Restos de Colecção: Exposição Técnica Alemã no IST

9 de fevereiro de 2017

Exposição Técnica Alemã no IST

Como foi referido no artigo intitulado "Neutralidade Portuguesa na II Guerra”, em consequência da mesma, tiveram lugar duas importantes exposições promovidas pela Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães”.

A primeira delas foi a “Exposição Técnica Alemã” realizou-se no Instituto Superior Técnico em Lisboa, em Maio de 1942 e em Junho do mesmo ano noPalácio de Cristal  no Porto.

Instituto Superior Técnico

 

A segunda foi a “Exposição do X Aniversário do III Reich”  (1933-1943), e teve lugar a partir de 29 de Maio de 1943 na representação geral para Portugal dos Caminhos de Ferro Alemães, na “Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães” na Rua Garrett em Lisboa em 1943.

“Exposição do X Aniversário do III Reich” na “Secção de Turismo dos Caminhos de Ferro Alemães”

A “Exposição Técnica Alemã”, com o subtítulo de "A técnica alemã nos seus livros e nas suas realizações" foi inaugurada em 25 de Abril de 1942, pelo Ministro da Educação Nacional Dr. Mário de Figueiredo e pelo Ministro das Obras Públicas engº Duarte Pacheco, e pelo Ministro da Alemanha (Embaixador) barão de Hoyningen-Huene.

 

Esta “Exposição  Técnica Alemã” «(...) proporcionou aos visitantes o ensejo de verificarem as múltiplas aplicações de produtos novos, que a ciência alemã, de acôrdo com a técnica, foi forçada a descobrir, dada a impossibilidade de importar matérias primas necessárias à sua actividade.» In: Gazeta dos Caminhos de Ferro

 

Esta exposição foi dividida em duas secções, sendo a primeira dedicada aos livros e revista de carácter técnico e intitulada "A literatura técnica". A segunda secção «organizada pela Associação dos Engenheiros Alemães, em colaboração com os Caminhos de Ferro do Reich», e dedicada a novos materiais industrias a partir de novos compostos e matérias primas industriais.

 

 

 

Deste modo foram expostos «objectos de uso fabricados com as impurezas da água, objectos de escritório feitos de resina artificial, serpentinas de refrigeração de vidro, para aparelhos, mesas com utensílios à prova de fogo, porcelana em vez de metal, borracha artificial, etc». in: “Diario de Lisbôa”

A “Exposição Técnica Alemã” encerraria a 2 de Maio de 1942, sendo transferida para o “Palácio Cristal” no Porto onde esteve patente ao público durante o restante mês de Maio.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Hemeroteca Digital

Sem comentários: