Com o falecimento de Arnaldo Matias de Matos (1939-2019), no passado dia 22 de Fevereiro, e como já não publicava nenhum artigo acerca de política passada, há algum tempo, aqui ficam alguns cartazes em que o “o grande dirigente e educador do proletariado português” é mencionado e algumas capas de livros da sua autoria.
Arnaldo Matias de Matos (1939-2019)
Recordo que Arnaldo Matos, advogado de profissão, foi um dos um dos quatro fundadores do “MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado” , em 18 de Setembro de 1970, juntamente com Fernando Rosas, João Machado e Vidaúl Ferreira. A partir de 26 de Dezembro de 1976 passaria a “PCTP - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses”.
Aqui ficam alguns cartazes históricos, entre 1974 e 1977 …
Alguns livros da autoria de Arnaldo Matos …
Cartazes e capas de livros in: Ephemera, Universidade de Aveiro, Fundação Mário Soares; Biblioteca Nacional Digital, Diário de Notícias
5 comentários:
Caro José Leite
Boa publicação esta sobre Arnaldo Matos.
Também faleceu o pianistya Sequeira Costa. Será que tens informação privilegiada sobre ele ?
Obrigado
Caro Ricardo Santos
Grato pelo seu comentário.
Infelizmente não tenho nada sobre o pianista Sequeira Costa.
Ao contrário de Maria João Pires, outra grande pianista, pouco foi divulgado cá em Portugal acerca do seu percurso, já que foi a maior parte feito no estrangeiro, tendo morrido nos Estados Unidos, onde residia.
Os meus cumprimentos
José Leite
Bom dia
Um ponto de partida para o pianista Sequeira Costa poderia ser a Aula Magna onde decorreram os concursos de piano Viana da Motta, com fama internacional e por ele organizados. Ainda assisti a alguns. Vianna da Motta foi aluno de Liszt, Sequeira aluno de Vianna e o pianista A. Pizarro discípulo de Sequeira. Assim se passa o testemunho.
Política à parte, os cartazes do mrpp tinham forte impacto e bem pintados.
Cumprimentos
Gonçalo
Senhor José Leite
Muito aprecio o seu trabalho neste excelente Blogue.
Mas permita-me que lhe pergunte:
Arnaldo Matos, que OBRA relevante deixou à Nação portuguesa, que justifique o seu "post"?
Só lhe conheço uma: mentor dos "coveiros" de Portugal.
Estou certo ou estou errado?
Meus cumprimentos
Manuel Alves
Caro Sr. Manuel Alves
Grato pela sua questão ...
Esta publicação não se deveu certamente à minha ideologia política, antes pelo contrário, mas, apenas e só, um pequeno apontamento dentro do pluralismo que me tem norteado nas publicações de carácter político de tempos idos ... Ou seja pelas mesmas razões que publiquei e "falei" em folhetos e cartazes do Estado Novo, extrema direita, extrema esquerda, etc.
Gostemos ou não, também fez parte da história mais recente de Portugal, pelas boas ou más razões. Recordo que o MRPP foi o 2º partido de esquerda a formar-se antes de 25 de Abril de 1974.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário