Restos de Colecção: Colégio Calipolense

7 de novembro de 2021

Colégio Calipolense

O "Collegio Callipolense" foi fundado em 1887 por Antonio Luiz Fernandes na Praça da Alegria, em Lisboa. Em 1897 o fundador adquire o antigo Palácio Cabedo (Viscondes de Zambujais) que devia remontar aos finais do século XVII, e instala aí o seu Colégio, que começará aí a funcionar a partir de 22 de Fevereiro de 1898.


1906


Palácio dos Cabedos (já em estado de abandono) onde esteve instalado o "Colégio Calipolense" entre 1897 e final da década de 40 do século XX. 

Em 1717 morava ali Jorge Cabedo de Vasconcelos, que após a sua morte passaria para a posse de D. Maria Francisca Cabedo Garcia, sua descendente. Também Sebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal) viveu neste palácio, com sua mulher e irmãos de partir para Londres como embaixador. A partir desse momento a família Cabedo volta a habitar o palácio. Primeiramente D. Joaquina Maria de Menezes com seus filhos e depois Caetano José de Cabedo e Vasconcelos até 1800.

Um artigo no jornal "Diario Illustrado", de 2 de Novembro de 1893, informava:

«Esta acreditada casa d'ensino, dirigida pelo distincto professor Antonio Luiz Fernandes, está merecendo cada vez a atenção das famílias. porquanto os alumnos que n'ella se hão matriculado teem colhido os melhores resultados possíveis nos seu exames.
«(...) È pois, de toda a justiça prestar o devido preito aos incançaveis professores do Collegio Calipolense e, em especial, ao seu muito digno director para que não fique no esquecimento o trabalho d'aquelles que pôem acima da materialidade dos interesses a dignidade dos seus misteres.
O Collegio Calipolense, fundado ha uns poucos d'annos, é uma casa de ensino litterario de primeira ordem. Pelo que acima dizemos, facilmente deprehende a quantos esforços o respectivo corpo docente, se não dà para conservar a fama da sua utilidade grande, fama que augmenta de anno para anno com os resultados devéras lisonjeiros que os alumnos obteem.»


18 de Novembro de 1893

22 de Fevereiro de 1898

O professor e historiador Hernâni Cidade (1887-1975), custeou os seus estudos trabalhando como perfeito neste colégio onde também dava explicações particulares. Foi, igualmente, neste Colégio que o grande actor António Silva (1886-1971), tirou o seu curso comercial.


22 de Setembro de 1903

Curso de telegraphia em 22 de Setembro de 1910


15 de Fevereiro de 1911


1915


6 de Outubro de 1927



Postal de informação curricular de Novembro de 1938

O "Colégio Calipolense" terá encerrado entre 1944 e 1946, já que aparece um anúncio ao mesmo na GCF datado de 16 de Setembro de 1943 e existe um processo de obras no imóvel com o nº 5515 de 19 de Abril de 1947, requerido pelos Serviços Médico-Sociais da Federação das Caixas de Previdência, e que está à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa. Entre 17 de Junho de 1949 e 1959 passaram a estar instalados no "Palácio Cabedo" os referidos Serviços Médico-Sociais da Federação das Caixas de Previdência.


16 de Setembro de 1943


O "Palácio Cabedo" depois de desocupado ficaria por décadas ao abandono. Viria a ser transformado em edifício de habitação recentemente, conforme atesta foto seguinte retirada do "Google Maps"

4 comentários:

Majo Dutra disse...

Gostei de saber. Grata.
~~~

Majo Dutra disse...


PAZ, SAÚDE E UM BOM NATAL PARA SI E SUA FAMÍLIA. ABRAÇO ESPECIAL.
~~~~~~~

José Leite disse...

Agradeço e retribuo os seus votos.
Abraço
José Leite

david filipe disse...

So hoje descobri este blog e deixo aqui o meu agradecimento pelo excelente trabalho. Estou maravilhado.