O “Old England - Grandes Armazens Internacionaes” foi fundada em 1903, ocupando só a loja e mais três andares edifício da esquina da Rua Augusta com a Rua de São Nicolau, em Lisboa. No entanto o proprietário inicial não quis aproveitar as possibilidades em perspectiva e, em 1908, a casa passou à posse da firma "Sarmento & C.ª ", que lhe proporcionou o incremento devido. Esta sociedade era composta por Praxedes Sarmento Barata e João de Viveiros Pereira, tendo ficado a administração e direcção a cargo do primeiro.
Progredindo, de ano para ano, a nova firma, em 1914, aumentou mais dois andares ao edifício onde estava instalada, vindo mais tarde, a anexar outros três andares do prédio ao lado, nº 117. Ao mesmo tempo procedeu à reforma das instalações, montou um elevador para uso dos clientes e dotou as várias secções com os mais modernos requisitos. Comercializava confecções para senhora, homem e crianças, com secções de luvaria, camisaria, chapelaria, e gravataria.
Publicidade em 1909
1910
Capa de Catálogo para o Inverno 1911/12
1915 Cartaz em 1917
Em 1945, o "Old England" ocupava por completo o prédio, tendo as suas secções distribuídas da seguinte maneira: No rés-do-chão alfaiataria; no primeiro andar, camisaria e alfaiataria de crianças; no segundo andar chapelaria e gabinetes de prova; no terceiro andar, oficinas de alfaiate; no quarto andar, secção de fato confeccionado, em bons tecidos; no quinto andar, escritórios.
As amplas oficinas do estabelecimento, onde trabalhavam normalmente trinta operários de ambos os sexos, ocupam os terceiros andares dos dois prédios e o quarto andar do prédio contíguo. Este pessoal era interno e permanente e não incluía o numeroso pessoal externo que atingia as centenas de pessoas.
Edifício e publicidade em 1945
Postal de Abril de 1949
O “Old England”, afirmava nos seus anúncios mais antigos: «Estes armazens são os unicos que téem á testa dos seus ateliers de alfayateria um mestre de córte diplomado pela Academia Minister, de Londres, d'onde téem sahido os alfayates mais notaveis da Europa.»
"Old England" ao fundo à direita (dentro da elipse desenhada), em foto de 1963
Não sei quando o “Old England”, encerrou em definitivo, ao certo, mas creio que nos anos 90 do século XX.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário