Restos de Colecção: Casa da Sorte

9 de março de 2011

Casa da Sorte

Nos dias de hoje a denominação oficial desta organização é: "Casa da Sorte -Organização Nogueira da Silva, S.A." A “Casa da Sorte” foi fundada em Braga, a 15 de Outubro de 1933, por António Augusto Nogueira da Silva, no mesmo local onde ainda hoje se encontra - no Largo de S. Francisco.

António Augusto Nogueira da Silva

Exterior da loja de Lisboa, no Rossio em 1940

A “Casa da Sorte” estendeu os seus negócios às províncias ultramarinas tendo aberto em Angola, na cidade de Luanda, duas sucursais,em 1952 e 1970, outra na cidade do Lobito em1968. Em 1955 abriu a sucursal de Lourenço Marques em Moçambique.

O seu fundador, com   uma   visão   extraordinária   para   os   negócios  e   um   grande   empenhamento   na  expansão  e desenvolvimento  da  “Loteria Nacional”,  o seu fundador estendeu, a actividade  da “Casa da Sorte” ao Porto em 1938, a Lisboa em 1940 e em 1948 a Coimbra.

                                         Sucursal de Coimbra                                                                   Sucursal no Porto

 

Sendo o único proprietário da “Casa da Sorte”, António Augusto Nogueira da Silva transforma esta empresa, em 1972, em sociedade anónima.

A fim de, por um lado, absorver o pessoal que teve de regressar das casas de África - entretanto encerradas pelas modificações conhecidas - e, por outro, continuar a dar à “Casa da Sorte” uma maior projecção no espaço português, foram criadas novas sucursais em mais algumas das capitais de distrito do Pais: em Setúbal no ano de 1977; em Faro em 1979; em Aveiro em 1982; e em Viseu em 1986.

Interior da loja no Rossio em 1940

 

 

Quem não se aventurou não perdeu nem ganhou “ , “Não há mal tão lastimeiro como o de não ter dinheiro “, pode-se ler nas paredes da loja.

Os cartazes afixados nas vitrines nas mesma fotos, alusivas “sorte grande”, vendida pela “Casa da Sorte” em 17 de Agosto de 1940. Este prémio aqui vendido foi publicitado no “Díário de Lisboa”, nos seguintes anúncios

                           17 de Agosto de 1940                                                        18 de Agosto de 1940

        

Uma verdadeira catadupa de dinheiro ” …. e para aqueles tempos era mesmo.

Outra sucursal da “Casa da Sorte” em Lisboa

Na Rua Garrett em 1965 com a Rua Ivens em 1966

 

Com a descolonização e também com o intuito de absorver os funcionários das ex-colónias a “Casa da Sorte” abre sucursais em Setúbal (1977), Faro (1979), Aveiro (1982) e Viseu (1982) .

É presentemente a maior organização no ramo das Lotarias e Apostas Mútuas.

Loja na Rua Garrett, actualmente

Bibliografia: site da “Casa da Sorte”

Fotos in: Arquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: