Restos de Colecção: Teatro Dom Luiz Filipe

19 de abril de 2018

Teatro Dom Luiz Filipe

O "Theatro do Principe Real D. Luiz Filippe de Bragança”, parte integrante do, então, “Real Collegio Militar”, foi inaugurado mo Largo da Luz em 2 de Março de 1903, por ocasião das comemorações do primeiro centenário deste Colégio, e com a presença do Rei D. Carlos I.

Ao fundo a entrada para o “Teatro do Principe Real D. Luiz Filipe de Bragança”

Em 1814, quando o “Real Colégio Militar” se transferiu da Feitoria (Oeiras) para o “Hospital Real de Nossa Senhora dos Prazeres”, situado num dos topos da Alameda da Luz, havia um outro edifício que se destacava do lado poente no qual era ainda visível a ruína que o terramoto de 1755 lhe causara. Do lado sul estavam os restos do que fora o imponente santuário de Nossa Senhora da Luz. Seguia-se-lhe para norte o extenso piso térreo de um edifício conventual, decapitado dos seus dois andares superiores pelo abalo sísmico que destruíra Lisboa. Conta-se que, no lugar desse santuário, teria aparecido a um homem que fora cativo dos árabes quando da falhada conquista de Tanger em 1437, uma imagem rodeada de "luz" igual à que, no cárcere africano, lhe valera às suas súplicas de liberdade.

Nasceu assim uma espontânea devoção popular pela santa e pelo local, a quem deram o nome de "Luz". Seguiu-se-lhe a construção de uma ermida que foi benzida em 1464, sendo por D. João III confiada aos cuidados de freires de Cristo que, até disporem de um convento que se iria construir, ficaram acomodados numa pequena e humilde casa local. Tal convento só veio a concretizar-se anos mais tarde e, apesar de já dispor em 1599 de algumas condições de habitabilidade, as obras de edificação prosseguiram nos anos imediatos. O santuário definitivo (de que hoje só existe o que foi a capela-mor) mandou-o construir às suas expensas a infanta D. Maria (filha do terceiro casamento de D. Manuel e irmã de D. João III), para servir a sua jazida eterna.

Com a secularização das ordens militares em 1789, retiraram-se do “Convento da Luz” os poucos freires que ainda ali residiam depois do terramoto. E o que restava do convento foi ficando ao abandono até 1851, quando aí (e no hospital) foi instalado o “Depósito Geral de Cavalaria”, quatro anos mais tarde mudado para Belém.

Quase decorridas duas décadas, em 1873, o “Real Collegio Militar”, depois de deambular por Rilhafoles e, duas vezes, por Mafra, regressou em definitivo à Luz, ocupando então o edifício do antigo hospital e também o outrora convento dos freires de Cristo, cujas instalações se encontravam, como se calcula, em muito mau estado e que ficariam conhecidas, até há bem pouco tempo, por "quartéis velhos".

Fernando da Costa Maya, major e professor do Colégio, refere em 1903, na página 97 da sua obra "Memoria Historica e Descriptiva do Real Collegio Militar", fazendo referência a um relatório de 22 de Setembro de 1902 do general Morais Sarmento, então director, que desde 1892 estaria sendo construído um Teatro onde o general tencionava «fazer realizar pelos alunos não somente representações de comédias, como conferências literárias e científicas, recitações de poesias escolhidas nas línguas ensinadas no Colégio, concertos musicais, etc.», acrescentando em nota de rodapé: «Deve ser inaugurado no dia 2 de Março do corrente ano, por ocasião da festa do centenário do Colégio.»

Se aquela data está correcta o "Teatro Principe Dom Filipe" terá demorado dez anos a ser construído, a menos que tivesse sido interrompida a sua construção. «(...) Foi aprovado pelo Conselho Superior de Obras Públicas o projecto de uma sala de espectáculos que, quando concluída, será uma das mais notáveis e proveitosas instalações deste estabelecimento. Para iniciação das respectivas obras destinou já o Senhor Ministro das Obras Públicas a verba que, de momento, podia conceder, sendo nossa esperança que o seu espírito esclarecido continuará a dispensar a essa obra a atenção que merece, dados os seus intuitos educativos. Mas, como foi  que semelhante aspiração, sempre desejada pelas sucessivas gerações de alunos e jamais realizada entrou nos domínios da execução? (...) e só me resta confirmar que é, efectivamente ao elevado e generoso patrocínio que Sua Alteza Real se dignou dispensar dispensar á ideia da construção de uma sala de espectáculos, que o corpo de alunos deverá a realização desse seu ardente desejo.»

Com a construção da sala de espectáculos pretendida, o Teatro adquire no Colégio crescente importância e adesão de alunos e professores. E a primeira prova de força foi logo na inauguração, dia 2 de Março de 1903, pelas 21 horas. O espectáculo teve a intervenção da tuna colegial, e foram representadas duas comédias em um acto. Na primeira parte "Roca de Hercules" de Manuel Pinheiro Chagas, interpretada pelos alunos Soares Branco, no papel de Visconde e Prostes da Fonseca, fazendo em travesti a personagem de Viscondessa. Na segunda parte a peça "O Portador d'esta", da autoria do ex-aluno Conde de Mesquita. 

                 

Depois da implantação da República em 1910, o "Teatro Principe Dom Luiz Filipe" sofre uma interrupção na sua actividade como narraria Tomás Alcaide:
«O teatro do Quartel Velho esteve impedido de servir durante a conflagração que ensanguentou a Europa de 1914 a 1918, por se encontrar ocupado por um grupo de metralhadoras do Exército.
Esse impedimento não correspondeu à total ausência de espectáculos escolares por muito tempo, pois apenas se debelaram as naturais preocupações da guerra, e apesar de não haver salão apropriado, se fizeram récitas, para as quais se transformavam em verdadeiros teatros os gerais ou camaratas das companhias.»

“Programa” em 1920

“Programa” em 1926

Com as transformações e reorganização operadas no “Colégio Militar” nos anos quarenta do séc. XX, no antigo convento ficou instalada a "Formação" colegial, uma subunidade militar de apoio de serviços - reabastecimento, transportes, oficinas, manutenção de instalações -, que integrava também as cavalariças e as instalações dos soldados que já ali existiam do antecedente.

«Também no edifício do Quartel Velho, lado da igreja, existia o Teatro D. Luiz Filipe, uma sala de espectáculos pequenina, mas montada com muito gosto; tinha um palco espaçoso, uma plateia comportando duas cenetenas de lugares, um balcão cuja lotação rondava a meia centena de assentos, e um camarote com algumas cadeiras onde tinha lugar o Director e seus acompanhantes. Era no teatro que tinham as aulas de Canto Coral.» transcrições anteriores in: “História do Colégio Militar”

A concretização de um plano geral de infra-estruturas delineado em 1978 para o “Colégio Militar” e concluído trinta anos depois, permitiu que o edifício dos "quartéis velhos" ficasse definitivamente devoluto no final de 2007.

O convento de freiras de Cristo ficou então confiado à “Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar”, que nele tem a sua sede e demais instalações sociais, e que vem procedendo à recuperação e adaptação do conjunto edificado, no respeito pelo património e pela sua traça arquitetónica original.

 

 

   

 

Por outro lado, o actual “Teatro Dom Luiz Filipe”  - ou “Teatro da Luz” - é, gerido pela “Associação Armazém Aér(i)o”, uma companhia de novo circo que propõe o cruzamento interdisciplinar de diferentes elementos e linguagens artísticas. Com uma lotação para 200 espectadores, exibe espectáculos de Teatro, Circo, Dança e Música.

   

Bibliografia: “História do Colégio Militar” de José Alberto da Costa Matos

fotos: Arquivo Municipal de Lisboa, Lifecooler, Teatro Dom Luiz Filipe, “História do Colégio Militar”

2 comentários:

Pedro Chagas disse...

Excelente investigação e excelente texto, muito esclarecedor. É importante dar a conhecer a história do nosso património, e o esforço que está a ser feito para o preservar. Muito obrigado.

José Leite disse...

Caro Pedro Chagas

Eu é que agradeço a gentileza do seu comentário.

Os meus cumprimentos