Restos de Colecção: Arnaldo Matos

26 de fevereiro de 2019

Arnaldo Matos

Com o falecimento de Arnaldo Matias de Matos (1939-2019), no passado dia 22 de Fevereiro, e como já não publicava nenhum artigo acerca de política passada, há algum tempo, aqui ficam alguns cartazes em que o “o grande dirigente e educador do proletariado português” é mencionado e algumas capas de livros da sua autoria.

Arnaldo Matias de Matos (1939-2019)

Recordo que Arnaldo Matos, advogado de profissão, foi um dos um dos quatro fundadores do “MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado” , em 18 de Setembro de 1970, juntamente com Fernando Rosas, João Machado e Vidaúl Ferreira. A partir de 26 de Dezembro de 1976 passaria a “PCTP - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses”.


© Arquivo DN

Aqui ficam alguns cartazes históricos, entre 1974 e 1977 …

  

   

     

  

  

Alguns livros da autoria de Arnaldo Matos …

 

  

Cartazes e capas de livros in: Ephemera, Universidade de Aveiro, Fundação Mário Soares; Biblioteca Nacional Digital, Diário de Notícias

5 comentários:

Ricardo Santos disse...

Caro José Leite

Boa publicação esta sobre Arnaldo Matos.

Também faleceu o pianistya Sequeira Costa. Será que tens informação privilegiada sobre ele ?

Obrigado

José Leite disse...

Caro Ricardo Santos

Grato pelo seu comentário.

Infelizmente não tenho nada sobre o pianista Sequeira Costa.

Ao contrário de Maria João Pires, outra grande pianista, pouco foi divulgado cá em Portugal acerca do seu percurso, já que foi a maior parte feito no estrangeiro, tendo morrido nos Estados Unidos, onde residia.

Os meus cumprimentos
José Leite

Anónimo disse...

Bom dia
Um ponto de partida para o pianista Sequeira Costa poderia ser a Aula Magna onde decorreram os concursos de piano Viana da Motta, com fama internacional e por ele organizados. Ainda assisti a alguns. Vianna da Motta foi aluno de Liszt, Sequeira aluno de Vianna e o pianista A. Pizarro discípulo de Sequeira. Assim se passa o testemunho.
Política à parte, os cartazes do mrpp tinham forte impacto e bem pintados.
Cumprimentos
Gonçalo

Anónimo disse...

Senhor José Leite

Muito aprecio o seu trabalho neste excelente Blogue.
Mas permita-me que lhe pergunte:
Arnaldo Matos, que OBRA relevante deixou à Nação portuguesa, que justifique o seu "post"?
Só lhe conheço uma: mentor dos "coveiros" de Portugal.
Estou certo ou estou errado?
Meus cumprimentos
Manuel Alves

José Leite disse...

Caro Sr. Manuel Alves

Grato pela sua questão ...

Esta publicação não se deveu certamente à minha ideologia política, antes pelo contrário, mas, apenas e só, um pequeno apontamento dentro do pluralismo que me tem norteado nas publicações de carácter político de tempos idos ... Ou seja pelas mesmas razões que publiquei e "falei" em folhetos e cartazes do Estado Novo, extrema direita, extrema esquerda, etc.

Gostemos ou não, também fez parte da história mais recente de Portugal, pelas boas ou más razões. Recordo que o MRPP foi o 2º partido de esquerda a formar-se antes de 25 de Abril de 1974.

Os meus cumprimentos
José Leite