Restos de Colecção: Inauguração dos Caminhos de Ferro em Portugal

30 de maio de 2011

Inauguração dos Caminhos de Ferro em Portugal

Em 13 de Maio de 1853 é assinado o contrato entre o Governo Português e Hardy Hislop, director e representante da ‘Companhia Central Peninsular dos Caminhos de Ferro’ em Portugal, para a construção de uma linha férrea de Lisboa à fronteira de Espanha, passando por Santarém, na bitola de 1,44 m.

Em 28 de Maio de 1853,a Rainha D. Maria II, inaugura o início das obras da primeira linha de comboio em Portugal entre Lisboa (Estação de Santa Apolónia) e o Carregado, a “Linha do Leste”

Mas em 15 de Dezembro de 1855, Fontes Pereira de Melo, ministro das Obras Públicas, após ter rescindido o contrato da empreitada com a ‘Companhia Central Peninsular CFP’, assina novo contrato com a ‘Shaw & Waring Brothers’.

No dia 26 de Outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro serviço público de Caminhos de Ferro em Portugal, a “Linha de Leste”  ligando, neste dia, Lisboa ao Carregado na distância de 36,454 Kms. Juntaram-se na Estação de Santa Apolónia, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Sua Alteza a Infanta D. Isabel Maria, Sua Majestade o Rei D. Pedro V, acompanhado pelo pai, princesas e infantes, o corpo diplomático e altos funcionários.

O primeiro comboio a circular em Portugal iria ser composto por catorze carruagens e duas locomotivas, indo na carruagem do centro a família real e na primeira a guarda real dos archeiros. Uma das locomotivas era a locomotiva a vapor nº 1 de seu nome “D. Luiz” .

Locomotiva “D. Luiz” e carruagem “D. Maria Pia”

  

                           D. Luiz e D. Maria Pia                         Interiores da carruagem real “D. Maria Pia”

  

  

Construída no ano de 1855 em Manchester, nas oficinas ‘Beyer Peacock & Cª. Ltd’, é a locomotiva a vapor portuguesa mais antiga. Foi-lhe dada o nome de “D. Luiz”, o então infante irmão do rei D. Pedro V. Esta locomotiva trabalhou durante mais de 50 anos.

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Partindo de Lisboa cerca das onze horas da manhã, a viagem durou quarenta minutos de Lisboa ao Carregado. Três quartos de hora depois partiu um segundo comboio, composto de nove carruagens, puxadas por única locomotiva, transportando accionistas e convidados.

Chegados ao Carregado, foram brindados com um banquete volante no pavilhão montado na estação provisória. Nele existiam três compartimentos ricamente decorados.Um para a família real, outro para o Cardeal e clero, e o último para o corpo diplomático e corte. Ao lado e fora da estação foi montado um grande anfiteatro com toldo para os convidados.

                          Pavilhão na estação provisória do Carregado                                    Chegada ao Carregado               

  

Medalha comemorativa

Pelas quatro horas e meia da tarde o comboio real regressou à capital. Esta viagem de volta a Lisboa, durou duas horas, porque houve uma demora de cerca de uma hora em Sacavém devido a uma avaria nas tubagens de uma das locomotivas. Este comboio era composto por catorze carruagens e duas locomotivas. Como uma das locomotivas ficou inutilizada, a outra conduziu o comboio, agora só com seis carruagens uma das quais transportando a família real, a Lisboa. Chegados a Lisboa a locomotiva regressou a Sacavém para trazer as outras seis carruagens. Às dez da noite já todo resto da comitiva e convidados tinham regressado à capital.

Em 1956 capa do número comemorativo da Gazeta dos Caminhos de Ferro, do  1º Centenário dos Caminhos de Ferro Portugueses

ultimas fotos in: Hemeroteca Digital

4 comentários:

Trigo disse...

Gostaria de começar por lhe dar os parabéns, nunca tinha visto um blog com tanta informação e imagens da época, sobre temas quase esquecidos. Faço modelos à escala de diferentes tipos de peças com historia e curiosas (eléctricos, quiosques, carroças, barcos, etc).

Ando a tentar fazer o comboio real à escala, mas tenho pouca informação e não consigo tirar fotos ao vivo, como tal andava na net à procura, foi isso que me conduziu ao seu blog.

Parabéns e vou tentar estar atento

Cumprimentos

João Trigo

José Leite disse...

Muito agradecido pelas suas palavras.

Cumprimentos

José Leite

Carloa Plácido disse...

Boa tarde, apreciei com bastante agrado este seu trabalho, no entanto e crendo que se trata de apenas um erro de tecla, solicito alteração da data de 1953 para 1853.
Obrigado e felicidades

José Leite disse...

Boa Tarde,

Muito grato pela chamada de atenção.
Já está corrigido.

Eu é que agradeço e felicidades e saúde

José Leite