Restos de Colecção: Teatro Bernardim Ribeiro

24 de fevereiro de 2021

Teatro Bernardim Ribeiro

O "Teatro Bernardim Ribeiro", foi inaugurado em 22 de Julho de 1922, na Av. Miguel Bombarda na vila de Estremoz. A sua construção foi iniciada em 1916, depois da tomada de consciência por parte de um grupo de notáveis estremocenses da necessidade de construir uma sala de espectáculos com as devidas condições. A sua inauguração contou com a representação da peça "Marinela" (adaptação dos Irmãos Quintero da peça de Pérez Galdós) pela "Companhia Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro".




"Teatro Bernardim Ribeiro" na Avenida Miguel Bombarda, à direita na foto

Uns anos antes e em 1901 ...


1901

 


"Rocio do Marquez de Pombal"  de Estremoz em 1891 


Outro espectáculo desta vez de animatógrafo o mesmo local



1927

Seguindo a tipologia de teatros de inspiração italiana, o projecto foi da autoria de Ernesto da Maia e as pinturas decorativas foram da responsabilidade do pintor Benvindo Ceia. Em frente aos camarotes, alternam pinturas a óleo, onde figuram grandes nomes da dramaturgia nacional de finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. Em 1991 sofreu obras profundas de remodelação e restauro e em 2003, após um incêndio situado na área do palco, teve a recuperação integral daquela zona.

Com a sua construção a ter início em 1 de Maio de 1916 (as dificuldades financeiras que as diversas subscrições públicas não conseguiram colmatar apenas viriam a permitir a sua conclusão no ano de 1922),  teve como principais responsáveis:

  • Projecto: Ernesto da Maia
  • Carpinteiro e Estuques decorativos: António Martins Esteves
  • Pintores artísticos: Benvindo Ceia (pinturas do tecto); Martins Esteves e Manuel Silva Rato (pinturas dos camarotes e outras)
Em 1991, o "Teatro Bernardim Ribeiro" seria alvo duma grande intervenção, incluindo a demolição parcial do Salão de Festas/Jardim de Inverno e substituição por um corpo de planta rectangular com funções polivalentes; criação de instalações sanitárias; remodelação da rede de electricidade; recuperação de coberturas, limpeza e restauro de pinturas, tratamento da estrutura de madeira do proscénio, recuperação de cadeiras; remodelação da área de ligação entre a sala de espectáculos e o novo espaço polivalente, incluindo bar, lavabos, segundo foyer, tratamento de rebocos exteriores e pintura geral.

Os autores do projecto desta intervenção foram os arquitectos Duarte Nuno Simões e Nuno Simões, cabendo a execução à empresa "Projectoplano".






«O "Teatro Bernardim Ribeiro", propriedade do Município de Estremoz, representa um instrumento de grande importância na prossecução das políticas de desenvolvimento cultural definidas pelo executivo da autarquia, constituindo um espaço privilegiado de promoção e difusão de actividades culturais, artísticas e recreativas.


                                                     1947                                                                           1948



                                                     1956                                                                            1958



                                                      
1961                                                                           1963      

Este Teatro está vocacionado como espaço nobre de serviço público, no qual se visa promover e divulgar actividades no âmbito da cultura e das artes. Nomeadamente, pretende-se incentivar, através da dinamização do Teatro, o cinema experimental e/ou de qualidade, o teatro, de origem nacional ou estrangeira, as manifestações teatrais ou para-teatrais de raiz popular e tradicional, a música erudita e/ou tradicional, a dança e o bailado, a ópera, leituras ou recitais poéticos, conferências, debates e colóquios sobre temas científicos ou artísticos e exposições.»

Nos finais dos anos 80 do século XX

1974

Classificado com Imóvel de Interesse Municipal desde 1997, o "Teatro Bernardim Ribeiro" é uma dos ex-libris da cidade de Estremoz é a principal sala de espectáculos do concelho.

Nota: texto baseado no publicado no site "Estremoz tem mais encanto" da Câmara Municipal de Estremoz.

fotos in: Delcampe.net      Cartazes: retirados do catálogo da exposição organizada pela Câmara Municipal de Estremoz de 15 a 29 de Julho de 2014

2 comentários:

Paulo Silva disse...

Boas
A penúltima gravira não pode ser dos finais dos anos 60. O carro da esquerda é um Citroen AX, com início de produção em 1986.
Cumprimentos
Paulo Silva

José Leite disse...

Caro Paulo Silva

Grato pela correcção.
Cumprimentos

José Leite