Em 1906 o 1º Campo de futebol, e sede do SCP ficava no Campo Grande
Já em 1939 já como estádio de futebol, também no Campo Grande
Inauguração, em 1956, do Estádio José de Alvalade, continuando no Campo Grande
3 comentários:
A 1ª foto não é de 1906 - nessa data o campo do Sporting ficava na Alameda (do Lumiar, então chama, hoje das Linhas de Torres) com um dos topos de baliza virado para a Fábrica Metalúrgica (hoje em ruínas, mas onde ficaram os Estúdios do Lumiar da RTP). Esta foto é o Estádio, mandado construir em 1917, junto Campo Grande, na sua 1ª fase de construção, antes de ter a grande bancada (como mostra a 2ª foto). A 3ª foto é o 1 Estádio José Alvalade, de facto inaugurado em 1956, mas não se situava no campo Grande, antes no Lumiar, sensivelmente no local onde José Alvalade mandou construir, entre 1912 e 1914, o chamado Stadium de Lisboa ou Estádio do Lumiar.
Correção de omissão:
O projeto do estádio José Alvalade (1956) foi elaborado pelos arquitetos António Augusto Sá da Costa e Anselmo Fernández Rodrígues, conforme pode ser confirmado nos arquivos oficiais do Clube, ou da CML, ou, de uma forma mais informal, na entrada da WikiSporting
(https://www.wikisporting.com/index.php?title=Projecto_do_Estádio_José_Alvalade)
A história pormenorizada e completa destes estádios do Sporting, poderá consultar neste blog sob o título "Estádio José Alvalade" publicado em 16 de Junho de 2016.
Enviar um comentário