O "Vidago Palace Hotel" inserido no complexo das "Águas de Vidago", e promovido pela "Sociedade Vidago e Pedras Salgadas", foi inaugurado em 6 de Outubro de 1910.
O rei D. Carlos I não chegou a ver o projecto tomar forma, em virtude do seu assassinato em 1 de Fevereiro de 1908. O mesmo aconteceria com o seu filho e sucessor, D. Manuel II, que foi deposto pela revolução republicana em 5 de Outubro de 1910 – na véspera da data prevista para a inauguração do "Vidago Palace Hotel".
Projecto original de 1907
Este empreendimento, promovido pela "Empreza das Águas de Vidago" orçou em 300 contos de réis, uma fortuna para a altura. Neste importante e grandioso empreendimento tomaram parte personalidades de destaque da finança e da política portuguesas, como os Condes de Mendia e de Caria, os banqueiros Fonseca, Santos e Vianna e o conselheiro Teixeira de Sousa, último Presidente do Conselho de Ministros da Monarquia.
1923
O "Vidago Palace Hotel" teve, sucessivamente, dois projectistas. Um primeiro projecto pertenceu ao arquitecto Miguel Ventura Terra, mas o projecto que foi aoptado para a construção foi o de António Rodrigues da Silva Júnior , mantendo muitas semelhanças à fachada desenhada por Ventura Terra, incluída numa proposta de hotel monumental, baseada no modelo francófono que dera origem à construção de outros hotéis no centro da Europa. O hotel proposto, com capacidade para quatrocentos hóspedes, foi previsto para uma das encostas que delimitam o vale, e o acesso seria feito por teleférico (encosta atrás do Vidago Palace ). Deveria chamar-se "Grande Hotel do Monte". No entanto, o orçamento era superior ao montante que a "Empreza das Águas de Vidago" estava disposta a despender e a proposta inicial foi revista e alterada.
O hotel acabou por ser construído na planície do vale da Ribeira de Oura, junto à nascente descoberta em 1863, e ligado à estação de comboio por uma larga avenida. As obras começaram em Março de 1908 e terminaram em Setembro de 1910. O edifício surgiu num estilo mais depurado do que a proposta inicial, mantendo o aspecto inconfundível de grande hotel europeu, do qual sobressaí a imponência do átrio, com colunas clássicas e lances cruzados de escadaria. Apropriadamente foi-lhe dado o nome de "Vidago Palace Hotel". O projecto foi na altura entregue à "Empresa Construtora do Porto".
Entrada Grande Lago e o Hotel
"Chalet Suisso" para venda de tabaco Terraço do hotel
Perspectivas do Grande Lago
O edifício mede 100 metros de frente por 12 metros e meio de largura. O edifício compreende caves e mais 4 andares, a superfície total de pavimentos em todos os andares, sem contar com a casa de jantar e o salão de festas, que têm a altura de 2 andares, é de 8.032 metros quadrados.
No início tinha 120 quartos, cujos preços iam de 2$000 a 3$000 réis, e estava aberto somente entre 8 de Junho e 30 de Setembro de cada ano.
Vestíbulo e hall de entrada
«Havia, em cada andar, uma secção de banhos de imersão e duche. Além disso não há sala ou quarto, na enorme vastidão do edifício, que não tenha telefone, comunicando com a central, que fazia as ligações, com o pessoal da casa ou qualquer outra sala ou quarto. Os telefones representando uma inovação em hotéis portugueses, constituem uma raridade mesmo em hotéis no estrangeiro».
«Numa das cozinhas vê-se um corpulento fogão de moderno fabrico, em que pode cozinhar-se para 500 pessoas, com caldeiras de pressão, que chegam para abastecer de água quente os banhos de todos os andares. O trem de cozinha, em cobre, é de 3000 quilos de peso». in Ilustração Portugueza
Fotos no ano de inauguração 1910
Sala de estar Sala de fumo
Ascensor Cozinha
Sala de jogo Salão de festas
A instalação eléctrica foi montada pela companhia "Limers". Foi construído um pequeno edifício para albergar as máquinas geradoras de 45 cv cada. Nesta central geradora a bateria de acumuladores podia alimentar só por si 400 lâmpadas durante 5 horas. Os candeeiros do 1º andar eram verdadeiros objectos de arte, manufacturados, de propósito, nas melhores fábricas existentes na Alemanha.
No 1º andar existiam quartos inteiramente isolados do resto do Hotel, destinado a hóspedes afectados por doenças agúdas ou infecciosas, para evitar contágios.
Sala de «conversação»
Sexteto
Sala de leitura Escadaria nobre
Salão de jantar
Em 1936, o "Vidago Palace Hotel" foi enriquecido com a abertura de um percurso de golfe de 9 buracos, projectado pelo famoso arquitecto escocês de campos de golfe Philip Mackenzie Ross. Graças à arquitectura notável deste hotel, à paisagem luxuriante e às propriedades supostamente curativas das suas termas de água mineral, continuou a atrair visitantes, mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, quando Portugal se manteve relativamente estável e neutral.
A era do pós-guerra viu a fama do "Vidago Palace Hotel" aumentar com a chegada de famílias da alta sociedade ao resort nas décadas de 50 e 60 para desfrutarem de chás dançantes e de passeios no parque.
1913
1946 1953
Etiqueta de bagagem
Os arquitectos de interiores José Pedro Lopes Vieira e Diogo Rosa Lã, em colaboração com o famoso arquitecto Álvaro Siza Vieira e com o apoio da UNICER, proprietária do "Vidago Palace", trabalharam diligentemente para recuperarem e ultrapassarem o esplendor deste hotel. Juntos, reconstituíram uma era de esplendor através de uma meticulosa restauração complementada por um luxo moderno. Graças aos seus esforços, o "Vidago Palace" pode orgulhosamente reivindicar a sua posição de hotel europeu de luxo e de resort de golfe e termal de nível internacional.
Foi reinaugurado em 6 de Outubro de 2010 por ocasião dos 100 anos da sua inauguração em 6 de Outubro de 1910.
Actualmente inserido na cadeia "Leading Hotels of the World", com 70 quartos e suites, os hóspedes têm assegurada uma experiência única ao acederem às inúmeras facilidades que o "Vidago Palace" tem para oferecer.
• 4 restaurantes
• 4 bares
• Sala de fumadores
• Biblioteca com equipamento multimédia
• Campo de golfe de 18 buracos desenhado por Cameron & Powell
• Spa incluindo hidroterapia e tratamentos termais
• Ginásio
• 2 piscinas (uma interior com 15m e uma exterior com 25m)
• Centro de conferências totalmente equipado
• Automóveis com motorista
fotos in: Hemeroteca Digital, Delcampe.net, Vidago Palace
4 comentários:
Imponência e bom gosto.
Abraço.
Caro Manuel Arroz
Grato pelo seu comentário
Abraço
José Leite
Caro José Leite,
Diaramente visito o seu blog mas hoje fiquei contente em ler o seu post sobre o hotel Vidago Palace, uma vez que sou de Vidago. Caso queira ver mais imagens sobre esta vila termal, pode consultar o meu blog. Todo o material publicado faz parte da minha pequena colecção.
Cumprimentos,
Júlio Silva
http://vidagoimagens.blogspot.pt/
Caro Júlio
Já conheço o seu blogue, que muito aprecio. Bem apresentado e bem documentado.
Grato pela sua visita, comentário e disponibilidade.
Cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário