O “Aeroporto de Lisboa” na Portela de Sacavém, projectado pelo arquitecto Francisco Keil do Amaral entrou ao serviço em 19 de Outubro de 1942. A sua inauguração simbólica tinha tido lugar na véspera, dia 18 de Outubro, tendo a cerimónia sido presidida pelo Ministro da Obras Públicas e Comunicações eng. Duarte Pacheco.
Aerogare do “Aeroporto de Lisboa” aquando da sua inauguração em 19 de Outubro de 1942
No “Aeroporto de Lisboa” já estavam instalados os postos da Polícia Internacional, Guarda Fiscal, Afândega, serviços radioeléctricos e meteorológicos, e escritórios das cinco grandes companhias aéreas: “BOAC - British Overseas Airways Corporation”, “Lufthansa”, “Ala Littoria”, “Iberia” e “Aero Portuguesa”. O posto do "SPN - Secretariado de Propaganda Nacional". Começaria a funcionar dias depois, assim como o seu primeiro pequeno restaurante-bar.
Em 22 de Março de 1947, após a primeira pequena ampliação e construção da “torre de controle” do “Aeroporto de Lisboa”, foram inaugurados o novo bar, restaurante, esplanada e cantina, promovidos pelo industrial hoteleiro Alexandre de Almeida, através da sua empresa “Hotéis Alexandre d’Almeida”, tendo as obras sido executadas pela empresa "Sociedade de Construções Amadeu Gaudêncio, Lda."
Bloco do restaurante-bar e esplanada ainda em construção por cima da entrada/saída de passageiros para a pista
Esplanada e restaurante-bar já concluídos
O novo restaurante tinha capacidade para 100 pessoas. No piso superior estava instalada a sala de jantar envidraçada com vista para o Aeroporto onde ficava a esplanada, e no andar inferior a cantina para as tripulações dos aviões assim como o Bar.
Sala do Restaurante
Bar e Esplanada
Cozinha
Para quem quisesse ver os aviões sentado na esplanada, nada de “borlas” …
gentilmente cedido por Carlos Caria
Postal publicitário
Factura de 1954. Muito caro, para a época …
Nota: para aceder á história do “Aeroporto de Lisboa” no período compreendido entre 1942 e 1947, aceder ao seguinte link, neste blog: “Aeroporto de Lisboa entre 1942 e 1947”.
6 comentários:
O preço era sobre o puxado...mas pela vista valia !
Caro João Menéres
O preço não era puxado ... era puxadíssimo !!!! A vista saía bem cara.
Mesmo ao lado esquerdo deste bloco, mas no plano térreo, havia um varandim para as despedidas e de borla ...
Os meus cumprimentos
José Leite
Sou tão "antiga" que me lembro de ter ido lá (ao varandim,claro! que a esplanada era só para alguns...) dizer adeus ao meu pai que foi à Venezuela aí por 64....
Cumprimentos gratos pelas memórias.
D. Graça Sampaio
É sempre um prazer ler os seus comentários, felizmente leitora "antiga" e assídua deste blog.
Quanto à "antiga" que a senhora se refere é um previlégio.
Os meus cumprimentos
José Leite
Caro José Leite
Adorei ver estas fotos antigas do aeroporto onde fui (eu e a minha irmã, ainda muito crianças) várias vezes com o meu pai, militar da Força Aérea. Lembro me vividamente do varandim e da esplanada. Sempre que um avião passava, na descolagem ou aterragem, acenávamos freneticamente e achavsmosxqye as pessoas dentro do avião nos viam…
Passados uns anos a minha irmã tornou se hospedeira de bordo da TAP. Obrigada e parabéns pelo seu blog e pelo excelente trabalho de pesquisa e catalogação. Nem quero imaginar a trabalheira que este blog lhe dá! :)
Helena
Adorei encontrar este Blog. Mto obrigada. Isto tudo por causa dos Bifes à Aeroporto que eram uma delícia! Bife do lombo servido sobre tosta, entrcalado em pasta de fígado e fiambre e regado com molho de natas. Fui lá muitas vezes, nos anos 60 para ver os 747 practicar aterragem/descolagem, à noite, enquante comia o tal bife. O restaurante era um lugar calmo e ccom excelente serviço. Talvez fosse o melhor restaurante de Lisboa na altura. Também me lembro do varandim. Ia lá muitas vezes so para ver os aviões ou para me despedir ou esperar familiares. Que pena que estas facilidades já não existam. O mundo era mais bonito nesses tempos.
Maria
11/12/2023
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