Restos de Colecção: Nova Sapataria da Moda

26 de setembro de 2020

Nova Sapataria da Moda

 A "Nova Sapataria da Moda", que esteve instalada na Rua Augusta 102 a 108, em Lisboa, foi fundada na Rua de São Nicolau, 47 a 49, em 1898 ainda com a designação de "Sapataria da Moda", pelos mesmos proprietários, a firma "Victor Gomes & Pedroso".


Após a sua ampliação em 1916

Anúncio em 29 de Julho de 1907


Antes da sua ampliação compreendendo os nºs de 106 a 108


1904


1906

Acerca desta famosa sapataria lisboeta, nada melhor que transcrever m pequeno apontamento publicado no jornal "A Capital" em 13 Setembro de 1916:

«A Nova Sapataria da Moda é a sapataria preferida pela nossa sociedade elegante - a sapataria verdadeiramente aristocratica pela belleza das suas installações, pela distincção das suas confecções, pela qualidade da sua clientella.

Na sua larga montra vê-se immediatamente o requinte do gosto que preside a todos os seus trabalhos, onde ha calçados em todos os estylos, em todos os couros e em todos os tecidos, de que se usa fazer sapatos, para todas as toilettes e para todas as exigencias.

Tem installlações na rua Augusta, 102 a 108 e na rua de S. Nicolau 61 a 65, tendo ainda uma filial no Porto, na rua Sá da Bandeira, 232.


Rua de S. Nicolau


R. de Sá da Bandeira, no Porto

O luxo dos seus modelos excede tudo o que as nossas palavras possam dizer, tendo obtido o Grand Prix na exposição do Rio de Janeiro em 1908 e a medalha de ouro, na exposição de S. Luiz, em 1904.

A Sapataria da Moda tem uma consideravel exportação para o Brazil e Africa, tanto em calçado de senhoras como em calçado de homens e de creanças, sendo o insistente pedido de encommendas que d'ali lhe vem a prova mais frisante do lisongeiro acolhimento com que são recebidas.


1913


5 de Janeiro de 1919


29 de Julho de 1920

O seu pessoal é composto por empregados de ambos os sexos, sendo proverbial a affabilidade com que satisfazem o incalculavel numero de pessoas de elevada cathegoria que são clientes da Nova Sapataria da Moda.




As officinas d'esta casa estão installadas na rua de S. Nicolau, nº 2, onde trabalham cerca de 150 operarios sob a direcção de verdadeiros mestres.»

A "Nova Sapataria da Moda", que foi ampliando as suas instalações na R. Augusta ao longo dos anos, mantinha os seus escritórios na R. de S. Nicolau, 59 -1º depois de terem estado instalados na R. dos Correeiros 29 - 2º.

fotos in: Arquivo Municipal de LisboaHemeroteca Digital de Lisboa 

1 comentário:

omouralinda disse...

Uma delícia, este post.
Obrigado por continuar a partilhar connosco estas autênticas relíquias