As piscinas do Tamariz, foram projectadas, em 1954, pelo arquitecto Manuel Tainha com a colaboração do arquitecto António Pinto de Freitas, e inauguradas no ano de 1956, na praia do Tamariz no Estoril. Estas piscinas, uma para adultos e outra para crianças e abastecidas de água salgada, foram mandadas construir pela “Sociedade Estoril-Sol”, proprietária das mesmas.
7 de Abril de 1957
O espaço ocupado pela piscina do Tamariz, era contíguo ao “Restaurante Tamariz”, antigo “Chalet Schröeter”, e igualmente propriedade da “Sociedade Estoril Sol”. Na altura em que o chalet foi construído, e no mesmo lugar das actuais piscinas também existia uma piscina, mais tarde demolida.
“Chalet Schröeter” após a sua construção Já como “Restaurante Tamariz” e sem a piscina
Em 3 de Julho de 1970, era inaugurada a “Praia Piscina Flutuante”, 300 metros em frente à praia do Tamariz, e projectada pelo arquitecto Eduardo Anahory que baptizou a sua invenção com o nome de “Seapool”. Era uma grande jangada, no centro da qual existe uma piscina com paredes e fundo de rede de nylon, por onde a água era constantemente renovada e filtrada. Em torno da piscina havia um amplo deck, com uma área de 400 metros quadrados, o que permitia acomodar confortavelmente cerca de 150 pessoas, além de um snack-bar e instalações sanitárias.
Em 23 de Junho de 2016 a piscina do Tamariz, após profundas transformações a nível do exterior, passa a designar-se “Reverse Pool & Beach Lounge”, a partir de uma ideia de Carminda Hortigueira, que possuía uma clínica de tratamentos por cima da piscina. Para tal, a “Sociedade Estoril Sol” concessionou este equipamento ao “Grupo Reverse”.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa
1 comentário:
A piscina do Tamariz foi mandada construir e pertenceu à Sociedade Estoril-Plage até c. de 1960. Só a partir dessa data passou para sociedade Estoril-Sol
Enviar um comentário