- Início
- Índices Alfabéticos
- E-books - (Livros)
- Cinema e Teatro
- Dados Históricos
- Estatísticas Blog
- Contacto
26 de março de 2022
Porto de Lisboa (28)
19 de março de 2022
Garagem Passos Manuel
A "Garagem Passos Manoel", propriedade da firma "Amorim, Brito & Sardinha, Lda." (arrendatária do edifício) e projectada pelo arquitecto Mário Ferreira de Abreu (1908-1996), foi inaugurada na Rua Passos Manuel, na cidade do Porto, em 18 de Março de 1939. O edifício, em estilo Art-Déco, tinha sido mandado construir para o efeito, por D. Eliza Chambers Marques e D. Maria Amelia Chambers de Sousa.
«O edifício, especialmente, construído para a garagem na rua Passos Manuel - no coração da cidade, a dois passos da Praça da Batalha - é de linhas modernas e concebido com arte e bom gosto. O arquitecto Mario de Abreu foi feliz na elaboração do projecto, e todos os trabalhos oram feitos sob a sua direcção.» in "Diario de Lisbôa"
Nesse mesmo mês, tiveram lugar no Porto, o "XII Salão Automóvel do Porto" e o "I Congresso Nacional de Transportes" (de 23 a 26 de Março).
De referir que um dos sócios, Arnaldo Moreira da Rocha Brito (1880-1969), já possuía um stand de automóveis na Rua Sá da Bandeira, na mesma cidade, onde representava marcas como "Chevrolet" , "Lancia", "Willys", "Chrysler" entre outras.
Quanto ao edifício, o "Diario de Lisbôa" descrevia:
«O primeiro pavimento foi destinado a estação de serviço e a stand de vendas de carros, hall de estacionamento, postos de lavagem e lubrificação, respectivamente com 4 e 2 elevadores; escritorios, sala de espera, guarnecida com moveis modernissimos e requintado bom gosto, barbearia, botequim, cabines telefonicas, refeitorio, lavabos diversos, etc.
No 2º andar é o salão de exposição de carros usados, tendo tambem sala de espera, quartos de banho e escritorios.
No 3º andar, alem do posto medico, ha uma grande area reservada para recolha de carros.
O 4º pavimento é um dos mais interessantes do edifício. Nela se encontram dois escritorios, duas salas para arrecadar peças, oficinas de chapeiro, estofador e electricista, forja e pintura, vestiarios e lavabos para pessoal e gerencia, etc.
No 5º andar, estão o salão nobre, 20 salas para escritorios, jardins, terraços e galerias envidraçadas, donde se disfrutam lindos panoramas da cidade.
O 6º pavimento é reservado para habitação particular.