Restos de Colecção: Baden-Powell em Lisboa em 1929

8 de abril de 2014

Baden-Powell em Lisboa em 1929

O paquete "Duchess of Richmond", atracou no cais da Rocha Conde d'Óbidos a 4 de Março de 1929, após um longa viagem de cruzeiro, em que o General Robert Baden-Powell, fundador do escutismo, acompanhado de sua mulher e filhas, vistaram portos do Mediterrâneo, Costa Ocidental de África, e ilhas do Atlântico.

            Paquete “Duchess of Richmond” em Lisboa                                     Recepção de Baden-Powell a bordo

 

Baden Powell fez uma curta escala em Lisboa, sendo aguardado no cais por grupos de escuteiros do “Corpo Nacional de Scouts” e da “Associação de Escoteiros Portugueses”, e populares desejosos de conhecer uma das mais representativas figuras mundiais da época.

No dia seguinte, 5 de Março de 1929, o general Baden-Powell seria recebido no salão nobre do Palácio da Cidadela, em Cascais, pelo Presidente da República, General Óscar Carmona.

«Os catolicos - "Centro Nacional de Scouts" - deram, realmente, uma nota interessante á parada.
Vieram, de varios pontos do país, Cêrca de 300, divididos em "alcatéas" de "lobinhos" - dos 9 aos 12 anos - "lôbos" - dos 12 aos 16 - e "velhos lôbos"  - de 16 para cima.
Antes da parada juntaram-se na Igreja da Encarnação, sede do nucleo", dali saíndo precedidos pela banda de música do grupo de Braga que é constituida apenas por pequenitos e que se ouve com verdadeiro agrado.
No Terreiro do Paço tambem compareceu,acompanhando o grupo daquela instituição, a banda do Asilo Maria Pia.»
in: Diário de Lisboa

 

Dali, formados, seguiram para a Sociedade de Geografia para uma breve sessão solene de homenagem a Baden-Powell. que numa das janelas os esperava.

Na mesa da presidência da sala "Portugal" da Sociedade de Geografia tomaram lugar Baden-Powell, o Conde de Penha Garcia, Dr. José Francisco dos Santos, José de Lencanstre do CNS, e o dr. Tovar de Lemos e Sigvald Wiborg da AEP.

 

Encerrada a sessão o general Baden-Powell dirigiu-se para bordo do paquete "Duchess of Richmond", que já noite zarpou com destino a Inglaterra.

«Apesar do pouco tempo que esteve em Lisboa, foi sem dúvida um dia de festa, de alegria e de grande emoção para toda a familia escutista portuguesa que teve a honra de receber Baden-Powell no nosso país.»

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

4 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Amigo José Leite,
fico satisfeito por ver mais uma sua postagem, depois de algum tempo ausente. Só espero que não tenha sido por motivos de saúde.
Os meus cumprimentos,
Manuel Tomaz

José Leite disse...

Caro Manuel Tomaz

Grato pela sua mensagem.

Felizmente a minha ausência não foi devida a motivos de doença, mas sim por me ter ausentado para o estrangeiro entre 14 de Março e 6 de Abril.

Os meus cumprimentos

José Leite

Anónimo disse...

Folgo em saber que está tudo bem, cheguei a ficar preocupado.

Cumprimentos,

João Branco

José Leite disse...

Caro João Branco

Grato pelo seu simpático comentário

Cumprimentos

José Leite