Restos de Colecção: Bairro da Quinta da Calçada

2 de abril de 2022

Bairro da Quinta da Calçada

O "Bairro da Quinta da Calçada" foi inaugurado em Telheiras, Lisboa, a 5 de Fevereiro de 1941, com a presença do Presidente da República, general Óscar Carmona, o Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar e o Ministro das Obras Pública e Comunicações, engenheiro Duarte Pacheco.




Grupo de técnicos responsáveis pela construção, com o engenheiro Duarte Pacheco ao centro 


Localização do "Bairro da Quinta da Calçada"


"Bairro da Quinta da Calçada" em fase final de construção

«São 500 casas destinadas a substituir outras tantas barracas sórdidas que vão ser implacávelmente destruídas. São 500 lares, sem dúvida modestos, mas limpos, arejados, abrigados da intempérie, dotados das elementares comodidades, que Lisboa oferece áqueles dos seus habitantes que, menos favorecidos pela fortuna, ontem não tinham habitação digna de tal nome.» passagem do discurso do Presidente da Câmara de Lisboa engenheiro Rodrigues Carvalho, in "Diario de Lisbôa"

Exterior da casa-tipo, e seu interior nas fotos seguintes



«Atraídas pela indústria que florescia na cidade de Lisboa, muitas famílias do interior do país deixavam na década de 30 e 40 as suas casas e vinham para a capital. Aqui chegados, deparavam-se com uma realidade diferente da que haviam sonhado e as condições em que viviam eram muitas vezes precárias. Para colmatar esta situação, durante o Estado Novo, foram criadas habitações provisórias em bairros pré-fabricados, com casas de pequena dimensão que, com o decorrer do tempo e o aumento do agregado familiar, se foram degradando.

A ideia subjacente era melhorar as condições sociais e económicas das famílias de bairros de lata e estancar a expansão de barracas em redor da cidade, promovida pelo êxodo das populações do interior para as grandes cidades. Com a implantação destas medidas, nascia em 1938, na cidade de Lisboa, o primeiro bairro provisório do Estado Novo, o bairro da Quinta da Calçada que viria a durar até 1997. A história da sua implantação, constituição e desagregação está presente na memória de quem aí habitou e para preservar essa história e a de outros bairros que foram posteriormente construídos, a Câmara Municipal de Lisboa editou o álbum Lisboa o Outro Bairro - Os Provisórios do Estado Novo. Nesta recolha de história explica-se aos vindouros como era a Lisboa de outras décadas.





Centro Social, Capela, Assistência Social e Escola

O bairro da Quinta da Calçada foi criado para cerca de 500 famílias, situava-se no Campo Grande, junto à Azinhaga das Galhardas, e era feito de habitações pré-fabricadas em Lusalite, divididas em células de três, quatro e cinco dependências. A intenção era albergar a população que ocupava os bairros das Minhocas e da Bélgica, dois bairros de lata da década de trinta. Esta medida fazia parte de uma experiência de realojamento promovida pelo Estado português da altura e da edilidade alfacinha, com o intuito de agregar em habitações condignas famílias de zonas degradadas. As casas, que eram previamente mobiladas de forma estereotipada e com mobiliário simples, encontravam-se distribuídas paralelamente em relação aos arruamentos, dispunham de um pequeno terreno em frente à casa e o preço médio das rendas rondava os 30 e os 50 escudos mensais. O bairro tinha ainda infra-estruturas várias, que iam desde os edifícios escolares até ao lavadouro público, passando por escolas e uma igreja. Mas, para o bom convívio entre moradores e para a preservação das instalações, existia um regulamento interno que condicionava a vida dos moradores. Mesmo assim, quem lá morou relembra a camaradagem e os laços de amizade que se estabeleciam com a vizinhança.» texto de Maribela Freitas in jornal "Expresso".


Publicidade da "Lusalite" na "Revista Municipal" de Setembro de 1940

Outros dois bairros deste género foram construídos nas décadas de 30 e 40 do século XX:  "Bairro da Boavista" com 488 casas e inaugurado em 8 de Dezembro de 1940. Casas construídas em placas de fibrocimento fabricados pela empresa "Lusalite - Sociedade Portuguesa de Fibrocimento, S.A.R.L.", sediada na Cruz Quebrada, eram menos dispendioso e de construção mais rápida. O outro foio "Bairro das Furnas", inaugurado em 28 de Maio de 1946 - 280 fogos, de tipologias T1 a T4, revestidos exteriormente por placas de Lusalite e interiormente por fina parede de tabique.

O "Bairro da Quinta da Calçada" existiria até os anos 70 do século XX, altura em que foi construído o  novo bairro apelidado de "Bairro Fonsecas e Calçada", cuja construção foi promovida pela "Cooperativas Unidade do Povo e 25 de Abril" - em regime de autoconstrução - e que terá ocorrido entre 1977 e 1979. Foi projectado pelos arquitectos Raul Hestnes Ferreira e Gonçalo Ribeiro Telles. Apenas se construiu cerca de um terço do projecto original, «que executa um desenho urbano cuidado sobre duas decisões partilhadas com os moradores: a tipologia baseada no quarteirão e a altura média do edificado.»

"Bairro Fonsecas e Calçada" em construção

As 335 licenças de habitação apenas viriam a ser entregues em 20 de Dezembro de 2016, pelo, então, Presidente da Câmara de Lisboa, Dr. Fernando Medina ...

fotos in:  Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde. Apenas um reparo. O arquitecto do bairro Fonsecas e Calçada foi Raul Hestnes Ferreira. Jorge Gaspar, colaborador nesse projecto, é um geográfo.
Cumprimentos.

Ricardo Santos disse...

O Bairro foi construído no âmbito do programa SAAL entre 1976 e 1986. Os moradores rejeitaram a autoconstução. A obra arrancou com a empresa Habitat, em Setembro de 1976. Foram construídos apenas três Blocos (A, B, e C) num total de 335 fogos. O bloco A e B formam um conjunto. O bloco C encontra-se entre a Azinhaga dos Barros e a Rua Albino Machado.