A seguir “recortes” e imagens dos Caminhos de Ferro Portugueses noutros tempos.
28 de Maio de 1853 - Começo das obras do caminho de ferro de Lisboa à fronteira de Espanha
Em 26 de Outubro de 1856 viria a ser inaugurado o troço Lisboa-Carregado e inauguração simultânea dos Caminho-de-Ferro em Portugal.
Nesse dia foi a locomotiva “D. Luiz” que teve a tarefa de puxar o comboio real para inaugurar o primeiro serviço público de caminhos de ferro em Portugal, para cuja auspiciosa ocorrência foi dado o nome de “D.Luiz”, o então infante irmão do Rei D. Pedro V. Construída no ano de 1855, em Manchester nas oficinas ‘Beaver, Peacock & Company’, esteve ao serviço mais de meio século.
Comboio Real ( carruagem “Maria Pia” e locomotiva “D.Luiz”)
Em 1887 inauguração do “Sud- Express”, comboio de luxo, com carruagens cama e restaurante, primeira ligação rápida entre Inglaterra, França, Espanha e Portugal.
1855 - Inauguração do Início das obras da Linha de Sintra
Aprovado o projecto apresentado pelo conde Claranges Lucotte para a construção de um caminho de ferro de Lisboa a Sintra, cujo traçado se iniciava na zona do Aterro, em S. Paulo, corria ao longo da margem até Caxias, flectindo para o interior até Agualva–Cacém e terminando em Sintra. Foram feitos os primeiros aterros na zona de Belém-Pedrouços e construídas algumas obras de arte, nomeadamente a ponte de alvenaria à entrada da Cruz Quebrada e a primitiva muralha, para o traçado da Linha entre a Cruz Quebrada e Caxias.
Este projecto viria a ser alterado e a linha terminaria em Cascais, não sendo desviada, como inicialmente previsto, para Agualva-Cacém. O troço entre Pedrouços e Cascais seria inaugurado em 1889. Em 1895 foi concluída a Linha de Cascais com a abertura à exploração pública do troço entre Cais do Sodré e Alcântara - Mar.
1934 Carruagem de1ª classe da Companhia do Norte Linha de Guimarães (ponte sobre o Ave)
Dois tipos de Passagem de Nível , a primeira foto de 1934 e a seguinte de 1951
Posto de comando da Estação de S. Bento, em 1934 Chegada do 1º comboio a Vila Real, em 1906
Listagem dos troços de linhas férreas em Portugal no ano de 1956
clicar para ampliar
Quadro do Pessoal da CP em 1956
clicar para ampliar
Fotos in: Hemeroteca Digital, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
Sem comentários:
Enviar um comentário