O pai do actual dono e director da “Estalagem Muchaxo Hotel”, em bom tempo decidiu construir em 1945 um barracão, chamado "A Barraca", sobre a praia do Guincho, que abriria as suas portas em Maio do mesmo ano. “A Barraca” era propriedade da firma “Muchaxo & Filhos, Lda.”, criada em Setembro de 1944, firma essa que ainda existe e é proprietária do actual empreendimento.
Casa simples de madeira que virou moda para os ilustres de Cascais que ali iam desfrutar o que o mar da Roca lhes oferecia. Eram célebres as lagostas, os sargos e os robalos, as lapas da Guincho, o mexilhão da Roca. Nasceram ali muitas confecções - lagosta suada de Cascais, mexilhão à marinheira, lapas grelhadas, garoupa com ameijoas, entre outras.
O sr. Muchaxo ficou igualmente com a concessão da praia do Guincho. A propósito da praia do Guincho, um jornalista da revista “LIFE” disse um dia que era «uma praia sem futuro, porque não tinha estrada e sopravam uns ventos terríveis». António (Tony) Muchaxo recorda-se desta história, contada pelo avô, que mesmo assim construiu o primeiro restaurante.
Foi na praia do Guincho que apareceu a primeira prancha de surf e que foi usada pelos nadadores salvadores. Tony Muchaxo, que continua a ser, actualmente, o concessionário da praia, conta que, por volta dos anos 70 do século XX, «apareceram uns rapazes ingleses vindos da Austrália com umas tábuas, andaram aí na paródia em Cascais e ficaram sem dinheiro para regressar a casa. Comprei-lhes seis tábuas, que passaram a ser utilizadas para os salvamentos no mar».
Logo depois «começaram a vir os reis, que comiam lagosta e frango grelhado no primeiro restaurante da estrada do Guincho, mesmo junto à praia». Estava dado o primeiro sopro para o sucesso da praia dos «ventos terríveis».
Anos mais tarde, o “Restaurante Muchaxo”, á ampliado e torna-se no “Restaurante-Estalagem Muchaxo” que chegou a ter 63 quartos. Construída sobre uma fortaleza do século XVII, a “Estalagem Muchaxo” tinha como lema o bem-estar do cliente. Toda a comodidade foi pensada para que possa apreciar, através das janelas panorâmicas do restaurante de uma das vistas mais bonitas do pais.
Postal publicitário e António Muchaxo
No início dos anos 90 o edifício foi ampliada, sendo acrescentada uma parte nova, mais modernizada. Depois de modernizada a “Estalagem Muchaxo” em 16 de Dezembro de 2011 passa a designar-se "Estalagem Muchaxo Hotel", com a categoria de 4 estrelas, e continuando propriedade da empresa “Muchacho & Filhos, Lda.”
Hoje e, sob a mesma batuta, António Muchaxo, já com mais de 80 anos de idade, gere as concessões do “Restaurante Casa de Chá Oitavos”, nos Oitavos na Quinta da Marinha, e do “Restaurante O Abano” na praia do Abano, junto à praia do Guincho.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Delcampe.net
Sem comentários:
Enviar um comentário