Antes do século XX, os transportes ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa eram realizados por veículos de tracção animal, os «Hipomóveis». Estes veículos dedicavam-se ao serviço de limpeza, transporte de materiais para obras, rega de ruas e jardins e ainda ao transporte de pipas de água para abastecimento de alguns locais da Cidade de Lisboa (Marvila, Campo Grande, Luz, etc.).
Carro de tracção animal para recolha de lixos, no início do século XX no Cais do Sodré
As primeiras viaturas mecânicas adquiridas pelo município lisboeta datam de 1910, mais concretamente 2 máquinas de varrer, adquiridas em Inglaterra.
Máquinas de varrer em 1910 Auto-Rega em 1920
Veículo de rega de tracção animal
Os transportes de lixo mecânicos dos respectivos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, que em 1931 eram compostos por um total de 62 viaturas, entre as quais se contavam 33 camiões e 24 camionetas das marcas Delahaye, Chevrolet, International, Berliet, Laffly, Renault, Kelly, Bussing, Opel, Daag, Schneider, Thornycroft, Lacre, Pierce-Arrow, 6 automóveis das marcas Ford, Oldsmobile, e Dodge, uma motocicleta da marca Indian e 5 tractores, foram complementados, ao longo da década, por mais aquisições, atingindo em 1940 as 120 unidades.
Camionetas para recolha de lixos da CML nos anos 30 e 40 do século XX
Camioneta "Reo" 2D-4 de 1936 Camioneta "Opel"
As Oficinas Municipais encontravam-se dispersas pela cidade de Lisboa, em pequenos núcleos oficinais de apoio às diversas actividades. Só em 1914 se deu inicio a construção do Complexo de Alcântara, entrando em funcionamento apenas nos finais desta década. Este espaço agrupava as oficinas de serralharia, carpintaria civil e de carros e oficinas de pintura. Mais tarde, no início dos anos 20 do século XX, deu-se um processo de concentração de todas as oficinas municipais, com excepção das afectas ao Corpo dos Bombeiros, tomam então a designação de Oficinas Gerais da CML.
Oficinas e Armazéns Gerais da CML em Alcântara
Camião "Fiat" Camião "Krupp"
Oficinas e Armazéns Gerais da CML em Alcântara
Veículo "Delahaye" para regas adquirido em 1914
Camioneta "Bedford" para lavagem de ruas Camioneta "Bedford" para limpeza de fossas e sarjetas
Excerto do catálogo das camionetas "Bedford" dos anos 40 do século XX
Uma corrida de cantoneiros, na Corrida dos Ofícios de 1953
A "Corrida dos Ofícios" foi um conjunto de provas (e mostra de habilidades), das profissões mais tradicionais de Lisboa. Esta prova realizou-se durante alguns anos nas Festas da Cidade de Lisboa, nos anos 50 do século XX.
Esta corrida dos cantoneiros que a foto retrata teve lugar em 21 de Junho de 1953. Tinha início no Largo Frei Heitor Pinto, no Bairro de Alvalade, e prolongava-se pela Avenida da Igreja abaixo.
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa
6 comentários:
Fantástico post! Obrigada pela partilha!
Muito obrigado pelo seu comentário.
Cumprimentos
Ajudou-me imenso! Com essa partilha acho que vou ter 100% no trabalho! Obrigada.
Adriana Brito
Ainda bem. Fico contente por isso.
Cumprimentos
José Leite
Viva José,
Gratidão por essa maravilhosa coleção. Estou procurando referências visuais das viaturas utilizadas para recolha de lixo em Lisboa na década de 70. Será que tem alguma referência desse período?
Boa tarde,
Não tenho, mas tente no Arquivo Fotográfico da CML no seguinte link:
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/X-arqWEB/
Seleccione a opção arquivo fotográfico e digite o que pretende procurar.
Enviar um comentário