º 65), freguezia da Lapa.
Tronco (pateo do) fica na rua de Santo Antão, entre os nos. 153 e 155, não tem saida, freguezia de S. José, 1 a 33.
União (pateo da) fica na calçada de Sant'Anna n.º 124, freguezia da Pena.
Vaccas (pateo das) fica na travessa do Pateo das Vaccas, á esquerda, indo da calçada da Ajuda, freguezia de Santa Maria de Belém.
Vaccas (travessa do pateo das). Veja Pateo das Vaccas (travessa do).
Vaccas (pateo das) fica na rua de S. Félix n.º 31, freguezia da Lapa.
Valladares (pateo do) fica do Poço do Bispo, freguezia de S. Bartholomeu do Beato.
Viagem (pateo do). Veja Biaggi (pateo do).
Vicente (pateo de S.) é o que fica pela rectaguarda do edifício de S. Vicente, junto ao Arco Grande de Cima no Campo de Santa Clara, freguezia de S. Vicente.
Victorino (pateo do) fica na rua de Santo António da Gloria n ° 7, freguezia de S. José. 1 a 9.
Vidros (pateo dos) fica da calçada de Santo Amaro, freguezia de S. Pedro em Alcântara.
Villas (pateo do) fica na rua nova da Alegria n.º 12, freguezia de S. Josó, 1 a 7.
Vilella (pateo do) fica na travessa do Terreiro de Santa Cattiarina n.º 30, freguezia de Santa Catharina.
Virgens (pateo das). Veja Marechal (pateo do).
Visconde da Asseca (pateo do) fica á esquerda no fim da calçada de Santos, indo da rua de D. Vasco da Gama e finda
Zebras (pateo das).

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Excelente poste, até apetece imitar o anúncio da TV 'tem tudo e mais alguma coisa'

Cumpts.
Valdemar Silva