Em 1906 o 1º Campo de futebol, e sede do SCP ficava no Campo Grande
Já em 1939 já como estádio de futebol, também no Campo Grande
![]()
Inauguração, em 1956, do Estádio José de Alvalade, continuando no Campo Grande
3 comentários:
A 1ª foto não é de 1906 - nessa data o campo do Sporting ficava na Alameda (do Lumiar, então chama, hoje das Linhas de Torres) com um dos topos de baliza virado para a Fábrica Metalúrgica (hoje em ruínas, mas onde ficaram os Estúdios do Lumiar da RTP). Esta foto é o Estádio, mandado construir em 1917, junto Campo Grande, na sua 1ª fase de construção, antes de ter a grande bancada (como mostra a 2ª foto). A 3ª foto é o 1 Estádio José Alvalade, de facto inaugurado em 1956, mas não se situava no campo Grande, antes no Lumiar, sensivelmente no local onde José Alvalade mandou construir, entre 1912 e 1914, o chamado Stadium de Lisboa ou Estádio do Lumiar.
Correção de omissão:
O projeto do estádio José Alvalade (1956) foi elaborado pelos arquitetos António Augusto Sá da Costa e Anselmo Fernández Rodrígues, conforme pode ser confirmado nos arquivos oficiais do Clube, ou da CML, ou, de uma forma mais informal, na entrada da WikiSporting
(https://www.wikisporting.com/index.php?title=Projecto_do_Estádio_José_Alvalade)
A história pormenorizada e completa destes estádios do Sporting, poderá consultar neste blog sob o título "Estádio José Alvalade" publicado em 16 de Junho de 2016.
Enviar um comentário