Restos de Colecção: Hotel Alentejo em Elvas

19 de abril de 2023

Hotel Alentejo em Elvas

O "Hotel Alentejo" foi inaugurado em 16 de Janeiro de 1949, na Rua da Cadeia, em Elvas. Propriedade da firma "Sociedade Elvense de Empreendimentos, Lda.", foi projectado pela dupla de arquitectos Manuel Ramos da Costa Martins (1922-1996) e Nuno Teotónio Pereira (1922-2016).


16 de Março de 1949


Edifício onde funcionava a Escola Infantil - Sexo Feminino, que foi demolido para dar lugar ao "Hotel Alentejo"


Já com a alteração do nome de Rua da Cadeia para Rua Pereira Miranda, que mais tarde voltaria à primeira designação


"Leitaria Elvense" nas lojas do antigo edifício e que cuja tabuleta (parte) se pode avistar no postal anterior

A revista "Gazeta do Caminhos de Ferro" de 1 de Fevereiro de 1949, publicou um artigo de Rebelo de Bettencourt, no qual  comentava:

«Inaugurou-se em Elvas, no dia 16 de Janeiro, o "Hotel Alentejo". Trata-se de um grande melhoramento para aquela histórica e nobre cidade e a iniciativa deve-se a meia dúzia de homens, com os quais a população de Elvas contraiu uma dívida de gratidão. E dívidas dessa natureza não se pagam, ficando sempre a vencer juros dobrados.

Elvas, não o ignoro, possuia , desde há alguns anos, por iniciativa do Secretariado, uma encantadora Pousada. Ali jantei uma vez e saboreei, com delícia, a cozinha e os soberbos vinhos regionais.

Mas a Pousada de Santa Luzia destina-se a agasalhar cinco hóspedes apenas, e a dar de comer aos turistas de passagem, que de Espanha, por Badajoz, se dirigem a Lisboa.

Não posso nem devo, porque seria injusto, negar a utilidade e serviços a esta Pousada, construída numa época em que na histórica e bela cidade só existiam duas ou três modestas pensões.(...)


Sem hotéis não há turismo - dizem os mestres encartados na matéria. Elvas, de hoje em diante, com o seu esplêndido "Hotel Alentejo" oferece a todos os curiosos das nossas cidades de província, tão ricas de tradições e de obras de arte, condições excepcionais para um fim de semana ou para umas férias de repouso.

O "Hotel Alentejo", situado num dos melhores sítios de Elvas, foi construído sob projecto de dois notáveis arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Manuel Ramos da Costa Martins, que se inspiraram no estilo tradicional português, dando-nos, assim, uma verdadeira obra de arte, de cunho e sabor alentejano.

Além das suas funções de palácio de hospedagem e turismo, o "Hotel do Alentejo", pela sua formosa traça arquitectónica, vem contribuir também para o enriquecimento da estética de uma das mais belas cidades portuguesas.»


Este hotel que começou a ser construído em 1946, e tinha no seu piso térreo o "Café Alentejano", equipado com bilhares. O hotel, por sua vez, e como refere o anúncio seguinte, tinha águas quentes e frias em todos os seus 23 quartos e casas de banho em todos os andares, além de um Bar regional e grande sala de jantar.


16 de Setembro de 1967


Caixa de palitos

Em 1998 a "Direcção-geral do Património do Estado" compra ao Grupo Mello o imóvel. Entre 1999-2001 o Estado faz um acordo com o "Hotel D. Luís" para acolher estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre, enquanto elaborava um projecto de adaptação do antigo "Hotel Alentejo" a residência e cantina dos estudantes da "Escola Superior Agrária de Elvas" do "Instituto Politécnico de Portalegre". O projecto de alterações ficou a cargo do arquitecto Nuno Teotónio Pereira em conjunto com os arquitectos Pedro Botelho e Carlos Oliveira Reis. 

Via "Google Maps" em 2020

O antigo "Hotel Alentejo", passou a uma residência de estudantes com os mesmos 23 quartos, mas 16 duplos (13 com casa de banho) e seis triplos (todos eles com wc). Além dos quartos, o «novo» edifício possui uma sala de estudo, cinco copas e duas grandes varandas. No rés-do-chão está instalado o refeitório e na cave a lavandaria, cozinha e arrumações. O edifício foi equipado com um elevador. Depois de renovado foi inaugurado em 25 de Novembro de 2003, inserida nas comemorações de mais um aniversário do "Instituto Politécnico de Portalegre".

Fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Delcampe.net

Sem comentários: