O Salão Automóvel de Lisboa de 1934, organizado pelo “Automóvel Clube de Portugal”, teve lugar no “Pavilhão de Exposições e Festas”, no Parque Eduardo VII.
Este edifício, projetado pelos arquitetos Guilherme e Carlos Rebello de Andrade e Alfredo Assunção Santos, foi primeiramente construído no Brasil para a Grande Exposição Internacional do Rio de Janeiro, que abriu a 21 de Maio de 1922 e prolongou-se até 30 de Março de 1923, por altura das comemorações do I Centenário da Independência do Brasil. Foi um dos pavilhões portugueses no certame tendo sido este o “Pavilhão Português das Indústrias”.
“Pavilhão de Exposições e Festas”
Depois de ter estado fechado por uns anos acolheu entre 1 e 16 de Agosto de 1925 o “Primeira Exposição de Automobilismo do Rio de Janeiro”. Em 1929 este pavilhão de Portugal, construído sobre uma estrutura metálica, foi desmontado e transportado para Portugal. Depois de reconstruído em Lisboa com a supervisão do arquitecto Jorge Segurado, no Parque Eduardo VII, chamou-se “Palácio das Exposições e Festas”. A sua abertura deu-se em 3 de Outubro de 1932 com a “Grande Exposição Industrial Portuguesa”. Em 1946 foi transformado para ser o “Pavilhão dos Desportos”, onde se disputou, em 1947, o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins e que Portugal venceu. Em 27 de Agosto de 1984 mudou novamente de nome para “Pavilhão Carlos Lopes”.
O “Salão Automóvel de Lisboa” abriu as suas portas a 26 de Abril de 1934, sendo inaugurado pelo Presidente da República o General Óscar Carmona. Os automóveis ficaram distribuídos pelo pavilhão central e pelas outras salas e dependências do “Pavilhão de Exposições e Festas”. Os veículos pesados ficaram expostos nos jardins exteriores.
Hall de entrada da Exposição
As galerias foram utilizadas para a exposição de tintas, óleos, e acessórios para automóveis. Tecnicamente, a inovação mecânica do ano mais generalizada, foi a suspensão independente das rodas dianteiras.
No cinema do Pavilhão, foram projectados, durante o certame, documentários automobilísticos podendo assistir todos os visitantes pois o bilhete de entrada na exposição era válido também para a sala de cinema.
Principais fabricantes de automóveis em 1934
Estiveram : «Graham», «Renault», «Pontiac», «Vauxhall», «Chevrolet», «Oldsmobile», «Buick», «Cadillac», «Opel», «Citroën», «Austin», «Studebaker», «Willys», «Peugeot», «Mercedes-Benz», etc...
As principais firmas importadoras presentes foram: “General Motors Peninsular”, “Guerin, Lda.”, “Orey Antunes & Cª, Lda.”, “J.J. Gonçalves Sucrs.”, “C. Santos, Lda.”, “A. M. Almeida, Lda.”, “Lisbon Motor & Cª. Lda.”, “Soc. Matos Tavares, Lda.”, etc …
Sala dos automóveis «Studebaker» e «Standard» representados pela “C. Santos, Lda.”
«Studebaker» Dictator Cruising Sedan «Studebaker» President Cruisng Sedan
«Standard» Flying 12
Expositores enriquecidos com posters publicitários com a assinatura de Fred Kradofler
Velas «Champion» Baterias «Willard» Faróis «Marchal»
O “Salão Automóvel de Lisboa” encerrou a 6 de Maio de 1934.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Arquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Nacional Torre do Tombo
6 comentários:
Que lindo! Adoro ver e saber destas coisas do nosso século XX.
Obrigada pelo seu blogue.
Não tem nada que agradecer. Eu é que agradeco as visitas dos seguidores e não seguidores deste blogue, que muito me honram.
Cumprimentos
Caro José Leite
Os 3 cartazes estão assinados pelo designer Fred Kradolfer (1903-1968).
Carlos Rocha
De há uns poucos de anos que visito o "Restos de Colecção". Exprimo aqui a minha maior gratidão por estas páginas, por onde passa a História de Portugal que desconhecemos. Essa informação, sempre rodeada de imagens da maior beleza fotográfica e grande poder documenta,l fazem deste site o meu preferido. Um verdadeiro "tesouro" informativo. O meu maior muito obrigado.
Rui Vieira
Caro Rui Vieira
Eu é que agradeço a amabilidade das suas palavras.
Os meus cumprimentos
José Leite
Sr. José Leite,
Somos todos nós, os seus leitores, que lhe devemos agradecer. O nosso muito obrigado por esta sua obra.
Cumprimentos
Rui Vieira
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