O "Hotel Diplomático", foi inaugurado na Rua Castilho, em Lisboa, no dia 29 de Maio de 1969. Foi sua promotora e proprietária a empresa "Organitel - Organizações Hoteleiras, S.A.R.L.". Com um capital social de 14.400 contos, tinha como acionistas e assento no conselho de administração: Luis Augusto Ribeiro da Silva, Luis Carlos Ribeiro da Silva e Carlos José Ribeiro da Silva.
O "Hotel Diplomático", cujo custo ascendeu a 40 mil contos foi classificado com 4 estrelas. Encimado por um terraço panorâmico, oferecia 90 quartos e 17 suítes, tinha salas de leitura, conferências, banquetes, além de galeria, bar e parque de estacionamento. O mobiliário foi fornecido pela "Altamira", as alcatifas pela "Fábrica de Tapetes Vitória" e colchões "Ó-Ó" da "Molaflex" …
Em 1978 é constituído o "Grupo VIP Hotels", cadeia hoteleira portuguesa e que em 2000 já contaria com 16 hotéis. Seria entregue a este Grupo a exploração do "Hotel Diplomático" nos anos 90 do século XX, tendo alterado a denominação para "VIP Excutive Diplomático Hotel", tendo procedido a uma profunda remodelação e redecoração.
Em 22 de Dezembro de 2001 a "Organitel - Organizações Hoteleiras, S.A." é adquirida por Asharaf Aly, Munir Asharaf Aly e Erik Asharaf Aly Kurgy, tendo o primeiro ficado como presidente do conselho de administração e os restantes como vogais, a partir de 11 de Fevereiro de 2002.
Depois de encerrado em finais de 2019, o "Hotel Diplomático" viria ser comprado, em Agosto de 2021 por 14,75 milhões de euros, pela "Catlyst Capital", uma sociedade europeia de investimento e desenvolvimento imobiliário e gestora de fundos fundada em 1996, que iniciava uma estratégia de investimento de cerca de 250 milhões de euros no sector hoteleiro com a aquisiçao deste hotel, em Lisboa, através da "Catalyst Core Plus European Property Fund".
Na altura, esta empresa emitiu uma nota à imprensa em que declarava o seguinte: «A Catalyst irá investir cerca de nove milhões de euros numa remodelação alargada do hotel, para o dotar de 95 quartos e tranformá-lo num 'boutique' hotel de quatro estrelas» e «o hotel será gerido pela Staycity, um gestor de 'aparthotéis', através da sua insígnia 'premium' Wilde Aparthotels. A empresa assinou um contrato de aluguer de 25 anos, com atualizações anuais de renda indexadas à taxa de inflação. A Catalyst espera iniciar a remodelação no próximo ano e completá-la em 2023».
Mas … segundo o "Diário Imobiliário":
A marca Wilde foi lançada em 2018 com toques de design lúdicos e espirituosos inspirados no dramaturgo e poeta irlandês Oscar Wilde, tornando-a um pouco diferente. Todos os estúdios e apartamentos com um quarto têm cozinhas/kitchenette totalmente equipadas e áreas de jantar e de estar. Os hóspedes também têm um confortável e elegante salão para trabalhar, comer ou reunir-se, juntamente com um bar, café e sala de fitness. Há também uma lavandaria, limpeza semanal, recepção 24 horas e a opção de check-in/check-out remoto.»