Restos de Colecção: Inauguração da Carreira Rossio-Castelo

30 de agosto de 2020

Inauguração da Carreira Rossio-Castelo

Foi em 10 de Agosto de 1959, que foi inaugurada a carreira nº 37 da "Companhia Carris de Ferro de Lisboa" (C.C.F.L.) e que passava a ligar o Rossio (Praça D. Pedro IV) ao Castelo de São Jorge.



Em primeiro plano, à direita, John Smith e Brigadeiro Salvação Barreto junto à janela

Esta carreira era o culminar duma promessa lançada em 19 de Janeiro do mesmo ano, pelo Presidente da CML tenente-coronel Álvaro Salvação Barreto e vice-presidente Luís Pastor de Macedo, aquando da inauguração do posto de informação turística , para portugueses e estrangeiros no Paço da Alcácova no Castelo de São Jorge: 

«Para facilitar o acesso rápido àquele monumento nacional está a pensar-se em estabelecer - após o alargamento do Largo das Portas do Sol - uma carreira de autocarros entre o Rossio e o Largo Rodrigues de Freitas.»

O autocarro inaugural saiu do Rossio ás 13 horas, nele seguindo, além dos presidente e vice-presidente da CML, dos vereadores e dos directores de serviços, diversos convidados, entre os quais César Moreira Baptista, secretário nacional do "Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo" (SNI), John Smith, administrador-geral da C.C.F.L., os representantes da Imprensa, entre outros e aos quais foi, depois, oferecido um almoço no restaurante "Casa do Leão".


Cartão e menú gentilmente cedidos por Carlos Caria



Modelo de autocarro que passou a assegurar as ligações, ainda com volante à direita

César Moreira Baptista, secretário nacional do SNI a discursar

No dia da inauguração o jornal "Diario de Lisbôa" informava:

«A nova carreira - ao preço único de um escudo - tem o seguinte horário, tanto aos Domingos como aos dias úteis: partidas do Rossio, das 10 horas ás 18 e 30, de meia em meia hora, e do Castelo, das 10 e 15 ás 18 e 45, também com o intervalo de 30 minutos.»

Visita ao Castelo de São Jorge, por ocasião da primeira reunião Olissiponense

Autocarro 37 estacionado no Rossio por altura das obras do Metropolitano

Percurso complicado, nos anos 80 do século XX

Empanado no Rossio em 17 de Outubro de 1983

Esta carreira viria a ser substituída pela 737 e liga actualmente a Praça da Figueira ao Castelo de São Jorge.


fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Caro José Leite, obrigado por esta interessante 'Colecção'.
Acontecimento importante, pelos vistos.
Então o almoço (tempo da vida barata ah!ah!), como o elenco camarário era nomeado os lisboetas nem refilavam.
Parece que os eventos daquele tempo eram só para maiores de 40 anos, e não faltavam os amigos ingleses.

Cumprimentos
Valdemar Silva

Bic Laranja disse...

Na reunião olisiponense o autocarro subiu até à parada do Castelo. Curioso! Nunca imaginei que pudesse passar do Chão da Feira.
Cumpts.

Alvaro Pereira disse...

Meu caro José Leite

Estou muito contente por ter voltado ao trabalho no seu blog.

Gostei muito deste seu artigo, que junta duas coisas do imaginário da minha infância: os velhos autocarros da Carris e os anúncios luminosos do Rossio.
Eu gostava mais dos autocarros de 2 andares, e gostaria que a Carris voltasse a usar esse género de autocarros.
Se a STCP no Porto voltou a usar esses autocarros, porque não a Carris?

Os meus melhores cumprimentos.

Álvaro Pereira

CR 35 disse...

Adoro o blog ,obrigado por tudo o que publica . Fico surpreendido por ver uma Lisboa tão diferente do que é hoje que mesmo a preto e branco denota uma beleza sem igual.