Em consequência da neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial, tiveram lugar 2 importantes exposições promovidas pela “Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães”, cuja representação geral para Portugal se situava na esquina da Rua do Carmo com a Rua Garrett, em Lisboa.
A primeira delas foi a “Exposição Técnica Alemã” realizou-se no “Instituto Superior Técnico” em Lisboa, em Maio de 1942 e em Junho do mesmo ano no “Palácio de Cristal” no Porto.
A segunda foi a “Exposição do X Aniversário do III Reich” (1933-1943), e teve lugar a partir de 29 de Maio de 1943 na representação geral para Portugal dos Caminhos de Ferro Alemães, na “Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães” na Rua Garrett em Lisboa em 1943.
Instalações na Rua Garrett da Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães a quando da Exposição
Poster alemão alusivo à efeméride
“Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães”, na Rua Garrett
Portugal aproveitou esta exposição para exibir, temporariamente, montras publicitárias alusivos à passagem do XVI aniversário da «Revolução Nacional», assinalados no ano anterior em 28 de Maio de 1942 e do 54º aniversário do presidente do conselho Doutor Oliveira Salazar, em 28 de Abril de 1943.
Entretanto, já em 30 de Janeiro de 1938, no Terreiro do Paço e com a bandeira nazi desfraldada, a banda do couraçado “Deutschland” tinha tocado para os lisboetas. No Tejo, a esquadra alemã tinha ainda dois submarinos “U-Boot”.
E em 1940 já tinha sido posto à venda a «novidade literária» … e em 1943, Berlim «falava» …
7 comentários:
Não é que todos os dias aqui venho!
Quando volta?
Um grande abraço!
Manuel Tomaz
Caro Manuel Tomaz
Muito me honra o seu amável comentário.
Lá para Outubro deverei regressar.
Um abraço
José Leite
Bem me alegrou a notícia!...
Porque julguei que tinha desistido do seu Blogue, com tão boa qualidade.
Votos cordiais de boas férias.
E um regresso auspicioso!
Caro Agostinho
Muito grato pelo seu comentário.
Não desisti, apenas estou fazendo uma paragem para dar tempo a aparecer novas coisas de interesse e descansar um pouco.
Um abraço com amizade
José Leite
Uma pequena correcção:
não sou Agostinho, mas Alberto Soares, embora o APS não seja único na Internet. E o meu blogue é o: Arpose.
Saudações cordiais!
Caro Alberto Soares
Peço imensa desculpa, mas as iniciais são iguais do proprietário do blogue "Ruas de Lisboa Com Alguma História" de seu nome Agostinho Sobreira e que assina APS, e que temos mantido uma colaboração mútua ao longo de alguns anos.
Como sabe tenho seguido há alguns anos o seu mui interessante blogue, mas não sabia o seu editor/proprietário que tenho agora o prazer de conhecer.
Renovo os meus agradecimentos pela gentileza das suas mensagens.
Um abraço com amizade
José Leite
Boa noite,
muito interessante e cuidado o seu blogue!
Achei extremamente curioso este seu "post" acerca duma exposição muito pouco falada, que infelizmente não possuo mais informação para além desta que aqui li e um ou outro apanhado digital. Como coleccionador de propaganda (não militar) do III Reich várias vezes já me perguntei "para onde terá ido todo este espólio propagandistico?", porque como sabemos o Reich não se poupou na quantidade e qualidade gráfica da sua propaganda.
Um bem-haja.
Hugo
Enviar um comentário