22 de outubro de 2010

Automóveis de Instrução do ACP

Em Julho de 1934, foi inaugurada a “Escola de Condução de Lisboa”, seguida das do Porto em 1935 e de Coimbra em 1960. O pacote de 30 lições custavam 500$00 (2.5 €)

                            

                                                             Carros de instrução “Austin 16 hp’”, de 1945

                                          

Foi o Volkswagen “Carocha”, o carro de instrução utilizado pelo  Automóvel Clube de Portugal, dos anos 50’s e 60’s. Com um motor de 1.192 cm3 a gasolina, debitava 36 HP, com uma caixa de 4 velocidades e transmissão traseira.

                                                                         Volkswagen, modelo de 1957

        

Interior muito simples, sem o 2º volante no lado direito colocado, e na foto ao lado 2 carros de instrução e uma carrinha de assistência, também VW,  frente á sede do ACP na Rua Rosa Araújo em Lisboa, inaugurada em 1950.

        

O 2º volante do lado direito que naquela altura e até aos anos 80 era obrigatório para instrução e era amovível, ou seja, quando o instruendo, estava praticando o instrutor ia do lado direito colocava o 2º volante e tinha um jogo duplo de pedais, e colocava também um 2º espelho retrovisor no interior ao lado do outro. Presa ao pára-choques eram colocadas uma placa à frente e outra na retaguarda, do mesmo material da matrícula, dizendo “Instrução” , só que fundo branco e letras pretas sendo também amovível. Quando terminava a aula o instrutor retirava o volante,  ou ou não.

Fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: