16 de dezembro de 2011

Caixa Geral de Depósitos no Porto

O edifício-sede da “Caixa Geral de Depósitos” no Porto, situa-se na Avenida dos Aliados e foi projectado pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957) em 1924, e concluída a sua construção em 1931.

 

Projecto do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro

 

A uma aparência neoclássica e monumental, é contraposto, no interior deste edifício, um ambiente Art Déco pelo desenho dos ferros e lambris. São esses pormenores que modernizam a obra. O contacto de Pardal Monteiro com as revistas sobre a Exposição de Artes Decorativas de 1925 iria definir reflexos dessa corrente, aliados às suas habituais preocupações com os critérios funcionais e construtivos do edifício.

Rés-do-Chão e balcões de atendimento ao público

 

Porta de acesso às escadas

CGD Porto.6

Gabinete enriquecido com pinturas de Martinho da Fonseca

 

Primeiro piso

 

 

A “Culturgest Porto” , da “Fundação Caixa Geral de Depósitos” foi instalada neste edifício. Este espaço de exposições integra uma programação que tem em consideração a natureza especifica do espaço, um local arquitectonicamente muito marcado e decorativo. Uma preocupação da “Culturgest Porto” é a de dar tempo aos artistas para prepararem a sua participação e também intensificar o trabalho didáctico em torno das exposições, nomeadamente através de visitas guiadas.

Nas próximas fotos do espaço «Culturgest - um espaço para o mundo», efectuadas por Jorge Portojo, poderemos observar a galeria deste edifício no seu formato actual e a cores.

   

                            

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, A Vida em Fotos

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho andado a visitar o seu blogue e só lhe desejo muita saúde para continuar.Já agora,os quadros a óleo que estão no gabinete foram feitos por meu Avô Martinho da Fonseca e foram entregues na CGD a 1 Agosto 1929.Tem também o quadro do Presidente Bernardino Machado no Palácio de Belém entre outros.Foi discípulo de Columbano.Um grande abraço

José Leite disse...

Caro Anónimo

Muito grato pelas suas amáveis palavras e pela informação que adicionou.

Vou acrescentar na legenda da foto

Um abraço

José Leite