A joalharia, ourivesaria e relojoaria "João Velloso Feijó", foi fundada em 1895 , por João Velloso Feijó (nascido em 1855) na Rua da Prata, 299-303 esquina com os nos. 51-55 da Rua da Betesga, em Lisboa.
Inicialmente, este estabelecimento era um misto de casa de câmbios, tabacos, loterias, ourivesaria, relojoaria e um café-restaurante - "Café Feijó" - na frente para a Rua da Betesga, 53-55. Como casa de câmbios tinha uma sucursal na mesma rua nos nos 122-124.
Em 1910, já Velloso Feijó tinha acabado com o negócio dos câmbios, loterias, tabacaria e café restaurante, sendo as suas vastas instalações passado a servir apenas o negócio de joalharia, ourivesaria e relojoaria.
Nos anos 20 do século XX, já tinha sido constituída a firma "João Veloso Feijó, Limitada" cujos sócios eram seus filhos João Veloso Feijó Júnior (nascido em 1895) e Hipólito Veloso Feijó (nascido em 1890), que em escritura de alteração do pacto social da mesma, em 10 de Agosto de 1943, passou a ter um capital social de 360.000$00, sendo o primeiro o maioritário com uma cota de 260.000$00. Na mesma escritura ficou definido que: «A administração e gerência de todos os negócios da sociedade e a sua representação em juízo e fora dele, activa e passivamente, serão exercidas por ambos os sócios, que desde já ficam nomeados gerentes, com dispensa de caução.
"João Velloso Feijó" (abaixo da "Nacional Rádio, Lda.") nos anos 60 dos século XX com a "Confeitaria Nacional", fundada em 1829, a seu lado
O sócio João Veloso Feijó Júnior poderá delegar os seus poderes de gerente em seu filho João Veloso Feijó, quando ele se tornar maior por lei ou por emancipação.» Quanto a distribuição de lucros: «60 por cento para o sócio João Veloso Feijó Júnior e 40 por cento para o sócio Hipólito Veloso Feijó.»
Nota: acerca da história da "Confeitaria Nacional", consultar neste blog, o seguinte link: Confeitaria Nacional".
Por sua vez, o outro irmão Ricardo Velloso Feijó, estabeleceu-se com a ourivesaria e joalharia "Ricardo Velloso Feijó, Lda.", na Rua dos Correeiros, 273 em Lisboa.
A "Ricardo Velloso Feijó, Lda.", em 1967 já estava instalada na Praça da Figueira, 2-A.
A "João Veloso Feijó, Lda.", manteve-se na família Feijó até ao seu encerramento definitivo já na primeira década do século XXI, tendo dado lugar a uma loja de pronto a vestir feminino "Zeva Boutiques".
2 comentários:
Mais um excelente e esclarecedor poste.
Tal como acontece com a morada da Confeitaria Nacional, quem não souber fica na dúvida de estar na Praça da Figueira ou na Rua da Betesga.
Julgo que nestes casos, a morada na Rua da Betesga, assim seria, quando existiam os edifícios da Praça-Mercado da Figueira, a partir de 1951 desde a Rua dos Correeiros até à Rua dos Fanqueiros passou a ter nova numeração como Praça da Figueira, e do lado norte aconteceu o mesmo com a Rua do Amparo.
Cumprimentos
Valdemar Silva
Caro Valdemar Silva
Grato por mais este seu comentário.
Corroboro da sua opinião.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário