Restos de Colecção: Bibliotecas Itinerantes

Notícias do Blog

Durante o mês de Agosto, e por motivos de "férias do pessoal", só serão publicados novos artigos aos Domingos // Foram actualizados os seguintes artigos: "Livraria Ferin", "Casa Memoria" de Santos Beirão, "Fotocolor" - Fotografia e Cinema, e Cinema "Arco Iris". Para aceder rapidamente aos mesmos consulte a página Alfabético e Actualizações em Índices e Actualizações // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

15 de agosto de 2009

Bibliotecas Itinerantes

Em 1958 a ‘Fundação Calouste Gulbenkian’ iniciava o serviço de Bibliotecas Itinerantes pelo país fora. Eram carrinhas da marca Citroên, que transportavam um certo numero de livros para que no local onde elas estacionassem os leitores os pudessem consultar.

Esta ideia de levar o livro aos portugueses das zonas rurais, partiu de Branquinho da Fonseca, conhecido escritor e bibliotecário. Foi um sucesso popular : em 1962, já havia 47 bibliotecas ambulantes a circular pelo país, com 300 000 leitores assíduos e mais 3 milhões de livros emprestados.

                                   1958 Biblioteca Itinerante

A Câmara Municipal de Lisboa, passava a disponibilizar, também, este serviço à comunidade

                     “Bibliotecas” estacionadas no Palácio Galveias - Biblioteca Municipal de Lisboa

                                   1958 Biblioteca Itinerante.2jpg

                                            Uma “Biblioteca Móvel” circulando em Cascais

                                  

Sem comentários: