IX Circuito de Vila Real em 25 de Junho de 1950, com Vasco Sameiro na frente
Semana da Criança na Escola Agrícola da Paiã, em 1928
Fado no restaurante “Ferro de Engomar”, na Estrada de Benfica, em 1930
Anúncio de 6 de Julho de 1929
Multidão ouvindo o relato de futebol entre a Espanha e Portugal a 11 de Março de 1934 no primeiro jogo de qualificação para Mundial de 1934, no estádio de Chamartin. Resultado? Só perdemos por 9-0 … No 2º jogo em Lisboa perderíamos, de novo, por 2-1
Fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
4 comentários:
Sempre repletas de curiosidades, estas fotos.
O jogo de futebol em causa não era propriamente do Mundial de 1934 mas sim de um jogo de apuramento para esse mundial. O grupo de apuramento em que Portugal participou era constituído apenas por dois países - Portugal e Espanha, nem mais!
Tratou-se pois mais de uma "eliminatória" disputada em duas mãos: A primeira corresponde à da foto, a segunda disputou-se sete dias depois em Lisboa, no antigo estádio do Lumiar (antigo estádio do SCP), com o mesmo árbitro(!) e aí "só" perdemos por 2-1...
Deste modo, o primeiro Mundial (fase final) que disputámos continua a ser o de 1966, em Inglaterra.
Volto a deixar os parabéns pelos excelentes artigos, nomeadamente os do "Faia", "Teatro Villaret", "Amadeu Gaudêncio", "AE Norte", etc
António C.
Caro António C
Concordo consigo que estou errado, e que foi na fase de qualificação para Campeonato do Mundo de 1934, mas que no primeiro jogo em "Chamartin" "levamos" 9-0, e que depois "levamos 2-1 em Lisboa, isso foi uma realidade.
Grato pelas suas amáveis palavras em relação a este blog
Os meus cumprimentos
Caro José Leite,
Resta acrescentar que sobre o jogo dos 9-0, 31º jogo da selecção nacional, e que foi a primeira vez que Portugal participou numa eliminatória para o Campeonato do Mundo, que se realizaria em Itália, passarão exactamente 82 anos, no próximo dia 11 de Março sendo o dos 2-1, em Lisboa, no dia 18.
Quanto aos 9-0 o problema não seria grande. Bastava, em Lisboa, ganharmos por 1-0 que fosse e teríamos 3º jogo! Durante bastantes anos a Espanha nos esteve “atravessada”!
Já, agora, na primeira foto, ao volante do “bólide” nº 10, Vasco Sameiro que com Casimiro de Oliveira (irmão de Manuel de Oliveira) e talvez Nogueira Pinto, representavam a linha da frente dos “Fangios” lusos. Era tempo destas provas terem direito a transmissão radiofónica, como se de um jogo de futebol se tratasse.
Cumprimentos,
João Celorico
Caro João Celorico
Muito grato pelas suas sempre preciosas informações adicionais.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário