Restos de Colecção: Laboratórios Saúde e Unitas

23 de outubro de 2013

Laboratórios Saúde e Unitas

Assim como aconteceu com a publicação de fotos referentes à Farmácia Arga”, pouca informação tenho acerca das empresas “Laboratório Saúde, Lda.” e “Laboratório Unitas, Lda.”, e desde já peço desculpa por alguma imprecisão.

Os “Laboratório Saúde, Lda.”, e “Laboratório Unitas, Lda.” pertenciam aos mesmos proprietários, e ambos funcionavam nas mesma instalações, desde 1949, na Rua Damasceno Monteiro em Lisboa.

“Laboratório Saúde” / “Laboratório Unitas” em imagens de Setembro de 1949

 

 


1962

Em Julho de 1974, é constituída nova sociedade, em substituição da “Laboratório Saúde, Lda.”, passando a designar-se “Laboratório Saúde-Canobbio, Lda”.

Ambos foram encerrados, coercivamente pelo “Inafarmed”, em 8 de Maio de 2001, tendo sido invocada a deterioração das suas já antiquadas instalações, não garantindo condições de higiene, salubridade e «considerando que por razões de saúde pública decorrentes do não cumprimento do Guia para o Bom Fabrico de Medicamentos (…).».

 

 

          

 

 

Igualmente, o “Infarmed” deliberou suspender pelo prazo de 90 dias, todas as autorizações de introdução no mercado e ordenou a retirada do mercado de todos os medicamentos cujo titular eram as sociedades “Laboratório Saúde-Canobbio, Lda.”, e “Laboratórios Unitas, Lda.”.

Pouco tempo depois entrariam, ambas as empresas, em processo de insolvência.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: