Com as obras iniciadas a 28 de Setembro de 1959, o aeroporto da ilha de Porto Santo foi inaugurado a 28 de Agosto de 1960. Entretanto já se tinha realizado um voo experimental entre Lisboa e Porto Santo a 20 de Julho, como veremos mais adiante.
Lembro que, só em 1954 é que a energia eléctrica tinha substituído os obsoletos candeeiros a petróleo na ilha de Porto Santo. Nesse mesmo ano tinha entrado em funcionamento a rede de distribuição de água potável ao domicílio. A primeira ligação telefónica entre o Porto Santo e a Madeira tinha sido realizada a 27 de Agosto de 1959. Antes do telefone, a ilha tinha já uma Estação Rádio Telegráfica de apoio e controlo naval que havia entrado em funcionamento em 1929, facto que tirou a ilha de Porto Santo do completo isolamento vivido até então.
Depois de aterrar, pelas 11h e 55 o vôo da TAP efectuado por um avião «Douglas DC-4 Skymaster» e pilotado pelo comandante Amado da Cunha, proveniente de Lisboa teve lugar a cerimónia inaugural do aeroporto da Ilha de Porto Santo. Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Ministro das Comunicações o engenheiro Eduardo de Arantes e Oliveira, o director-geral da Aeronáutica Civil engenheiro Vítor Veres, o Governador do Distrito Autónomo do Funchal Comandante Camacho de Freitas, o Presidente da Câmara Municipal da Porto Santo professor José Inácio Perestrelo, o Governador Militar da Madeira, Bispo do Funchal e outras altas individualidades locais.
O aeroporto, projectado pelo engenheiro Correia Mendes e cujo custo ascendeu a 37 mil contos (185.000 € a multiplicar pelo factor de actualização monetária: 68,15), estava equipado com uma pista de 2.000 metros de extensão com 45 metros de largura. Foi construída uma plataforma de estacionamento de aeronaves e um pequeno terminal de passageiros de carácter provisório. O aeroporto de Porto Santo ficou desde logo equipado com um posto de reabastecimento de combustível para aeronaves montado pela Shell, que neste voo inaugural estava representada pelo engenheiro Vasco Cabral, chefe do Departamento de Operações da "Shell Portuguesa".
Os primeiros voos experimentais, dando início à exploração das linhas aéreas Lisboa - Porto Santo, tiveram início a 24 de Agosto de 1960, tendo-se mantido a partir dessa data com dois voos semanais às quartas-feiras e sábados. A partida de Lisboa era às 9 horas com chegada a Porto Santo às 10h e 45 (hora local) donde partiam às 11 h e 45 com chegada a Lisboa às 15h 50 locais. Lembro que a Madeira tinha 1 hora de atraso em relação a Lisboa, pelo que a duração do voo era de 2h 45.
As tarifas iniciais para passageiros variavam entre os 1.162$10 e 2.023$80, ida e volta. As ligações entre Porto Santo e o Funchal eram asseguradas da seguinte forma: entre o aeroporto e o cais, em autocarro ao preço de 10$00 e as passagens de barco entre este cais e o Funchal, 120$00 por passageiro, com duração de viagem de 4 horas.
Para carga a tarifa era de 15$00 por quilo, com descontos para quantidades, tendo sido previstas tarifas reduzidas, especialmente para o transporte de bordados, flores e frutas.
Mais tarde a pista foi aumentada para 2440 metros e a plataforma de estacionamento de aeronaves foi ampliada. Em 1986 começaram as grandes obras de reformulação do aeroporto que culminou com a inauguração do novo terminal de passageiros a 28 de Agosto de 1995. A pista foi repavimentada e aumentada para 3000 metros, a plataforma de estacionamento de aeronaves também foi ampliada e foi construído um novo caminho de circulação com maiores dimensões. Foram construídas novas instalações de apoio à navegação aérea, nomeadamente uma nova torre de controlo e a implantação de um radar. Este conjunto de obras permitiu a operação de qualquer tipo de aeronave neste aeroporto.
Depois de a 18 de Outubro de 1958 ter tido início a sua construção, o Aeroporto de Santa Catarina na Madeira viria a ser inaugurado a 8 de Julho de 1964, com o primeiro voo da TAP Lisboa-Funchal utilizando um «Lockheed L-1049G Super Constellation».
Aeroporto de Santa Catarina na Madeira
fotos in: Porto Santo Antigo, Collecting TAP, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
5 comentários:
Gostei.
Abraço
Caro Manuel Marques
Grato pelo seu comentário
Abraço
José Leite
Caro José Leite.
Gostei muito das suas reportagens devidamente documentadas com fotografias da época a que dizem respeito. Permita-me apenas uma correcção, (escrevo assim porque rejeito o novo acordo ortográfico)o Aeroporto da ilha da Madeira chama-se Aeroporto de Santa Catarina e não de Santa Cruz.
Os melhores cumprimentos,
Rui Medeiros
Caro Rui Medeiros
Pois ... enganei-me.
Grato pela chamada de atenção e rectificação, assim como pelas suas amáveis palavras.
Os meus cumprimentos
José Leite
boa tarde hoje um de Setembro encontrei o seu blog tinha eu 12 anos quando o Aeroporto foi inaugurado,recordo as máquinas que ao fazer seu trabalho era cada poeira era pequena e adorava ver os trabalhos.Hoje O primeiro aeroporto construído na Região tem hoje melhores infraestruturas.Só anda servido de Frade Franciscano ao da Madeira. Agradeço pelo blog que fez ao nosso querido Aeroporto.
Enviar um comentário