A partir de um
anúncio publicitário publicado no jornal “Diario de Lisbôa” de 9 de Novembro de
1935, pode-se depreender que o “Hotel Florida” terá nascido na Avenida Fontes
Pereira de Melo,8 em Lisboa por essa altura e ter-se é mudado posteriormente
para a Rua Duque de Palmela, 32.
O “Hotel Flórida”, foi inaugurado na Rua Duque de Palmela, 32 em Lisboa, em 17 de Abril de 1941. Acerca da história deste hotel consegui saber muito pouco, mas o que sei, e umas belíssimas fotos, aqui ficam de boa vontade.
Entrada do “Hotel Flórida” na Rua Duque de Palmela
Antigos folhetos, publicidade e etiquetas de bagagem
Quarto duplo, em 1941
Nas traseiras do Hotel, na Praça Marquês de Pombal esquina com a Rua Brancaamp, ficava um terreno onde estava instalada a “Liga Naval” e seus jardins. Em 1959 parte do palacete foi demolido, e a respectiva área e a dos jardins foram ocupados por um novo edifício dentro da traça do arquitecto Carlos Ramos e cuja construção se iniciou em 1960.
Palacete da “Liga Naval” na Praça Marquês de Pombal esquina com a Rua Brancaamp
Construção entre 1960 e 1961 do novo edifício na Praça Marquês de Pombal
Novo edifício em fase de acabamentos e já concluído com o que restou do antigo palacete da “Liga Naval” em 1964
Em finais de 1960 estava concluído o edifício, cuja sobre-loja e 1º andar, com varanda em toda a sua extensão, viria a ser ocupado pelo Snack-bar, Bar e Restaurante do “Hotel Flórida”, ligados ao edifício na Rua Duque de Palmela, pelas traseiras.
Em 1965, o “Grill Flórida”
Etiqueta de bagagem
gentilmente cedido por Carlos Caria
Em 2005, é inaugurado o “Hotel Aviz”, - herdeiro do antigo “Aviz Hotel” - igualmente na Rua Duque de Palmela, que veio a ocupar o antigo edifício que desde 1941 albergava o “Hotel Flórida”. Este passou a ocupar o edifício contíguo. Quanto ao que se passou com estas trocas de edifícios, não sei …
“Hotel Aviz” instalado no primitivo edifício do “Hotel Flórida”, depois de acrescentados 3 pisos
Novo edifício do “Hotel Flórida” com o “Hotel Aviz” à sua diretia na foto
O "Hotel Flórida", actualmente propriedade do “Grupo Continental Hotels Espanha-Portugal” , e depois de remodelado em 2009, tem agora um look Hollywoodesco, com uma decoração inspirada na “Sétima Arte” e nos anos 50 e 60 do século XX. Aos 72 quartos completamente equipados foram-lhes atribuídos nomes de grandes estrelas e filmes americanos: Janela Indiscreta, Marilyn Monroe, Casablanca, etc. As salas de reuniões são apelidadas de antigas salas de cinema de Lisboa: “Condes”, “Pathé”, “Éden” e “Monumental”.
Este Hotel ainda conta com o famoso restaurante "Great American Disaster" e um jardim de Inverno.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital, Hotel Florida
4 comentários:
Maravilha estas retrospetivas!!!!
Gratíssima.
D. Graça Sampaio
Sempre amável nas suas generosas palavras.
Os meus cumprimentos
José Leite
Em nome do Hotel Florida deixo aqui os meus cumprimentos e agradecimento pela exposição que deu à nossa belissima história passada e presente.
Fico à disposição para mais informações que pretenda.
Com os melhores cumprimentos,
David Costa
Director-Geral
Hotel Florida
Caro David Costa
Muito obrigado pela sua mensagem.
Foi um prazer divulgar o "seu" hotel a exemplo de muitos outros que já falei e ainda falarei neste espaço, se a saúde mo permitir.
Caso me pudesse elucidar quem foi o primeiro proprietário do "Hotel Flórida" e promotor da sua construção, e quantos quartos na sua origem muito agradecia, para enriquecer a informação prestada.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário