A “Casa Suissa, Lda.” - Pastelaria e Leitaria, actual “Pastelaria Suíça”, abriu as suas portas em 18 de Março de 1922, na Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa.
Tendo herdado o nome de uma antiga loja retrosaria e rouparia, que tinha funcionado no mesmo local, a nova “Casa Suissa. Lda.” foi fundada por Isidoro Lopes e Raúl Moura, com um capital social de 300.000 escudos, para exercer a actividade de «pastelaria, leitaria e seus derivados».
“Casa Suissa” á direita na foto
1908 1913
“Casa Suissa” dentro da elipse desenhada, em 1911
1913
“Casa Suissa” - Pastelaria e Leitaria, nos anos 20 do século XX e dentro da elipse desenhada
«Com o início da 2ª Guerra Mundial, Lisboa tornou-se ponto de cruzamento dos vários interesses no conflito, o que permitiu, dada a sua excepcional localização e inteligente receptividade da jovem gerência, tornar-se no local de encontro e lazer de alguns dos milhares de refugiados que procuravam ou aguardavam os mais diversos destinos.
24 de Dezembro de 1938
Foi galardoada com o Diploma de Honra e Medalha de Ouro na Primeira Exposição Nacional de Confeitaria e Pastelaria, no ano de 1956, e distinguida com a Menção Honrosa no Concurso “Bolo Henriquino”, em Abril de 1961.
Guia gentilmente cedida por Carlos Caria
Acompanhando a evolução dos hábitos alimentares, já no decurso dos anos oitenta, foi feita remodelação total, conquistando mais espaço e apostando em outros segmentos de mercado, tais como snack-bar, geladaria e cafetaria em “auto-serviço”.» in: site “Pastelaria Suíça”.
A “Pastelaria Suíça” continua a pertencer à firma “Casa Suissa, Lda”, com um capital social de 150.000,00 €.
Fotos da “Pastelaria Suíça”, actualmente
A “Pastelaria Suiça” encerrará definitivamente em 31 de Agosto deste ano.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital, Hemeroteca Municipal de Lisboa
3 comentários:
A Pastelaria Suíça era diariamente frequentada pelo antigo campeão de ciclismo dos anos 40, Eduardo Lopes e esposa Rosa (meus tios), que ali lanchavam invariavelmente o seu chá com torradas todos os dias (costume muito "British"), depois de terem regressado de Angola, em 1974.
Contavam os meus pais que no tempo da 2a Guerra, viam-se as senhoras estrangeiras na esplanada, de calças e fumando, coisa estranha e rara nessa época! Muita coisa mudou desde então...
Cumprimentos
Gonçalo
Em 1886 inaugurou-se a "Pastelaria Conservaria Suissa", então designada "Pastelaria Suissa" (DI, 1886-ago-22) e cerca de 40 anos antes existiu um tal Café Suisso, criado por um indivíduo suíço. Tudo leva a crer que foi este indivíduo quem deu origem a estas referências ao país Suiça. Já no séc. XX existiu outro Café Suiço, junto a Praça dos Restauradores.
Enviar um comentário