Restos de Colecção: Hotel Embaixador

14 de maio de 2023

Hotel Embaixador

O "Hotel Embaixador", situado na Avenida Duque de Loulé, em Lisboa, foi inaugurado em 21 de Junho de 1956. Propriedade de José Teodoro dos Santos - proprietário do "Casino Estoril" a partir de 1 de Julho de 1958 - foi projectado pelo arquitecto Raúl Tojal (que viria a projectar o "Hotel Estoril-Sol" para o mesmo proprietário) com a colaboração do arquitecto Manuel Coutinho de Carvalho.




José Teodoro dos Santos (1906-1971)


Cerimónia da inauguração

Com a construção do edifício da responsabilidade do construtor Manuel Gaspar, a decoração do Hotel e dos seus 100 quartos ficou a cargo do decorador José Espinho, tendo todo o seu mobiliário sido fornecido pela empresa "Móveis Olaio".


«Constituiu um verdadeiro acontecimento citadino e mundano a inauguração do novo Hotel Embaixador, situado na Avenida Duque de Loulé, propriedade do sr. José Teodoro dos Santos e que constituiu um grande serviço ao desenvolvimento turístico em Portugal.
O autor do projecto foi o arquitecto Raul Tojal, com a colaboração do seu colega Manuel Coutinho de Carvalho, do decorador José Espinho, do construtor Manuel Gaspar e da Casa Olaio, que forneceu todo o mobiliário.
O novo hotel dispõe de cem quartos, com todo o conforto moderno, estando a sala de jantar e as cozinhas instaladas no 9º andar  e a "boite" e a pastelaria no 10º.
Deve-se o ter realizado esta obra em tão pouco tempo ás grandes facilidades dos serviços de Turismo do S.N.I. e da Cãmara Municipal.
à cerimónia inaugural, no decorrer da qual foi servido um excelente almoço volante, assistiram centenas de pessoas, entres as quais representantes e membros do governo, dr. António Gonçalves da Roda, pelo chefe do distrito, Saphera da Costa, pelo Município, engº Sá e Melo, director-geral dos Serviços de Urbanização, engº Duarte Ferreira, administrador da C.G.D.C.P., dr. Jorge Felner da Costa, chefe dos serviços de Turismo do S.N.I., dr. Afonso Marchueta, director-geral do Comércio, o industrial hoteleiro Alexandre de Almeida, etc.» in jornal "Diario de Lisbôa".


Programa de Setembro de 1968






     





«O majestoso edifício compõe-se de dois pisos subterrâneos e de loja e dez andares, no ultimo dos quais se encontram instaladas a "boite" e a pastelaria, rodeadas por um enorme terraço, de onde se desfruta uma soberba vista sobre Lisboa.
Os cem quartos do hotel, classificados de luxo, situam-se do primeiro ao oitavo andares, estando a acas de jantar e a cozinha instaladas no nono andar. Na cave e subcave, ficam a engomadoria, economato e máquinas de ar condicionado.» in jornal “Diário Popular”.


1957
                                                                                

  23 de Dezembro de 1961


Decoração antes da remodelação efectuada em 2012

 

 

 

Com Manuel Madeira Teles, bisneto do fundador Teodoro dos Santos, como Administrador do renomeado “Embaixador Hotel” , este foi totalmente renovado em 2012 «para um conceito minimal-chique, com design moderno e criativo, desde as áreas de alojamento - onde os quartos combinam mobiliário de autor com linhas de design contemporâneas e peças vintage; às áreas públicas, contando com o novo Sun Lounge 360º (brevemente) e um Restaurante com vista panorâmica sobre o Rio Tejo e o Castelo de S. Jorge.»

 

A nova imagem do “Embaixador Hotel” baseia-se na sua origem, em 1959, e, por isso, as peças dessa época que conseguiram aproveitar são orgulhosamente assumidas. “O seu design é realmente extraordinário e as pessoas reconhecem-nas imediatamente, quer seja pelo desing ou pela beleza das peças”, salienta Manuel Madeira Teles. A decoração do interior do hotel ficou a cargo do Atelier Filipa Lacerda que integrou peças em mobília desenhadas expressamente para o hotel, que lhe dá uma atmosfera moderna e urbana. “Creio que se identifica um pouco de Lisboa e daquela fusão tão especial entre o moderno e o antigo, que enobrece a cidade», adianta Manuel Madeira Teles in revista “Briefing - Os Negócios do Marketing”.

Interiores do actual “Embaixador Hotel”

 

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste GulbenkianDelcampe.net, Hemeroteca Digital, Embaixador Hotel

Sem comentários: