Restos de Colecção: Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo

13 de setembro de 2020

Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo

A "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo", foi fundada 26 de Maio de 1872, por um grupo de cabos da Polícia Civil, como "Sociedade Filarmónica Alunos Capricho". Como os cabos da Polícia não eram suficientes para formar uma banda, tiveram de ir recrutar aos paisanos, - elementos da Polícia Civil - que logo se opuseram à designação inicial e mudaram para Alunos de Apolo.


A banda da "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo", em 26 de Fevereiro de 1926


A mesma em 26 de Maio do mesmo ano

A sua primeira sede, funcionou na Rua de São João dos Bem Casados, 41, 1º (hoje Rua Silva Carvalho). Após alguns anos, a sede passou para a Rua da Arrábida, 70, 1º. E finalmente, a 18 de Agosto de 1956 transferiu-se para a Rua Silva Carvalho, 225, onde funciona actualmente.

As Bandas Filarmónicas davam concertos em recintos fechados e na rua. Os tempos eram difícieis e certo dia, estava a Banda da Alunos de Apolo a tocar na rua - com o regente  a dirigir a mesma utilizando uma pequena vareta modesta - quando passou o Rei D. Carlos I. A Banda logo se perfilou e passou a tocar o "Hymno da Carta", o que "obrigou" o Rei a parar e a assistir. Depois de agradecer reparou na varinha e pouco tempo depois enviou uma batuta com cabo de prata à Sociedade, com dedicatória.  

Concerto da Banda da "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo" em 30 de Maio de 1933

Notícia no jornal "O Comercio da Ajuda" de 16 de Março de 1935

Ao longo dos anos a Sociedade foi apoiando e desenvolvendo as mais variadas actividades.: teatro, música, folclore, ténis de mesa, ciclismo, boxe, futebol de salão, beneficência e dança. Hoje em dia as actividades a que se dedica estão centradas na dança desportiva ou de salão e acções de beneficência.


Na última foto, a equipe de ténis de mesa da SFAA na revista "Stadium de 15 de Dezembro de 1942


E no ciclismo noutro artigo em 1 de Novembro de 1944

A sociedade fez-se também representar nas festas da cidade através da marcha popular de Campo de Ourique. A primeira marcha de Campo de Ourique organizada pela  "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo", foi em 1932. Em todas as actividades que esta colectividade promoveu foi conquistando taças, medalhas e trofeus.




É em meados de Setembro de 1971 que começa a dança em Portugal. Na Alunos de Apolo foi Luís Luzes (dançarino de rock & roll e campeão diversas vezes) que ao lado de Carlos Alberto Rodrigues, iniciaram a actividade de ensino e concurso de danças de salão no nosso país.


"Xutos e Pontapés" na "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo" em 13 de Setembro de 1979

Uns anos mais tarde, em 13 de Janeiro de 1979, para lá das três da manhã, quando Tim e Zé Pedro dos "Xutos e Pontapés" pousaram os instrumentos e deram por terminado o seu primeiro concerto ao vivo. Antes, já Zé Leonel, o vocalista, tinha saído pela frente do palco e Kalú, que tinha levado uma injeção na tropa, seguiu-lhe os passos.

«Tocámos quatro músicas em sete minutos» lembrou Kalú. «Também não era preciso mais tempo, afinal de contas já tínhamos feito tudo o que sabíamos», acrescentava Tim. A banda tinha apenas feito dois ensaios, um deles uma hora antes do concerto e, como recordava Zé Pedro numa entrevista concedida ao CM, por altura dos 35 anos de carreira, "estava tudo muito colado com cuspo".

Reza a história, no entanto, que a atuação foi demolidora. Alguns responsáveis pela coletividade chegaram mesmo a pensar em terminar com a "barulheira", uma intenção que caiu logo por terra quando alguém se lembrou que aquilo podia gerar a revolta do público. "É malta nova e nós temos de nos aguentar", disse, à data, um dos gerentes. in: jornal "Correio da Manhã.

Em Julho de 1986 a "Sociedade Alunos de Apolo" passa por uma grande crise, com água e luz cortadas, mas com a força e perseverança de Carlos Rodrigues (que liga a água e a luz arriscando-se a ser preso ...) continua a promover bailes e ao fim de três meses já tinha realizado capital para reerguer a colectividade. Desde 1946 que Carlos Alberto Rodrigues dedica a sua vida à "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo", com admirável abnegação.


2015


2016

Com cerca de 600 associados, a "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo", já com 148 anos de existência (!), e continuando a contar com Carlos Alberto Rodrigues no "comando do navio" (ao longo de 74 anos !!), contam hoje com professores credenciados internacionalmente e que são júris pelo mundo fora. Qualquer um pode aprender, além das danças de salão, danças latinas e tango argentino.

Carlos Alberto Rodrigues o "timoneiro" da "Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo" desde 1946 (74 anos !!)







3 comentários:

APS disse...

Oportuna e merecíssima evocação!
Um bom Domingo, cordialmente.

Unknown disse...

Encontrei a sua página numa pesquisa sobre a sala Alunos de Apolo.
Muitos parabéns pelo seu trabalho.
Permito me sugerir a correcção da data do concerto dos Xutos & Pontapés naquela sala:
13 de Janeiro de 1979 e não 13 de Setembro como mencionado.
Cumprimentos
Julio Antunes

José Leite disse...

Muito grato pela sua correcção
Cumprimentos
José Leite